SITUAÇÃO DIDÁTICA: a linguagem cartográfica no ensino de Geografia - possibilidades para a construção de aulas
Palavras-chave:
Ensino, Geografia, Mapa.Resumo
O trabalho que ora apresentamos, faz parte de uma pesquisa desenvolvida com professores da Educação Básica – Nível I de uma Rede Municipal de Educação no Estado do Paraná. Participaram treze professores em oficinas pedagógicas que ocorreram durante dois anos seguidos. As oficinas desenvolvidas com os professores que as denominamos de situações didáticas – termo utilizado por Guy Brousseau, e aborda o ensino como um processo onde professores e alunos constroem conhecimentos a partir de um problema a ser resolvido sem que os objetivos do ensino sejam apresentados aos alunos para que eles pensem sobre o que lhe são postos a aprenderem nas aulas. Neste caso, utilizamos a cartografia como linguagem para aprender os conteúdos curriculares da geografia escolar e também, ao mesmo tempo aprender o mapa, ou seja, a legenda, os símbolos, noção de espaço, profundidade, lateralidade, proporcionalidade e a função social do mapa para as crianças no seu cotidiano. Para isso, a construção de uma maquete foi o recurso para ensinar o mapa e os conteúdos geográficos.
PALAVRAS-CHAVE
Ensino. Geografia. Mapa.
DIDACTIC SITUATION: the cartographic language in Geography education - possibilities for the construction of classrooms
ABSTRACT
The work we present is a part of a research, developed with teachers of a level I elementary school, in the State of Paraná. During the period of two years, educational workshops took place with the participation of thirteen teachers. The workshops elaborated by the teachers were called didactic situations, same term utilized by Guy Brousseau. It approaches teaching as a process in which teachers and students build knowledge from a problem to be solved without knowing the final objective of the lesson. This stimulates the students to think about the problem that is presented and allow them to learn at the classroom. In this case, we used cartography to learn the curricular contents of elementary geography and, at the same time, what are the elements in a map, information, symbols, proportions, notions of space and the social function of a map for children in their day-to-day lives. To achieve that, it was decided to build a model to teach about the map and its geographic contents.
KEYWORDS
Teaching. Geography. Map.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).