Trajetórias de vida e a formação do professor de Geografia

olhares autobiográficos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v14i24.1423

Palavras-chave:

Autobiografia, Formação de Professores, História de vida

Resumo

A formação de professores de Geografia é um processo complexo que envolve múltiplos aspectos e se constitui em um processo contínuo e em permanente estado de inacabamento. A partir desta perspectiva, esta investigação busca refletir sobre os elementos que compõem e dialogam com o fazer docente e apoiam o delineamento da identidade profissional do professor de Geografia. Neste percurso, a construção de narrativas autobiográficas foi a metodologia escolhida para revelar as trajetórias de vida, de escolarização e de formação, em consonância com Portugal (2019), acrescentando a este itinerário, as trajetórias da prática docente, consideradas por nós como detentoras de fundamental importância no processo de constituição da profissionalidade e da identidade docente do professor de Geografia. Nesta construção, contamos com a participação de uma professora da educação básica de uma pequena cidade do estado do Tocantins. Os resultados indicam que a autobiografia se constitui em uma metodologia capaz de revelar quadros acerca dos sujeitos, sujeitos estes que são pessoas, que vivem em um lugar, que possuem trajetórias de vida e de superação, de enfrentamento aos desafios cotidianos pessoais e profissionais, que escrevem a sua história e demarcam espacialmente a(s) geo-grafia(s) de sua existência. E as tessituras presentes na autobiografia aqui relatada nos convidam a pensar, também, em nossas trajetórias.

 

Life trajectories and the formation of Geography teacher: autobiographical views

Abstract

The formation of geography teachers is a complex process that involves multiple aspects and is an ongoing process in a permanent state of unfinished business. From this perspective, this investigation seeks to reflect on the elements that make up and dialog with teaching and support the delineation of the professional identity of the Geography teacher. In this journey, the construction of autobiographical narratives was the methodology chosen to reveal the trajectories of life, schooling and training, in line with Portugal (2019), adding to this itinerary, the trajectories of teaching practice, considered by us to be of fundamental importance in the process of constituting the professionalism and teaching identity of the Geography teacher. In this construction, we counted on the participation of a basic education teacher from a small town in the state of Tocantins. The results indicate that autobiography is a methodology capable of revealing pictures about the subjects, subjects who are people, who live in a place, who have life trajectories of overcoming and confronting daily personal and professional challenges, who write their history and spatially demarcate the geography(s) of their existence. And the weavings present in the autobiography recounted here invite us to think about our trajectories too.

Keywords

Autobiography; Teacher formation; Life story

 

Trayectorias de vida y formación del profesorado de Geografía: perspectivas autobiográficas

Resumen

La formación del profesor de Geografía es un proceso complejo que involucra múltiples aspectos y es un proceso continuo en permanente estado de inacabamiento. Desde esta perspectiva, esta investigación busca reflexionar sobre los elementos que componen y dialogan con la enseñanza y apoyan la delineación de la identidad profesional del profesor de geografía. En este recorrido, la construcción de narrativas autobiográficas fue la metodología elegida para revelar las trayectorias de vida, escolaridad y formación, en consonancia con Portugal (2019), añadiendo a este itinerario, las trayectorias de la práctica docente, consideradas por nosotros de fundamental importancia en el proceso de constitución de la profesionalidad e identidad docente del profesor de Geografía. En esta construcción, contamos con la participación de una profesora de enseñanza primaria de una pequeña ciudad del estado de Tocantins. Los resultados indican que la autobiografía es una metodología capaz de revelar imágenes sobre los sujetos, sujetos que son personas, que viven en un lugar, que tienen trayectorias de vida de superación de desafíos cotidianos personales y profesionales, que escriben su historia y demarcan espacialmente la(s) geo-grafía(s) de su existencia. Y las tramas presentes en la autobiografía aquí relatada nos invitan a pensar también en nuestras trayectorias.

Palabras clave

Autobiografía; Formación de profesores; Historia de vida

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Cavalcanti, Lana de Souza. Pensar pela Geografia: ensino e relevância social. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2019. 231p.

Cavalcanti, Lana de Souza. Propostas curriculares de Geografia no ensino: algumas referências de análise. Terra Livre, nº 14, p. 125-145, 1999.. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/377. Acesso em: 06 nov. 2023.

Copatti, Carina. Pensamento pedagógico geográfico e autonomia docente na relação com o livro didático: percursos para a educação geográfica. 2019. 274f. Tese (doutorado). Ijuí: Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UNIJ_d6814bd2d2f9979716bb3b6d256173b5. Acesso em 14 de out. 2023.

