OS PAÍSES TROPICAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO SECUNDÁRIO FRANCÊS ENTRE 1925 E 1960

Autores

  • Hervé Thery Université Sorbonne Nouvelle

Palavras-chave:

Livros didáticos, História da geografia, Geografia colonial.

Resumo

O tratamento dos países tropicais nos livros didáticos franceses de Geografia entre 1925 e 1960 reflete o estado da ciência na época, mas a sua organização é estritamente determinada pelos textos oficiais e o conteúdo fortemente influenciado pelo estado da sociedade: neste período, os países tropicais eram principalmente colônias a mais serem exploradas.

Palavras-chave

Livros didáticos, História da geografia, Geografia colonial.

 

TROPICAL COUNTRIES IN GEOGRAPHY  TEXTBOOKS FOR FRENCH SECONDARY EDUCATION BETWEEN 1925 AND 1960

Abstract

The treatment of tropical countries in French geography textbooks between 1925 and 1960 reflects the state of science at the time, but its organization is strictly determined by the official texts and content heavily influenced by the state of society: in this period, countries tropical were mainly seen as colonies to explore.

Keywords

Textbooks, History of geography, Colonial geography.

 

ISSN: 2236-3904

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG

www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

27/01/2015

Como Citar

Thery, H. (2015). OS PAÍSES TROPICAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO SECUNDÁRIO FRANCÊS ENTRE 1925 E 1960. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 4(8), 160–174. Recuperado de https://www.revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/245

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.