O ensino de Geografia no contexto da Educação no/do campo
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v13i23.1222Palavras-chave:
Ensino de Geografia; Educação no/do Campo; Sujeitos do campo.Resumo
A Geografia é uma ciência que abrange em seu escopo de estudos os aspectos físicos e humanos, por essa razão, constitui-se em conhecimento estratégico para o debate e o fortalecimento do projeto/proposta da Educação do Campo nas unidades escolares localizadas em áreas rurais. Objetiva-se neste texto apresentar a relevância da ciência geográfica no fortalecimento dos saberes dos sujeitos do campo, o contexto do ensino de Geografia praticado nas escolas e as considerações e percepções dos alunos do Ensino Médio em unidades escolares rurais situadas no município de Jataí. Os procedimentos metodológicos utilizados para a execução da pesquisa foram: revisão bibliográfica e documental e aplicação de questionários para discentes em instituições escolares localizadas no campo do município de Jataí-GO. Observou-se a urgente necessidade de romper com um ensino de Geografia fragmentado, mnemônico, incompleto, compartimentado, desconectado e distante da realidade geográfica de vivência do educando, de modo que é preciso trabalhar na proposta de ensino que engendre a realidade concreta, o contexto geográfico onde o aluno vive, de forma a propiciar aos sujeitos do campo um ensino de Geografia que seja significativo aos seus respectivos contextos de vida e trabalho.
Palavras-chave
Ensino de Geografia, Educação no/do campo, Sujeitos do campo.
The teaching of Geography in the contexto of Education in/of the field
Abstract
Geography is a science that includes in its scope of studies the physical and human aspects, for this reason, it constitutes strategic knowledge for the debate and the strengthening of the project/proposal of Rural Education in the school units located in rural areas. This text aims to present the relevance of geographic science in strengthening the knowledge of rural subjects, the context of teaching Geography practiced in schools, and the considerations and perceptions of high school students in rural school units located in the municipality of Jataí. The methodological procedures used for the execution of the research were: bibliographical and documentary review and application of questionnaires to students in educational institutions located in the field of the municipality of Jataí-GO. It was observed the urgent need to break with a fragmented, mnemonic, incomplete teaching of Geography, incomplete, compartmentalized, disconnected and distant from the geographical reality of the learner's experience, so that it is necessary to work on the teaching proposal that engenders the concrete reality, the geographical context in which the student lives, to provide the subjects of the field with a teaching of Geography that is significant to their respective contexts of life and work.
Keywords
Geography teaching, Education in/of the field, Field subjects.
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