França-Carvalho, Antonia Dalva; Sousa Jucyelle da Silva; Tavares, Andrezza Maria Batista do Nascimento. Inserção profissional e carreira docente: refletindo sobre o princípio do tornar-se professor. In: Brandt, Andressa Graziele et al (org.). Didática e formação de professores: desafios e perspectivas da articulação entre teoria e prática: volume 1. 1º ed. Curitiba: Editora Bagai, 2021. p. 73-85. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/601701/2/Editora%20BAGAI%20-%20Did%C3%A1tica%20e%20Forma%C3%A7%C3%A3o%20de%20Professores%20-%20volume%201.pdf. Acesso em: 15 de out. 2023.

Freitas, Fernanda de Lourdes de. A identidade do professor: da teoria à prática. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2014.

Gomes, Paulo Cesar da Costa. O lugar do olhar: elementos para uma geografia da visibilidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

Gomes, Paulo Cesar da Costa. Quadros Geográficos: uma forma de ver, uma forma de pensar. 1ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2017.

Koogan, Abrahão; Houaiss, Antônio. Enciclopédia e dicionário ilustrado. 4ª Ed. Rio de Janeiro: Seifer, 1999.

Libâneo, José Carlos. Finalidades educativas escolares, escola socialmente justa e a didática voltada para o desenvolvimento humano. In: Richter, Denis; Souza, Lorena Francisco de; Menezes, Priscylla Karoline de (Org.). Percursos teórico-metodológicos e práticos da Geografia Escolar. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2022. Disponível em: https://nepeg.com/livros/percursos-teorico-metodologicos-e-praticos-da-geografia-escolar/. Acesso em 15 de out. 2023.

Ludke, Menga; Boing, Luiz Alberto. Do trabalho à formação de professores. Caderno de Pesquisa, vol.42, n. 146, p.428-451, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/cp/v42n146/07.pdf. Acesso em: 16 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742012000200007

Menezes, Victória Sabbado. NARRAR É GRAFAR A SUA GEO: por uma Geografia da narrativa (auto)biográfica docente. Anais do XV ENPEG, Salvador – BA, 2022. Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/1ktv3cLumP17ml_aYHcXgO0xC9fg6Rve8. Acesso em: 17 de out. 2023.

Nóvoa, Antônio. Formação de professores e profissão docente. In: Nóvoa, A. (org.) Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote-Instituto Inovação Educacional, 1995. p. 15-33.

Pinheiro, Antônio Carlos. Lugares de professores: vivências, formação e práticas docentes nos anos iniciais do ensino fundamental. São Paulo: Porto de Ideias, 2012.

Portugal, Jussara Fraga. Tornar-se professora de Geografia: narrativas, memórias e histórias de vida - formação e aprendizagens na/da/sobre a docência. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 9, n. 17, 05-26, jan./jun., 2019. Disponível em: https://revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/680. Acesso em: 17 de out. 2023. DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v9i17.680

Portugal, Jussara Fraga. Projeto Traduzindo-me: narrar histórias, geografar trajetórias – uma proposta de investigação-formação em Geografia. Serrinha: UNEB, 2006. Digitalizado.

Portugal, Jussara Fraga. “Quem é da roça é formiga!”: histórias de vida, itinerâncias formativas e profissionais de professores de geografia de escolas rurais. Tese. (Doutorado em Educação e Contemporaneidade). Salvador: Universidade do Estado da Bahia, 2013.

Richter, Denis. Os desafios da formação do professor de Geografia: o estágio supervisionado e sua articulação com a escola. In: SILVA, Eunice Isaías; PIRES, Lucineide Mendes (org.). Desafios da Didática de Geografia. Goiânia: PUC-Goiás, 2013.

Shulman, S. Lee. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernos Cenpec, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 196-229, jun. 2015. Disponível em: https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/293. Acesso em: 04 de fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.18676/2237-998322014293

Tardif, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17ª ed. Petrópolis: Vozes, 2014. DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.17i2.0010

Tardif, Maurice; Lessard, Claude; Cahaye, Louisa. Os professores face ao saber: esboço de uma problemática do saber docente. Teoria e Educação, n. 4, p. 215-233, 1991.

Vallerius, Daniel Mallmann. A identidade profissional cidadã e o estágio supervisionado de professores de Geografia. Tese. 2017. 206p. (Doutorado em Geografia). Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2017. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7533. Acesso em: 15 out. 2023

Downloads

Publicado

02/06/2024

Como Citar

Ferreira, A. V., & Vallerius, D. M. (2024). Trajetórias de vida e a formação do professor de Geografia: olhares autobiográficos. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 14(24), 05–24. https://doi.org/10.46789/edugeo.v14i24.1423

Artigos Semelhantes

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.