Reflexões acerca da identidade do professor e escolha pela docência em Geografia a partir das narrativas (auto)biográficas
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v14i24.1365Palavras-chave:
Formação do professor de Geografia, Narrativas (auto)biográficas, Experiências formativas, Escolha da profissão, Identidade docenteResumo
Este artigo é resultante da pesquisa de dissertação intitulada” Narrativas de professores de Geografia: histórias de vida e trajetórias formativo-profissionais na composição da identidade docente”. Desta forma, o objetivo do texto é apresentar uma reflexão sobre a formação docente através das narrativas (auto)biográficas, tendo como ponto de partida a escolha do curso de Geografia pelos docentes colaboradores. Refletir sobre essa escolha nos permite compreender um pouco da prática, atuação e identidade dos docentes. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, ancorada nas narrativas (auto)biográficas e histórias de vida. Os dados discutidos ao longo do texto resultam de entrevistas narrativas e memoriais de formação, que foram utilizados para a construção da dissertação e também para o recorte escolhido neste artigo. Consideramos fundamental a reflexão a respeito de como nos tornamos professores, como mobilizamos os saberes necessário à profissão docente, e para tal compreensão, acreditamos que as narrativas (auto)biográficas nos permitem esclarecer e compreender diversos questionamentos que permeiam a formação do professor de Geografia, pois ao narrar sobre sua vida, o professor toma consciência de sua formação, para além do sentido formal, em um movimento de (auto)formação, através da reflexão de sua trajetória de vida e de suas experiências, sobretudo aquelas que para ele (o professor) foram formadoras. Os trechos expostos ao longo da pesquisa, resultantes das entrevistas e memoriais, evidenciam o potencial do trabalho com narrativas (auto)biográficas para a formação do professor de Geografia, contribuindo para o enriquecimento da bibliografia sobre a temática, para a valorização dessa metodologia e sua contribuição para o entendimento de como o professor se torna e se vê professor.
Palavras-chave
Formação do professor de Geografia, Narrativas (auto)biográficas, Experiências formativas, Escolha da profissão, Identidade docente.
Reflections on the formation of teacher identity and the choice of Geography teaching through (auto)biographical narratives
Abstract
This article is the result of dissertation research entitled "Narratives of Geography Teachers: Life Stories and Professional-Training Trajectories in the Composition of Teacher Identity”. The aim of this text is to present a reflection on teacher training through (auto)biographical narratives, starting from the Geography course selection by the collaborating teachers. Reflecting on this choice allows us to understand a bit about the practice, performance, and identity of teachers. This is a qualitative research, anchored in (auto)biographical narratives and life stories. The data discussed throughout the text comes from narrative interviews and training memorials, which were used both for the construction of the dissertation and for the chosen excerpt in this article. We consider it essential to reflect on how we become teachers, how we mobilize the necessary knowledge for the teaching profession, and for this understanding, we believe that (auto)biographical narratives allow us to clarify and comprehend various questions that permeate the training of Geography teachers. By narrating their lives, teachers become aware of their formation, beyond the formal sense, in a movement of (self)formation through reflecting on their life trajectory and experiences, especially those that were formative for them (the teachers). The excerpts presented throughout the research, resulting from interviews and memorials, highlight the potential of working with (auto)biographical narratives for the training of Geography teachers, contributing to the enrichment of the bibliography on the subject, the appreciation of this methodology, and its contribution to understanding how a teacher becomes and sees themselves as a teacher.
Keywords
Geography Teacher Education, (Auto)biographical Narratives, Formative Experiences, Career Choice, Teacher identity.
Reflexiones sobre la construcción de la identidad docente y la elección de la enseñanza de Geografía a trav´és de las narrativas (auto)biográficas
Resumen
Este artículo es el resultado de la investigación de tesis titulada "Narrativas de profesores de Geografía: historias de vida y trayectorias formativo-profesionales en la composición de la identidad docente". De esta forma, el objetivo del texto es presentar una reflexión sobre la formación docente a través de las narrativas (auto)biográficas, tomando como punto de partida la elección del curso de Geografía por parte de los docentes colaboradores. Reflexionar sobre esta elección nos permite comprender un poco de la práctica, actuación e identidad de los docentes. Se trata de una investigación de carácter cualitativo, anclada en las narrativas (auto)biográficas e historias de vida. Los datos discutidos a lo largo del texto resultan de entrevistas narrativas y memoriales de formación, que fueron utilizados para la construcción de la tesis y también para el recorte elegido en este artículo. Consideramos fundamental la reflexión sobre cómo nos convertimos en profesores, cómo movilizamos los saberes necesarios para la profesión docente, y para tal comprensión, creemos que las narrativas (auto)biográficas nos permiten aclarar y comprender diversas cuestiones que permean la formación del profesor de Geografía, pues al narrar sobre su vida, el profesor toma conciencia de su formación, más allá del sentido formal, en un movimiento de (auto)formación, a través de la reflexión de su trayectoria de vida y de sus experiencias, sobre todo aquellas que para él (el profesor) fueron formadoras. Los fragmentos expuestos a lo largo de la investigación, resultantes de las entrevistas y memoriales, evidencian el potencial del trabajo con narrativas (auto)biográficas para la formación del profesor de Geografía, contribuyendo al enriquecimiento de la bibliografía sobre la temática, a la valorización de esta metodología y a su contribución para el entendimiento de cómo el profesor se convierte y se ve como profesor.
Palabras clave
Formación del profesor de Geografía, Narrativas (auto)biográficas, Experiencias formativas, Elección de la profesión, Identidad docente.
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