Ensino-aprendizagem do conceito de paisagem em Geografia na perspectiva da teoria desenvolvimental
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1061Palavras-chave:
Geografia Escolar, Paisagem, Organização de ensino, Formação do pensamentoResumo
Este estudo tem como objetivo principal analisar as contribuições da organização do ensino desenvolvimental, junto aos estudantes do 6º ano de uma escola pública estadual de Barra do Garças/MT, em relação à aprendizagem do conceito de paisagem. Para isso, utilizamos da metodologia qualitativa e dos procedimentos de observação, da produção de textos pelos estudantes durante o experimento didático-formativo e da análise do PPP da escola. Como referências, recorremos a Santos (1998, 2009), Schier (2003), Cavalcanti (2007, 2008), entre outros que discutem sobre os pressupostos teóricos e ensino escolar da Ciência Geográfica e a Vygotsky (2004, 2005) e Davídov (1988) que abordam, respectivamente sobre a teoria histórico-cultural e o ensino desenvolvimental que contribuem para a formação do pensamento teórico dos escolares. Por fim, os resultados mostram que essa organização do ensino desencadeou mudanças significativas no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que a maioria dos estudantes participou ativamente das ações, operações e tarefas propostas. Com isso, ampliaram seus conhecimentos em relação ao conceito de paisagem, a associaram com suas práticas espaciais e realizaram generalizações teóricas. Isso foi possível devido às leituras e discussões das tarefas em grupo; das produções de textos coletivos e individuais; exposição de ideias sobre a paisagem e de relacioná-la com os diferentes contextos.
Palavras-chave
Geografia Escolar, Paisagem, Organização de ensino, Formação do pensamento
Teaching-learning of the concept of landscape in Geography from the perspective of developmental theory
Abstract
The main objective of this study is to analyze the contributions of the organization of developmental teaching with students of 6th grade in a state public school in Barra do Garças/MT, in relation to learning the concept of landscape. For this, we used the qualitative methodology and the observation procedures, the production of texts by students during the didactic and formative experiment, and the analysis of the school's PPP. As references, we use Santos (1998, 2009), Schier (2003), Cavalcanti (2007, 2008), among others who discuss the theoretical assumptions and school teaching of Geographic Science and Vygotsky (2004, 2005), Davídov (1988) that approach, respectively, the historical-cultural theory and the developmental teaching that contribute to the formation of the theoretical thinking of the students. Finally, the results show that this teaching organization triggered significant changes in the teaching-learning process, since most students actively participated in the proposed actions, operations and tasks. Thus, they expanded their knowledge about the concept of landscape, associated it with their spatial practices, and made theoretical generalizations. This was possible due to the readings and discussions of the group tasks; the production of collective and individual texts; exposure of ideas about landscape and relating it to different contexts.
Keywords
School Geography, Landscape, Teaching organization, Thought formation.
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