PENSAR E FAZER GEOGRAFIA: a sala temática como estratégia metodológica para o aprendizado significativo no processo de formação docente

Autores

  • Débora Paula de Andrade Oliveira Universidade Federal de Segipe
  • Greiziene Araújo Queiroz

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v9i17.577

Palavras-chave:

Ensino de Geografia. Formação docente. Sala temática

Resumo

O artigo apresenta uma proposta metodológica aplicada ao ensino de Geografia da Bahia pautada na construção da sala temática.Encontra- se estruturado da seguinte maneira: a priori, apresentam-se breves reflexões teóricas pertinentes ao ensino de Geografia e a formação docente. No tópico posterior, são tecidas algumas considerações metodológicas sobre a realização da pesquisa e da elaboração da sala temática, seguidas do relato das experiências vivenciadas em sala de aula e por fim, algumas reflexões sobre a realização da atividade. Compreende-se que esta metodologia permite a ressignificação dos conteúdos, tornando o processo de ensino e aprendizado mais dinâmico e pleno de sentidos, uma vez que os alunos assumem função protagonista no processo. A sala temática se constitui como um espaço de troca e construção dos saberes para professores e educandos.

PALAVRAS-CHAVE

Ensino de Geografia, Formação docente, Sala temática.


THINK AND GEOGRAPHY: the thematic room as a methodological strategy for meaningful learning in the teacher training process

ABSTRACT

The article presents a methodological proposalapplied to the teaching of Geography of Bahia basedon the construction of the thematicroom. It is structured as follows: there are brieftheoreticalreflectionspertinent to Geographyteaching and teacher training. In the subsequenttopic, some methodological considerations about the accomplishment of the research and the elaboration of the thematicroom are followed, followedby the report of the experienceslived in the classroom and, finally, some reflections about the accomplishment of the activity. It is understood that thismethodologyallows the re-signification of the contents, making the teaching and learningprocess more dynamic and full of meaning, since the students assume a leading role in the process. The thematicroomconstitutes a space of exchange and construction of the knowledge for teachers and students.

KEYWORDS

Teaching Geography, Teacher training, Thematicroom.


ISSN: 2236-3904

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG

www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

19/08/2019

Como Citar

Oliveira, D. P. de A., & Queiroz, G. A. (2019). PENSAR E FAZER GEOGRAFIA: a sala temática como estratégia metodológica para o aprendizado significativo no processo de formação docente. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 9(17), 357–367. https://doi.org/10.46789/edugeo.v9i17.577

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.