O ensino de Geografia e a formação pedagógica para a escola primária na Paraíba na década de 1930

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v13i23.1265

Palavras-chave:

Renovação educacional, Ensino Primário, Geografia Escolar

Resumo

A década de 1930 no Brasil se configurou como momento de transformação em diversas esferas - social, política, econômica, educacional etc. - em que o então presidente Getúlio Vargas almejava uma nação moderna, urbana e industrial. Assim como o restante do país, o estado da Paraíba não ficou de fora das renovações advindas com a modernidade. No que se refere mais precisamente a renovação educacional, o movimento da Escola Nova adentrava ao estado da Paraíba, imputando ao ensino, um panorama de novas diretrizes educacionais. Nesse sentido, a Revista de Ensino da Paraíba (1932 – 1942), impresso pedagógico oficial, criado a partir do projeto de renovação do estado, visava a orientar os professores primários, diante das reformas e transformações no âmbito educacional, tornando-se uma estratégia de formação de professores. Nesse ínterim, a Geografia, enquanto disciplina escolar, mostrava-se importante para a compreensão do momento vivido de expansão urbana e industrial, bem como para despertar nos indivíduos um sentimento patriótico. Sendo assim, analisamos o papel da Revista do Ensino (PB) na formação de professores para ensinar Geografia na escola primária paraibana em seu período de circulação, e nos utilizamos do periódico supracitado como fonte principal de pesquisa. Como resultados, entendemos aspectos importantes da formação docente e do próprio ensino de Geografia em um período em que ainda não existiam cursos superiores de formação de professores.

Palavras-chave

Renovação educacional; Ensino Primário; Geografia Escolar.

 

The teaching of Geography and pedagogical training for elementary schools in the 1930s at Paraíba

Abstract

The 1930s in Brazil were composed by a moment of transformation in several areas – such as, social, political, economic, educational, etc. - in which the current president Getúlio Vargas aimed for a modern, urban, and industrial nation. Just as the rest of the country, the state of Paraíba was not sat out of the renovations that came with modernity. With regard more precisely to educational renewal, the Escola Nova movement entered the state of Paraíba, assigning to teaching a panorama of new educational guidelines. in this perspective the Revista de Ensino da Paraíba (1932 – 1942), an official pedagogical publication created from the state's renovation project, aimed to guide primary school teachers in the face of reforms and transformations in the educational sphere, becoming a teacher training strategy. Consequently, Geography, as a school subject, proved to be important not only for understanding the moment of urban and industrial expansion, but also to inspire a patriotic feeling in people. Therefore, we analyzed the role of Revista do Ensino (PB) in the training of teachers to teach Geography in primary schools in Paraíba during its period of circulation, and we used the previously mentioned journal as the main source of research. As a result, we understand important aspects of teacher training and the teaching of Geography itself in a period when there were not graduation courses program for teachers.

Keywords

Educational Renewal; Primary school; School Geography.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Vitória Ferreira Dias, Universidade Estadual da Paraíba

Graduanda em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) - Campus III. Bolsista PIBIC/UEPB/CNPq (2022 – 2023).

Angélica Mara de Lima Dias, Universidade Estadual da Paraíba

Doutora em Geografia e Professora do Departamento de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) - Campus III. 

Referências

ALBUQUERQUE, Maria Adailza M. Século de prática de ensino de Geografia: permanências e mudanças. In: REGO, Nelson; CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos; KAERCHER, Nestor André. (Orgs.). Geografia: práticas pedagógicas para o ensino médio. Porto Alegre: Penso, 2011.

ARANHA, Maria Lúcia de A. História da educação e da pedagogia. 1 ed. São Paulo: Moderna Ltda, 2012.

ARAÚJO, Rose Mery de Souza. Escola Normal na Parahyba do Norte: movimento e constituição da formação de professores no século XIX. Tese (doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2010.

CABRAL, Thiago Manhães. As temáticas físico-naturais e a Geografia escolar moderna: grupos políticos, demandas e lutas pela significação curricular na Era Vargas (1930 – 1945). Revista da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia. v.14, n.25, p.123-157, Ago./Out. 2018. Disponível em: <http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/8992> Acesso em: jun./2023.

