Escalas geográficas e suas representações por estudantes do Ensino Fundamental II

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v14i24.1377

Palavras-chave:

Teoria das Representações Sociais, Ensino de Geografia, Psicologia Social, Mapas mentais

Resumo

As representações são formas de conhecimento socialmente elaboradas que estão na interface do individual com o social e vão sendo construídas e reconstruídas nas relações entre os indivíduos e o mundo. Já as escalas geográficas dão visibilidade ao real, sendo fundamentais para a compreensão da realidade. Nos processos educacionais e, mais especificamente no ensino de Geografia, as representações têm grande relevância, por isso se defende a escala geográfica como um conceito/categoria/noção/princípio significativo para interpretação do mundo. A presente pesquisa objetivou compreender as representações de estudantes do Ensino Fundamental II sobre as escalas geográficas. Essa investigação adota uma abordagem qualitativa, utilizando o mapa mental e a entrevista semiestruturada para a coleta de dados. Participaram da pesquisa 101 estudantes de uma escola rural localizada no município de Rio Claro (SP). A partir da escolha das palavras, expressões e imagens que os alunos associaram às escalas geográficas, a interpretação dos dados foi realizada com base na análise de conteúdo e a partir dos principais elementos da Teoria das Representações Sociais, como os processos de objetivação e ancoragem. Os resultados evidenciam as contribuições dessa teoria para compreender as representações que permeiam os processos de ensinar e aprender Geografia, a redefinição dos grupos pesquisados a partir do critério representacional, as dificuldades na objetivação das escalas geográficas, o compartilhamento de representações entre os estudantes de diferentes anos e a importância da noção escalar na compreensão do mundo pelos sujeitos. 

Palavras-chave

Teoria das Representações Sociais, Ensino de Geografia, Psicologia Social, Mapas mentais. 

 

Geographic scales and their representations by students from Elementary School II

Abstract

Representations are socially elaborated forms of knowledge that are at the interface between the individual and the social and are constructed and reconstructed in the relationships between individuals and the world. Geographic scales give visibility to reality, being fundamental for understanding reality. In educational processes and, more specifically in the teaching of Geography, representations have great relevance and the geographic scale is defended as a significant concept/category/notion/principle for interpreting the world. Considering this, the present research aimed to understand the representations of students from Elementary School II about geographic scales. The investigation adopts a qualitative approach, using the mental map and semi-structured interviews to collect data. One hundred and one students from a rural school located in the city of Rio Claro (SP) participated in the research. Based on the words, expressions and images that students associated with geographic scales, the data were interpreted based on content analysis and based on the main elements of the Theory of Social Representations, such as the processes of objectification and anchoring. The results point to the contributions of this theory to understanding the representations that permeate the processes of teaching and learning Geography, the redefinition of the researched groups based on the representational criterion, the difficulties in objectifying geographic scales, the sharing of representations between students of different years and the importance of the scalar notion in the subjects’ understanding of the world.

Keywords

Theory of Social Representations, Teaching of Geography, Social Psychology, Mental maps.

 

Escalas geográficas e sus representaciones por estudiantes de Educación Primaria II

Resumen

Las representaciones son formas de conocimiento socialmente elaboradas que se encuentran en la interfaz entre lo individual y lo social y se construyen y reconstruyen en las relaciones entre los individuos y el mundo. Las escalas geográficas dan visibilidad a la realidad, siendo fundamentales para comprender la realidad. En los procesos educativos y, más concretamente en la enseñanza de la Geografía, las representaciones tienen gran relevancia y se defiende la escala geográfica como un concepto/categoría/noción/principio significativo para interpretar el mundo. Considerando esto, la presente investigación tuvo como objetivo comprender las representaciones de estudiantes de Educación Primaria II sobre escalas geográficas. La investigación adopta un enfoque cualitativo, utilizando el mapa mental y entrevistas semiestructuradas para la recopilación de datos. Participaron de la investigación 101 estudiantes de una escuela rural ubicada en la ciudad de Rio Claro (SP). A partir de las palabras, expresiones e imágenes que los estudiantes asociaron con escalas geográficas, los datos fueron interpretados con base en el análisis de contenido y con base en los principales elementos de la Teoría de las Representaciones Sociales, como los procesos de objetivación y anclaje. Los resultados apuntan a los aportes de esta teoría para la comprensión de las representaciones que permean los procesos de enseñanza y aprendizaje de la Geografía, la redefinición de los grupos investigados a partir del criterio representacional, las dificultades para objetivar escalas geográficas, el intercambio de representaciones entre estudiantes de diferentes años y la importancia de la noción escalar en la comprensión del mundo de los sujetos.

Palabras clave

Teoría de las Representaciones Sociales, Enseñanza de Geografía, Psicología Social, Mapas mentales.

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Biografia do Autor

José Vitor Rossi Souza, Universidade Estadual Paulista - Campus Rio Claro

Possui mestrado em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Unesp - Rio Claro (2023) e graduação (licenciatura e bacharelado) pela Unesp Rio Claro (2021). Atualmente é professor de Geografia do Ensino Fundamental II e Médio em um colégio da rede particular de Rio Claro (SP) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Representações, Aprendizagem, Leitura e Escrita (GEPRALE). Tem experiência na área de Geografia e Educação, com ênfase em Ensino de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Didática da Geografia, livros didáticos, Representações Sociais e escalas geográficas.

Andréia Osti, Universidade Estadual Paulista - Campus Rio Claro

Professora Associada (Livre-Docente) junto ao Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), onde desenvolve atividades ligadas à formação (cursos de Licenciatura), bem como ao Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado e doutorado). Doutora em Educação (2010) pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde também concluiu os cursos de Mestrado em Educação (2004) e graduação em Pedagogia (1998). Realizou o Pós-doutoramento em Psicologia na Universidade São Francisco - USF (2013) e em Ciências da Educação pela Universidade do Minho - UMinho (Portugal, 2022). Tem experiência na área de Educação e Psicologia Educacional, atuando principalmente com os seguintes temas: alfabetização / leitura e escrita, cognição, desempenho e afetividade, ensino superior e representações sociais com ênfase nos processos de Ensino e Aprendizagem na sala de aula.

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Publicado

23/08/2024

Como Citar

Souza, J. V. R., & Osti, A. (2024). Escalas geográficas e suas representações por estudantes do Ensino Fundamental II. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 14(24), 05–30. https://doi.org/10.46789/edugeo.v14i24.1377

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