Geotecnologia e ensino de Geografia:
uma proposta para estudar bacias hidrográficas usando o Google My Maps no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1150Palavras-chave:
Geotecnologias, Ensino de Geografia, Proposta Didática, Google My MapsResumo
O presente trabalho trata-se de um estudo de caso acerca da proposta didática realizada no componente curricular de geografia, em uma escola pública de Ensino Médio, na qual se fez uso da geotecnologia Google My Maps como ferramenta didática para estudar a microbacia hidrográfica do Riacho dos Macacos e das Timbaúbas, localizada em Juazeiro do Norte, Ceará. Para o aprofundamento desta discussão, baseamo-nos nas contribuições teóricas de Rosa (2005), Pontuschka, Paganelli e Cacete (2007), Fitz (2008), Seemann e Carvalho (2017), Cavalcanti (2019), Júnior, Martins e Frozza (2020) e Marinho (2021). A proposta didática foi realizada em três etapas: a. abordagem ao tema Recursos Hídricos; b. conhecendo a ferramenta Google My Maps para a análise da microbacia hidrográfica; c. socialização da experiência anterior e identificação, análise e registro no Google My Maps de aspectos explorados durante as aulas, dando origem ao mapa colaborativo da microbacia estudada. A partir dessas etapas, observou-se maior interação dos alunos com a ferramenta usada, maior envolvimento durante a aula com as atividades propostas e maior assimilação das questões estudas com o espaço de vivido. Em suma, a proposta didática utilizando o Google My Maps nas aulas de Geografia se mostrou exitosa, fazendo dela recomendável ao ensino.
Palavras-chave
Geotecnologias, Ensino de Geografia, Proposta Didática, Google My Maps.
Geotechnology and teaching Geographty: a proposal to study the hydrographic basin using Google My Maps in High School
Abstract
The present work is a case study about the didactic proposal carried out in the curricular component of Geography, in a public high school, in which Google My Maps geotechnology was used as a didactic tool to study watershed of Riacho dos Macacos and Timbaúbas, located in Juazeiro do Norte, Ceará. To deepen this discussion, we rely on the theoretical contributions of Rosa (2005), Pontuschka, Paganelli and Cacete (2007), Fitz (2008), Seemann and Carvalho (2017), Cavalcanti (2019), Júnior, Martins and Frozza (2020) and Marino (2021). The didactic proposal was carried out in three stages: a. approach to the topic of Water Resources; b. knowing the Google My Maps tool for the analysis of the watershed; c. socialization of previous experience and identification, analysis and registration in Google My Maps of aspects explored during the classes, giving rise to the collaborative map of the studied microbasin. From these stages, there was greater interaction of students with the tool used, greater involvement during the class with the proposed activities and greater assimilation of the issues studied with the living space. In short, the didactic proposal using Google My Maps in Geography classes proved to be successful, making it recommendable for teaching.
Keywords
Geotechnologies, Teaching of Geography, Didactic Proposal, Google My Maps.
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