Movimentos ambientalistas/ecológicos em destaque no livro didático de Geografia:
representações e contradições
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1141Palavras-chave:
Movimentos socioespaciais, Movimentos ambientalistas, Livro didático de GeografiaResumo
Neste artigo discute-se a desproporcionalidade em termos quantitativos e qualitativos das representações dos movimentos ambientalistas em comparação aos demais movimentos socioespaciais em uma coleção didática para o Ensino Médio. O trabalho é parte constante do subprojeto “O livro didático de Geografia e as representações dos movimentos sociais”, que integra uma pesquisa do Programa de Iniciação Científica da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) denominada “Políticas Públicas: as políticas públicas educacionais e suas representações e materializações na escola básica”. A coleção pesquisada foi submetida à análise de conteúdo e nela observou-se que os movimentos ambientalistas foram majoritariamente representados em detrimento dos demais movimentos abordados, sendo que, alguns destes são muito caros à Geografia pelos temas que tratam, como os movimentos sociais no campo, os movimentos sociais por moradia e o movimento dos atingidos por barragens. Ao compará-los, percebe-se a discrepância que houve na representação entre estes e os movimentos ambientalistas, o nível de aprofundamento nas discussões e a distribuição pela coleção evidencia uma condição de sub-representação dos movimentos socioterritoriais e um destaque aos movimentos ambientalistas/ecológicos, sobretudo, os estrangeiros. Alguns condicionantes podem explicar essa disparidade, como o fato de que a determinação do que é veiculado nos materiais didáticos parte de esferas outras que não aquelas representadas por tais movimentos.
Palavras-chave
Movimentos socioespaciais, Movimentos ambientalistas, Livro didático de Geografia.
Environmental/ecological movements featured in the Geography textbook: representations and contradictions
Abstract
This research discusses the disproportionality in quantitative and qualitative terms of the representations of environmental movements compared to other socio-spatial movements in a textbook collection for high school. This paper is a part of the subproject "The Geography textbook and the representations os social movements" this research is a part the big research by the scientific Initiation Program of the Universidade do Estado da Bahia (UNEB) called “Public Policies: public educational policies and their representations and materializations in basic schools”. The researched textbook collection was subjected to content analysis and it was observed that the environmental movements were mostly represented at the expense of the other movements addressed, and some of these are very important to Geography because of the themes they deal with, such as social movements in the countryside, the social movements for housing and the movement of those affected by dams. When comparing them, one can see the discrepancy in the representation between these and the environmental movements, the level of depth in the discussions and distribution across the collection shows a condition of under-representation of socio-territorial movements and an emphasis on environmental/ecological movements , above all, foreigners. Some conditions may explain this disparity, such as the fact that the some representations in the teaching materials comes from outside the Geography curriculum.
Keywords
Socio-spatial movements, Environmental movements, Geography textbook.
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