APROXIMAÇÕES ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA: os saberes produzidos no estágio e no PIBID

Autores

  • Lenilton Francisco de Assis Professor Doutor do Departamento de Metodologia da Educação e do Programa de Pós-graduação em Geografia da UFPB.
  • Mayanne Gomes da Silva Aluna do Curso de Licenciatura em Geografia e bolsista do PROLICEN/UFPB. Endereço: Cidade Universitária, s/n, Castelo Branco, João Pessoa-PB – Brasil. Departamento de Geociências, CCEN, Campus I, UFPB. CEP: 58051900
  • Nathália Rocha Morais Mestranda do Programa de Pós-graduação em Geografia da UFPB e bolsista CAPES. Endereço: Cidade Universitária, s/n, Castelo Branco, João Pessoa-PB – Brasil. Departamento de Geociências, PPGG, Campus I, UFPB. CEP: 58051900

Palavras-chave:

Formação de professores, Saberes docentes, Ensino de Geografia, Estágio supervisionado, PIBID

Resumo

A falta de maior interação entre a universidade e a escola ainda é um grande desafio para a formação de professores em vários países do mundo. No Brasil, longe de ser superado, esse problema tem sido mais debatido e enfrentado na última década, sobretudo devido à ampliação do estágio supervisionado e à criação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) nos cursos de licenciatura. Nesse sentido, analisamos como o estágio e o PIBID vêm se destacando na formação de professores do País ao promoverem aproximações entre a universidade e a escola para a produção de saberes docentes. Tomando como referências os resultados de duas pesquisas de cunho qualitativo, demonstramos que as práticas de ensino desenvolvidas no estágio e no PIBID oportunizam a mobilização e a ressignificação de saberes que impactam, de forma positiva, a formação inicial e continuada de professores de Geografia. 

Palavras-chave

Formação de professores, Saberes docentes, Ensino de Geografia, Estágio supervisionado, PIBID.


APPROACHES BETWEEN THE UNIVERSITY AND THE SCHOOL IN THE GEOGRAPHY TEACHER TRAINING: the knowledge produced in the supervised internship and the Intitutional Program of Initiation to Teaching (PIBID)

Abstract

The weak interaction between the university and the school is still a great challenge for the training of teachers in several countries of the world. In Brazil it is no different. However this problem has been more debated and faced in the last decade, mainly due to the extension of the supervised internship and the creation of the Institutional Program of Initiation to Teaching (in Portuguese PIBID) in the teacher training courses. We analyze how the supervised internship and the PIBID have been highlighting the teacher training in Brazil and promoting approximations between the university and the school for the production of teaching knowledge. Results of two qualitative researches show that the teaching practices developed in the supervised internship and PIBID allow the mobilization and re-signification of knowledge that positively impacts the initial and continued formation of Geography teachers.

Keywords

Teacher training, Teacher knowledge, Geography Teaching, Supervised internship, PIBID.


ISSN: 2236-3904

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG

www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lenilton Francisco de Assis, Professor Doutor do Departamento de Metodologia da Educação e do Programa de Pós-graduação em Geografia da UFPB.

Doutor em Geografia Humana pela USP. Professor do Departamento de Metodologia da Educação e do Programa de Pós-graduação em Geografia da UFPB.

Downloads

Publicado

22/01/2019

Como Citar

Assis, L. F. de, Silva, M. G. da, & Morais, N. R. (2019). APROXIMAÇÕES ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA: os saberes produzidos no estágio e no PIBID. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 8(16), 38–58. Recuperado de https://www.revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/520

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.