O ESTUDO DO MEIO COMO UMA POSSIBILIDADE METODOLÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v8i16.516Palavras-chave:
Ensino, Estudo do Meio, GeografiaResumo
O ensino de Geografia apresenta fundamental importância na Educação Básica, pois possibilita aos discentes uma compreensão mais aprofundada sobre o mundo e a formação de uma consciência transformadora da realidade. Todavia, as práticas de ensino nem sempre são condizentes com o papel da disciplina no âmbito escolar, haja vista a permanência de métodos que pouco contribuem para uma aprendizagem significativa. Nesse contexto, considerando os resultados de uma prática de ensino desenvolvida com os alunos do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Ercilia Muylaert de Menezes, localizado na localidade de Gargaú, município de São Francisco de Itabapoana – RJ, o presente trabalho busca refletir sobre o Estudo do Meio como uma possibilidade metodológica no ensino de Geografia. A atividade pedagógica em questão teve como título “Foi um rio que passou em minha escola” e objetivou reconhecer a importância do Rio Paraíba do Sul para a comunidade de Gargaú. A pesquisa permite considerar que o Estudo do Meio constitui uma excelente alternativa metodológica no ensino de Geografia, pois se trata de um método possível de ser desenvolvido em qualquer realidade. Ao possibilitar um contato direto com os conteúdos trabalhados em sala de aula, permite-se ao aluno melhor entendimento da complexidade do espaço geográfico.
Palavras-chave
Ensino, Estudo do meio, Geografia.
THE ENVIRONMENTAL STUDY AS A METHODOLOGICAL POSSIBILITY IN THE GEOGRAPHY TEACHING:an experience’s report
Abstract
The teaching of Geography presents fundamental importance in the Elementary Education, because it allows the students a deeper comprehension about the world and the construction of a transformative awareness of the reality. However, the teaching practices are not always consistent with the role of the discipline in the school context, giving the persistence of methods that little contribute to meaningful learning. In this context, considering the results of teaching practice developed with students from 1st year of High School at C.E. Ercilia Muylaert de Menezes, located in Gargaú, São Franciso de Itabapoana – RJ – Brazil, this paper aims to reflect on the Environmental Study as a methodological possibility in Geography Teaching. The pedagogical activity in subject reveived the title “It was a river that passed in my school” and aimed to recognize the importance of Paraíba do Sul river to the Gargaú community. The research allows to consider that the Environmental Study constitutes an excellent methodological alternative in Geography Teaching, since it is a possible method to be developed in any context. By enabling a direct contact with the curricular contents worked in the classroom, it allows the students a better understanding of the complexity of geographic space.
Keywords
Teaching, Environmental Study, Geography.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).