Novos letramentos e a Cartografia Escolar no contexto das tecnologias digitais
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v14i24.1202Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Alfabetização cartográfica, Letramentos cartográficosResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar reflexões sobre os novos letramentos cartográficos que surgem como uma demanda na conjuntura contemporânea das tecnologias digitais que envolvem a Cartografia escolar, em busca de despertar novas formas de pensar, construir conhecimento e cartografar no ensino de Geografia. A Cartografia tem passado ao longo dos anos por muitas mudanças, assumindo novas nuances no contexto digital e tornando-se uma linguagem fluida, interativa e colaborativa. Considerando as aprendizagens cartográficas e geográficas, essas transformações e reconfigurações fizeram emergir mudanças e trouxeram novos desafios postos aos processos de ensino, tencionando novos pensares e formas de compreender suas informações. De natureza qualitativa, o presente estudo fundamenta-se metodologicamente na pesquisa bibliográfica, com base em levantamentos e revisões bibliográficas sobre o tema e utilizando-se das contribuições de vários teóricos que enriquecem os diálogos do texto. As discussões apresentadas fazem parte de uma pesquisa de doutorado intitulada “Cartografia e tecnologias digitais: experimentações em diferentes contextos escolares”, defendida no Programa Pós-Graduação da Universidade Federal da Grande Dourados. No texto, consideramos a importância dos novos letramentos nos percursos educativos para a construção de aprendizagens diante do mundo digital. Assim, visamos com o presente trabalho somar, potencializar e fortalecer as discussões sobre os novos letramentos em pauta no ensino de Geografia e da Cartografia escolar, fomentando e tencionando novos pensares e pesquisas sobre a temática.
Palavras-chave
Ensino de Geografia, Alfabetização cartográfica, Letramentos cartográficos.
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