CARVALHO, Carlos Miguel Delgado de. Methodologia do ensino geographico. Petropolis: Typographia das Vozes de Petropolis, 1925.

CARVALHO, José Murilo. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.

CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. [Tradução de Guacira Lopes Louro] São Paulo: Teoria e Educação, 1990.

DEWEY, John. Democracia e Educação. 3a ed. [Tradução de Godofredo Rangel e Anísio Teixeira] São Paulo: Companhia Editora nacional, 1959.

DIAS, Angélica Mara De Lima. A Revista do Ensino e a Geografia Escolar (1932 – 1942): inovações educacionais na Paraíba. 2021. 181 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal da Paraíba: João Pessoa, 2021.

GOODSON, Ivor. A construção social do currículo. [Tradução de Maria João Carvalho] Lisboa: Educa, 1995.

_________. Currículo, narrativa pessoal e futuro social. [Tradução de Henrique Carvalho Calado]. Campinas, SP: Editora Unicamp, 2019.

KULESZA, Wojciech Andrzej. Genealogia da Escola Nova no Brasil. Educação em Foco. Juiz de Fora, 2002. Disponível em: <http://www.ufjf.br/revistaedufoco/apresentacao-revista-educacao-em-foco/edicoes-anteriores-2/ano-2002/historia-da-educacao-setembro-2002fev-2003/>. Acesso em: Jun./2023.

LIMA, Rosângela Chrystina Fontes de. Cultura Escolar do Grupo Escolar Dr. Thomas Mindello: o espaço de reinvenção e disseminação de novas práticas educacionais (1932 – 1950). Tese (doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.

MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA (1932). In: <http://pedagogiaemfoco.pro.br/heb07a.htm> Acesso em: Jun./2023.

MATE, Cecília Hanna. Tempos modernos na escola: os anos 30 e a racionalização da educação brasileira. Bauru: EDUSC; Brasília: INEP, 2002.

MELLO, José Baptista de. Evolução do Ensino Primário na Paraíba. 3 ed. João Pessoa: SEC, 1996.

PINHEIRO, Antônio Carlos Ferreira. Da era das cadeiras isoladas à era dos grupos escolares na Paraíba. Campinas: Autores Associados, São Paulo: Universidade de São Francisco, 2002.

ROCHA, Genylton Odilon Rego. A Trajetória da Disciplina Geografia no Currículo Escolar Brasileiro (1837 – 1942). 300f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação, Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 1996.

SOUZA, Rosa Fátima de. História da organização do trabalho escolar e do currículo no Século XX: o ensino primário e secundário no Brasil. São Paulo: Cortez, 2008.

ZANATTA, Beatriz A. Contribuições da Filosofia Educacional de John Dewey para a Geografia Escolar Brasileira. Revista Educativa, Goiânia, v. 16, n. 1, p. 47 – 64, jan./jun. 2013. Disponível em: <http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/47-64> Acesso em: Jun./2023.

FONTES CONSULTADAS

REVISTA DO ENSINO, Orgam da Directoria do Ensino Primário, anno I, n. 1, abril. João Pessoa: Imprensa Official, 1932.

REVISTA DO ENSINO, Orgam da Directoria do Ensino Primário, anno I, n. 2, julho. João Pessoa: Imprensa Official, 1932.

REVISTA DO ENSINO, Orgam da Directoria do Ensino Primário, anno I, n. 3, setembro. João Pessoa: Imprensa Official, 1932.

REVISTA DO ENSINO, Orgam da Directoria do Ensino Primário, anno III, n. 8 e 9, março. João Pessoa: Imprensa Official, 1934.

REVISTA DO ENSINO, Orgam da Directoria do Ensino Primário, anno IV, n. 12 maio. João Pessoa: Imprensa Official, 1936.

Downloads

Publicado

05/07/2023

Como Citar

Dias, M. V. F., & Dias, A. M. de L. (2023). O ensino de Geografia e a formação pedagógica para a escola primária na Paraíba na década de 1930. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 13(23), 05–25. https://doi.org/10.46789/edugeo.v13i23.1265