TRABALHANDO A PROBLEMÁTICA AMBIENTAL URBANA NAS AULAS DE GEOGRAFIA: experiência com vídeos e maquetes em escola pública de Campina Grande/PB
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v8i15.456Palavras-chave:
Espaço urbano, Problemas ambientais, Ensino de GeografiaResumo
Este trabalho discute o projeto de intervenção desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES/UEPB, realizado em uma turma do 1° ano do Ensino Médio, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Sebastião, Campina Grande-PB, pautando-se na abordagem da problemática ambiental urbana. Teve como objetivo principal auxiliar o ensino e a aprendizagem da disciplina de Geografia na abordagem dos problemas ambientais urbanos, a partir da realidade vivenciada pelos discentes. Como objetivos específicos, buscou-se compreender as causas, consequências e apontar possíveis alternativas para superação/minimização destes fenômenos; entender que um eficiente planejamento urbano deve contemplar as características físico-naturais do sítio urbano, bem como seus aspectos sociais; e, por fim, fomentar uma formação cidadã crítica e participativa. Utilizou-se como metodologia a elaboração de vídeos, cujas temáticas representam espaços da cidade em questão e seus respectivos problemas ambientais e, em seguida, a construção de maquetes que representam estes espaços apresentando alternativas. Dentre os resultados obtidos, destaca-se a participação dos discentes no desenvolvimento das propostas, a compreensão do meio ambiente urbano e reflexões acerca das possibilidades de interferir na produção espacial de maneira menos danosa ao ambiente. Portanto, a prática desenvolvida contribuiu com a formação de um entendimento da importância do ambiente para a manutenção da qualidade de vida na cidade.
PALAVRAS-CHAVE
Espaço urbano. Problemas ambientais. Ensino de Geografia.
WORKING THE URBAN ENVIROMENTAL PROBLEMATIC IN GEOGRAPHY CLASSES: experience with videos and models in the public school in Campina Grande/PB
ABSTRACT
This paper discusses the intervention project developed in the scope of the Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- PIBID / CAPES / UEPB, carried out in a class of the 1st year of High School, in the Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Sebastião, Campina Grande-PB, focusing on the approach to urban environmental problems. The objective was to assist the teaching and learning of the discipline of Geography in the approach to urban environmental problems, based on the reality experienced by the students. As specific objectives, we sought to understand the causes, consequences and to point out possible alternatives for overcoming / minimizing these phenomena; understand that an efficient urban planning must contemplate the physical-natural characteristics of the urban site, as well as its social aspects; and, finally, to promote a critical and participative citizen formation. It was used like methodology of elaboration of videos, whose subjects represent spaces of the city in question and its respective environmental problems and, next, a construction of models that represent these spaces presenting alternatives. Among the results obtained, stands out the participation of the students in the development of proposals, the understand of the urban environment and reflections about the possibilities to interfere in space production in the way less harmful to the environment. Therefore, the practice developed contributed to the formation of an understanding of the importance of an environment to maintenance of quality of life in the city.
KEYWORDS
Urban space. Environmental problems. Geography teaching.
ISSN: 2236-3904
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