Ensino-aprendizagem do conceito de paisagem em Geografia na perspectiva da teoria desenvolvimental

Autores

  • Victor Alves Santos Universidade Federal de Mato Grosso
  • Marilene Marzari Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1061

Palavras-chave:

Geografia Escolar, Paisagem, Organização de ensino, Formação do pensamento

Resumo

Este estudo tem como objetivo principal analisar as contribuições da organização do ensino desenvolvimental, junto aos estudantes do 6º ano de uma escola pública estadual de Barra do Garças/MT, em relação à aprendizagem do conceito de paisagem. Para isso, utilizamos da metodologia qualitativa e dos procedimentos de observação, da produção de textos pelos estudantes durante o experimento didático-formativo e da análise do PPP da escola. Como referências, recorremos a Santos (1998, 2009), Schier (2003), Cavalcanti (2007, 2008), entre outros que discutem sobre os pressupostos teóricos e ensino escolar da Ciência Geográfica e a Vygotsky (2004, 2005) e Davídov (1988) que abordam, respectivamente sobre a teoria histórico-cultural e o ensino desenvolvimental que contribuem para a formação do pensamento teórico dos escolares. Por fim, os resultados mostram que essa organização do ensino desencadeou mudanças significativas no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que a maioria dos estudantes participou ativamente das ações, operações e tarefas propostas. Com isso, ampliaram seus conhecimentos em relação ao conceito de paisagem, a associaram com suas práticas espaciais e realizaram generalizações teóricas. Isso foi possível devido às leituras e discussões das tarefas em grupo; das produções de textos coletivos e individuais; exposição de ideias sobre a paisagem e de relacioná-la com os diferentes contextos.

Palavras-chave

Geografia Escolar, Paisagem, Organização de ensino, Formação do pensamento

 

Teaching-learning of the concept of landscape in Geography from the perspective of developmental theory

Abstract

The main objective of this study is to analyze the contributions of the organization of developmental teaching with students of 6th grade in a state public school in Barra do Garças/MT, in relation to learning the concept of landscape. For this, we used the qualitative methodology and the observation procedures, the production of texts by students during the didactic and formative experiment, and the analysis of the school's PPP. As references, we use Santos (1998, 2009), Schier (2003), Cavalcanti (2007, 2008), among others who discuss the theoretical assumptions and school teaching of Geographic Science and Vygotsky (2004, 2005), Davídov (1988) that approach, respectively, the historical-cultural theory and the developmental teaching that contribute to the formation of the theoretical thinking of the students. Finally, the results show that this teaching organization triggered significant changes in the teaching-learning process, since most students actively participated in the proposed actions, operations and tasks. Thus, they expanded their knowledge about the concept of landscape, associated it with their spatial practices, and made theoretical generalizations. This was possible due to the readings and discussions of the group tasks; the production of collective and individual texts; exposure of ideas about landscape and relating it to different contexts.

Keywords

School Geography, Landscape, Teaching organization, Thought formation.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Alves Santos, Universidade Federal de Mato Grosso

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso / Campus Universitário do Araguaia.

Marilene Marzari, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC/GO (2010). Mestre em Educação pela Universidade Católica de Goiás-UCG/GO (2004). Especialista em Educação Especial pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT e em Psicopedagogia pela Universidade Católica de Goiás-UCG. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Imaculada Conceição - Santa Maria/RS. Professora na Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia (2004-2013). Docente na Educação Básica (1988-2000) e professora formadora no Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica - CEFAPRO-MT (2000-2013, lotada na Secretaria de Estado de Educação-SEDUC/MT). Atualmente é professora da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2013) nos Cursos de Licenciatura do Campus Universitário do Araguaia-CUA/UFMT nas disciplinas de Didática, Psicologia da Educação e Políticas Educacionais. Realiza pesquisas em didática, mais especificamente na abordagem histórico-cultural e na Didática Desenvolvimental de V. V. Davídov e na formação de professores.

Referências

BAETA, Anna Maria. Psicologia e Educação: fundamentos da educação. Rio de Janeiro: Forma &Ação, 2006.

CAVALCANTI, Lana de Souza. A geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas, São Paulo: Papirus, 2008.

______. Geografia, Escola e Construção de Conhecimentos. 10. ed. Campinas: Papirus, 2007.

DARDEL, Eric. O homem e a terra: natureza da realidade geográfica. Trad. Werter Holzer. São Paulo: Perspectiva, 2011.

DAVÍDOV, Vasili Vasilovich. La enseñanza escolar e el desarrollo psíquico: investigación psicológica teórica y experimental. Moscu: Editorial Progreso, 1988.

ESCOLA ESTADUAL DE BARRA DO GARÇAS. Projeto Político-Pedagógico. Barra do Garças - MT, 2016.

FREITAS, Raquel Aparecida Marra da Madeira. Aprendizagem e formação de conceitos na teoria de Vasili Davydov. In: LIBÂNEO, José Carlos; SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; LIMONTA, Sandra Valéria (Orgs.). Concepções e práticas de ensino num mundo em mudança: diferentes olhares para a didática. Goiânia: Editora PUC de Goiás, 2011.

______. Pesquisa em Didática: o experimento didático formativo. In: X Encontro de Pesquisa em Educação da Anped Centro-Oeste, Uberlândia, 2010.

KOPNIN, Pável Vasílievich. A dialética como lógica e teoria do conhecimento. Trad. Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira S. A, 1978.

LEITE, Maria Angela Faggin Pereira. Destruição ou desconstrução? São Paulo: Hucitec, 1994.

MARZARI, Marilene. Didática no curso de Pedagogia e as contribuições da teoria Desenvolvimental de V. V. Davídov. Revista Panorâmica Multidisciplinar. Cuiabá: EdUFMT, n. 10, p. 43-60, 2009.

ROCHA, Samir Alexandre. Geografia Humanista: história, conceitos e o uso da paisagem percebida como perspectiva de estudo. Revista Ra'e Ga, Curitiba: Editora UFPR, n. 13, p. 19-27, 2007.

SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. 4. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009.

______. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 1998.

SCHIER, Raul Alfredo. Trajetórias do Conceito de Paisagem na Geografia. Revista Ra'e Ga, Curitiba: Editora UFPR, n. 7, p. 79-85, 2003.

SOUZA, Marcelo Lopes de. Os conceitos fundamentais da pesquisa sócio-espacial. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VYGOTSKY, Lev Semenovich; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alex Nikolaevich. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Trad. Maria da Penha Villa Lobos. 9. ed. São Paulo: Ícone, 2001.

______. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. Trad. Rubens Eduardo Frias. In: LEONTIEV, Alex Nikolaevich; VYGOTSKY, Lev Semenovich; LURIA, Alexander Romanovich. Psicologia e Pedagogia: bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento. São Paulo: Centauro, 2005.

______. Teoria e método em psicologia. Trad. Cláudia Berliner. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

Downloads

Publicado

23/05/2022

Como Citar

Santos, V. A., & Marzari, M. (2022). Ensino-aprendizagem do conceito de paisagem em Geografia na perspectiva da teoria desenvolvimental. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 12(22), 05–26. https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1061

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.