EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CARTOGRAFIA ESCOLAR: avaliação do hipermapa de Quevedos (RS)
Palavras-chave:
Cartografia Escolar. Ensino de Geografia. Educação Ambiental.Resumo
A Cartografia Escolar permite a contextualização da realidade e pode aliar-se à Educação Ambiental, pois viabiliza retratar inúmeras facetas da totalidade, possibilitando uma leitura reflexiva sobre os aspectos levantados pela discussão ambiental. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo apresentar a avaliação de um recurso digital de ensino e aprendizagem vinculado a Cartografia Escolar (Hipermapa) que permite um diálogo entre a realidade ambiental local e as concepções teóricas de Educação Ambiental referente ao município de Quevedos, RS, Brasil. Dessa maneira, o Hipermapa apresenta um cenário da realidade ambiental do município, dinâmico e interativo, que possibilita ao aluno circular por distintos caminhos e construir uma noção mais abrangente frente à realidade ambiental local sob o enfoque do Ensino de Geografia.
Palavras-chave
Cartografia Escolar, Ensino de Geografia, Educação Ambiental.
ENVIRONMENTAL EDUCATION AND SCHOOL MAPPING: hypermap of Quevedos (RS) evaluation
Abstract
The School Cartography allows contextualization of reality and can ally itself with the environmental education because enables portray numerous facets of the total, allowing a reflective reading about the issues raised by the environmental discussion. In this sense, this paper aims to present a digital resource for teaching and learning linked to School Cartography (hypermap) enabling a dialogue between the local environmental reality and the theoretical conceptions of environmental education concerning the municipality of Quevedos, RS, Brazil. Thus, the hypermap presents a scenario of environmental reality of the city, dynamic and interactive, which allows the circular pupil by different paths and build a broader notion outside the local environmental reality from the standpoint of Geography Teaching.
Keywords
School Cartography, Geography Teaching, Environmental Education.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).