APROXIMAÇÕES ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA: os saberes produzidos no estágio e no PIBID
Palavras-chave:
Formação de professores, Saberes docentes, Ensino de Geografia, Estágio supervisionado, PIBIDResumo
A falta de maior interação entre a universidade e a escola ainda é um grande desafio para a formação de professores em vários países do mundo. No Brasil, longe de ser superado, esse problema tem sido mais debatido e enfrentado na última década, sobretudo devido à ampliação do estágio supervisionado e à criação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) nos cursos de licenciatura. Nesse sentido, analisamos como o estágio e o PIBID vêm se destacando na formação de professores do País ao promoverem aproximações entre a universidade e a escola para a produção de saberes docentes. Tomando como referências os resultados de duas pesquisas de cunho qualitativo, demonstramos que as práticas de ensino desenvolvidas no estágio e no PIBID oportunizam a mobilização e a ressignificação de saberes que impactam, de forma positiva, a formação inicial e continuada de professores de Geografia.
Palavras-chave
Formação de professores, Saberes docentes, Ensino de Geografia, Estágio supervisionado, PIBID.
APPROACHES BETWEEN THE UNIVERSITY AND THE SCHOOL IN THE GEOGRAPHY TEACHER TRAINING: the knowledge produced in the supervised internship and the Intitutional Program of Initiation to Teaching (PIBID)
Abstract
The weak interaction between the university and the school is still a great challenge for the training of teachers in several countries of the world. In Brazil it is no different. However this problem has been more debated and faced in the last decade, mainly due to the extension of the supervised internship and the creation of the Institutional Program of Initiation to Teaching (in Portuguese PIBID) in the teacher training courses. We analyze how the supervised internship and the PIBID have been highlighting the teacher training in Brazil and promoting approximations between the university and the school for the production of teaching knowledge. Results of two qualitative researches show that the teaching practices developed in the supervised internship and PIBID allow the mobilization and re-signification of knowledge that positively impacts the initial and continued formation of Geography teachers.
Keywords
Teacher training, Teacher knowledge, Geography Teaching, Supervised internship, PIBID.
ISSN: 2236-3904
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