Geotecnologia e ensino de Geografia:

uma proposta para estudar bacias hidrográficas usando o Google My Maps no Ensino Médio

Autores

  • Alexsandra Bezerra de Sousa Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • André Leone Facundo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Tânia Cristina Meira Garcia Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Marianna Fernandes Moreira Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1150

Palavras-chave:

Geotecnologias, Ensino de Geografia, Proposta Didática, Google My Maps

Resumo

O presente trabalho trata-se de um estudo de caso acerca da proposta didática realizada no componente curricular de geografia, em uma escola pública de Ensino Médio, na qual se fez uso da geotecnologia Google My Maps como ferramenta didática para estudar a microbacia hidrográfica do Riacho dos Macacos e das Timbaúbas, localizada em Juazeiro do Norte, Ceará. Para o aprofundamento desta discussão, baseamo-nos nas contribuições teóricas de Rosa (2005), Pontuschka, Paganelli e Cacete (2007), Fitz (2008), Seemann e Carvalho (2017), Cavalcanti (2019), Júnior, Martins e Frozza (2020) e Marinho (2021). A proposta didática foi realizada em três etapas: a. abordagem ao tema Recursos Hídricos; b. conhecendo a ferramenta Google My Maps para a análise da microbacia hidrográfica; c. socialização da experiência anterior e identificação, análise e registro no Google My Maps de aspectos explorados durante as aulas, dando origem ao mapa colaborativo da microbacia estudada. A partir dessas etapas, observou-se maior interação dos alunos com a ferramenta usada, maior envolvimento durante a aula com as atividades propostas e maior assimilação das questões estudas com o espaço de vivido. Em suma, a proposta didática utilizando o Google My Maps nas aulas de Geografia se mostrou exitosa, fazendo dela recomendável ao ensino.

Palavras-chave

Geotecnologias, Ensino de Geografia, Proposta Didática, Google My Maps.

                 

Geotechnology and teaching Geographty: a proposal to study the hydrographic basin using Google My Maps in High School

Abstract

The present work is a case study about the didactic proposal carried out in the curricular component of Geography, in a public high school, in which Google My Maps geotechnology was used as a didactic tool to study watershed of Riacho dos Macacos and Timbaúbas, located in Juazeiro do Norte, Ceará. To deepen this discussion, we rely on the theoretical contributions of Rosa (2005), Pontuschka, Paganelli and Cacete (2007), Fitz (2008), Seemann and Carvalho (2017), Cavalcanti (2019), Júnior, Martins and Frozza (2020) and Marino (2021). The didactic proposal was carried out in three stages: a. approach to the topic of Water Resources; b. knowing the Google My Maps tool for the analysis of the watershed; c. socialization of previous experience and identification, analysis and registration in Google My Maps of aspects explored during the classes, giving rise to the collaborative map of the studied microbasin. From these stages, there was greater interaction of students with the tool used, greater involvement during the class with the proposed activities and greater assimilation of the issues studied with the living space. In short, the didactic proposal using Google My Maps in Geography classes proved to be successful, making it recommendable for teaching.

Keywords

Geotechnologies, Teaching of Geography, Didactic Proposal, Google My Maps.

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Biografia do Autor

Alexsandra Bezerra de Sousa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui licenciatura em Geografia pela Universidade Regional do Cariri (2009), especialização em Geografia pela Faculdade Rio Sono (2013), especialização em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Tocantins (2016) e, atualmente é mestranda no Programa de Pós-graduação em Geografia (Mestrado Profissional) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com área de concentração em Ensino de Geografia. Possui experiência em docência da educação básica e ensino superior. Atuou como Coordenadora Técnica Pedagógica no Câmpus Colinas do Tocantins (IFTO). Atualmente exerce o cargo de Técnico em Assuntos Educacionais no Câmpus Araguaína da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Participa de grupos de pesquisa em geografia e educação onde tem desenvolvido estudos sobre os temas: cartografia social para o ensino de geografia e TIC's no ensino de geografia.

André Leone Facundo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará-UECE (2021) e graduação em Geografia pelo Centro Universitário Internacional- UNINTER (2020). Cursa MESTRADO em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN, na área de Ensino de Geografia, Linha II -Metodologia do Ensino de Geografia. Possui Especialização Lato Sensu em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pelo Centro Universitário INTERVALE. Possui Especialização Lato Sensu em Ensino de Geografia e Meio Ambiente pelo Centro Universitário FAVENI (2020). Atualmente é Professor Efetivo da Secretaria de Educação do Estado do Ceará -SEDUC-CE, atuando também no Projeto Professor Diretor de Turma PPDT- SEDUC. É Professor Universitário na Faculdade do Maciço de Baturité-FMB, atuando nos cursos de graduação e pós-graduação da área da Educação. Realiza estudos voltados para área de Geografia Ambiental: Desertificação, Técnicas de Convivência com o Semiárido, Degradação de Matas Ciliares. Análise Integrada da Paisagem. Ensino de Geografia com ênfase em Estudo do Meio e Educação Ambiental e Processo de Democratização e da Educação Brasileira a partir do Projeto Político-Pedagógico - PPP.

Tânia Cristina Meira Garcia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (1985), graduação em Direito pela Universidade de Fortaleza (2003), Mestrado em Educação (1997) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2005). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia - GEOPROF, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e, Coordenadora de Polo UAB/SEDIS, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, formação docente, educação, saberes e escola.

Marianna Fernandes Moreira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob orientação do Prof. Dr. Marcelo Lopes de Souza no âmbito do Núcleo de Pesquisas sobre Desenvolvimento Sócio-Espacial (NuPeD / UFRJ). Possui mestrado, bacharelado e licenciatura plena em Geografia pela mesma instituição. Realizou o doutorado sanduíche na Queen Mary University of London, além de ter atuado na Universidade de Leeds (Inglaterra) como Pesquisador Assistente Visitante (Visiting Research Assistant) e integrado o projeto internacional "Contested_Cities: Contested Spatialities of Urban Neoliberalism. Dialogues between Emerging Spaces of Citizenship in Europe and Latin America", financiado pela União Europeia (2012-2016). Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Geografia da UFRN (CERES). Foca seus trabalhos nos seguintes temas: Geografia Urbana, movimento sociais, geografia e gênero, geografia da família e da casa, economia doméstica e espacialidade cotidiana.

Referências

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Publicado

10/11/2022

Como Citar

Sousa, A. B. de, Facundo, A. L., Garcia, T. C. M., & Moreira, M. F. (2022). Geotecnologia e ensino de Geografia:: uma proposta para estudar bacias hidrográficas usando o Google My Maps no Ensino Médio. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 12(22), 05–24. https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1150

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