ESTUDAR O LUGAR PARA COMPREENDER A SI MESMO E O MUNDO: análise de uma experiências pedagógica em Geografia desenvolvida com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental

Autores

  • Rodrigo Capelle Suess Mestrando em Geografia na Universidade de Brasília - UnB.
  • Cristina Maria Costa Leite Universidade de Brasília - Professor Adjunto 1

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Lugar, Geografia Humanista.

Resumo

Esse trabalho teve como objetivo avançar nas discussões e reflexões a respeito do conceito de lugar na educação geográfica escolar a partir de uma experiência pedagógica desenvolvida com os alunos do 6º ano de uma escola pública do Distrito Federal. A análise se debruçou em trabalhos desenvolvidos pelos alunos, que falavam sobre o lugar e o seus universos vividos. A pesquisa foi desenvolvida numa abordagem qualitativa, a partir de 80 trabalhos escolhidos de 303. A organização das informações se deu por meio de categorias. Entre os resultados mais significados podem ser identificados o reconhecimento da diversidade de lugares e situações vivenciadas pelos discentes, o que inclui as muitas vulnerabilidades sociais e uma série de informações, que podem subsidiar tanto no processo de ensino-aprendizagem de geografia, quanto a elaboração do planejamento pelo coletivo de professores. 

Palavras-chave

Ensino de Geografia, Lugar, Geografia Humanista.


STUDY THE PLACE TO UNDERSTAND YOURSELF AND THE WORLD: analysis of an pedagogical experience in Geography developed with students of 6º year of Elementary School 

Abstract

This study aimed to advance the discussions and reflections on the concept of place in school geographical education from a pedagogical experience developed with students of the 6th year in a public school of the Federal District. The analysis has looked at work done by students, who talked about the place and its experienced universes. The research was conducted a qualitative approach, from 80 works, chosen from 303. The organization of information was through categories. Among the most meaning results can be identified recognition of the diversity of places and situations experienced by students, which includes many social vulnerabilities and a lot of information, that can support both the geography teaching-learning process, as preparation of planning by the collective of teachers.

Keywords

Geography teaching, Place, Humanistic geography.

 

ISSN: 2236-3904

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG

www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Capelle Suess, Mestrando em Geografia na Universidade de Brasília - UnB.

Mestrando em Geografia na Universidade de Brasília - UnB. Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás - UEG. Foi bolsista do Pró-Licenciatura UEG-Câmpus Formosa, do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC) no projeto intitulado: "Lugar e Paisagem: contribuições das categorias geográficas no município de Formosa-GO" e do ProExt UEG/MEC "Reflexão-ação-reflexão docente no resgate e valorização da identidade camponesa: qualificação de docentes que trabalham nas escolas localizadas no meio rural do município de Formosa-GO". Foi estagiário em Recursos Hídricos na Embrapa Cerrados (CPAC). Linhas de pesquisa de interesse: Estudo do conceito de Lugar; Geografia Humanista Cultural ou Humanística; Geografia, Música e Literatura; Geografia humanista e ensino de Geografia; Escola, cotidiano e espaço; Geografia Urbana, simbolismo e lugar.

Cristina Maria Costa Leite, Universidade de Brasília - Professor Adjunto 1

Geógrafa, Doutora em Educação pela Universidade de Brasília, com Mestrado em Gestão Ambiental e Especialização em Gestão do Território e Sensoriamento Remoto. Professora efetiva do curso de Pedagogia da Universidade de Brasília, onde atua na formação de professores na área de Geografia, nas modalidades presencial e à distância. Desenvolve projetos de pesquisa relacionados a "Identidade, Terrritório e Paisagem" no contexto da Região Centro - Oeste e do Distrito Federal e "Educação em Geografia" em nível do Ensino Fundamental, Médio e Superior. Possui significativa experiência em trabalhos referentes a Gestão ambiental de Terras Indígenas e Educação Ambiental. Técnica Especializada Nível 5 no Ministério do Meio Ambiente, na modalidade de contrato temporário, com exercício no Programa de Zoneamento Ecológico - Econômico do Território Nacional/PZEE (2003-2007), SIstema Nacional de Informações sobre o Meio Ambiente/SINIMA (2007-2008) e Programa Nacional de Meio Ambiente/PNMA (2007-2010).

Downloads

Publicado

25/01/2017

Como Citar

Suess, R. C., & Costa Leite, C. M. (2017). ESTUDAR O LUGAR PARA COMPREENDER A SI MESMO E O MUNDO: análise de uma experiências pedagógica em Geografia desenvolvida com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 6(12), 74–98. Recuperado de https://www.revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/341

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.