Ensino de Geografia e estratégias didáticas
reflexões com o Prof. Dr. Antonio Carlos Pinheiro
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v15i25.1481Palavras-chave:
Antonio Carlos Pinheiro, Ensino de Geografia, Maquete DinâmicaResumo
A entrevista com o Prof. Dr. Antonio Carlos Pinheiro, realizada pela equipe do Projeto de Iniciação Científica (PIC) da Universidade Federal de Roraima (UFRR), explora a trajetória acadêmica e as contribuições do pesquisador para o ensino de Geografia. O ponto de partida da entrevista foi a pesquisa realizada pelo autor na dissertação de mestrado “A construção da maquete dinâmica: uma estratégia socio-histórica para o ensino de Geografia”, defendida na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) em 1997. Com uma carreira consolidada na área, Antonio Carlos possui vasta experiência na Educação Básica e no Ensino Superior, tendo atuado em diversas instituições de ensino, como a Universidade Federal de Goiás, a Universidade Federal de São Paulo, e, atualmente, como Professor Titular da Universidade Federal da Paraíba. Como coordenador do Grupo de Ensino e Pesquisas em Educação Geográfica (GEPEG), seu trabalho se concentra no ensino de Geografia, métodos didáticos e formação de professores. Durante a conversa, Antonio Carlos reflete sobre sua experiência acadêmica, revisita influências teóricas e compartilha perspectivas sobre a relação entre Educação Geográfica e práticas pedagógicas inovadoras. Além disso, discute como a maquete dinâmica pode potencializar o ensino sobre a cidade, permitindo uma compreensão mais aprofundada das dinâmicas espaciais e territoriais. A entrevista, portanto, contribui significativamente para o debate sobre metodologias no ensino de Geografia, fortalecendo as reflexões sobre formação docente e práticas educacionais voltadas para a construção do conhecimento geográfico.
Palavras-chaves
Antonio Carlos Pinheiro; Ensino de Geografia; Maquete Dinâmica.
Geography teaching and didactics strategies: reflections with Professor PhD Antonio Carlos Pinheiro
Abstract
The interview with Prof. Dr. Antonio Carlos Pinheiro, carried out by the Scientific Initiation Project (PIC) team at the Federal University of Roraima (UFRR), explores the researcher's academic trajectory and contributions to geography teaching. The interview starting point was the research developed by the author in his master's dissertation “The construction of a dynamic model: a socio-historical strategy for geography teaching”, defended at the Pontifical Catholic University of Campinas (PUC-Campinas) in 1997. With a consolidated career in the area, Antonio Carlos has vast experience in Basic Education and Higher Education, having worked in several educational institutions, such as the Federal University of Goiás, the Federal University of São Paulo, and, currently, as a Full Professor at the Federal University of Paraíba. As coordinator of the Teaching and Research Group in Geographic Education (GEPEG), his work focuses on geography teaching, didactic methods and teacher training. During the conversation, Antonio Carlos reflects on his academic experience, revisits theoretical influences and shares perspectives about the relationship between Geographic Education and innovative pedagogical practices. In addition to this, he discusses how the dynamic model can enhance teaching about the city, allowing a broader understanding of spatial and territorial dynamics. The interview, therefore, contributes significantly to the debate about methodologies referring to geography teaching, strengthening reflections regarding teacher training and educational practices aimed at the construction of geographic knowledge.
Keywords
Antonio Carlos Pinheiro; Geography Teaching; Dynamic Model.
Enseñanza de la Geografía y estrategias didácticas: reflexiones con el Profesor Dr. Antonio Carlos Pinheiro
Resumen
La entrevista con el Prof. Dr. Antonio Carlos Pinheiro, realizada por el equipo del Proyecto de Iniciación Científica (PIC) de la Universidad Federal de Roraima (UFRR), aborda su trayectoria académica y las contribuciones que ha realizado al campo de la enseñanza de la Geografía. El punto de partida de la conversación fue su investigación de maestría titulada “La construcción de la maqueta dinámica: una estrategia sociohistórica para la enseñanza de la Geografía”, defendida en la Pontificia Universidad Católica de Campinas (PUC-Campinas) en 1997. Con una carrera consolidada, Antonio Carlos cuenta con una amplia experiencia en la Educación Básica y Superior, habiendo trabajado en instituciones como la Universidad Federal de Goiás, la Universidad Federal de São Paulo y, actualmente, como Profesor Titular en la Universidad Federal de Paraíba. Como coordinador del Grupo de Enseñanza e Investigación en Educación Geográfica (GEPEG, acrónimo en portugués), su labor se enfoca en la enseñanza de la Geografía, las metodologías didácticas y la formación de docentes. A lo largo de la entrevista, reflexiona sobre su recorrido académico, repasa influencias teóricas y ofrece perspectivas sobre la relación entre la educación geográfica y las prácticas pedagógicas innovadoras. Además, discute el potencial de la maqueta dinámica como recurso para el estudio de la ciudad, favoreciendo una comprensión más profunda de las dinámicas espaciales y territoriales. Esta entrevista aporta elementos valiosos al debate sobre metodologías de enseñanza en Geografía, fortaleciendo la reflexión sobre la formación docente y la construcción del conocimiento geográfico en el ámbito escolar.
Palabras-clave
Antonio Carlos Pinheiro; Enseñanza de la Geografía; Maqueta Dinámica.
Downloads
Referências
Em virtude de ser uma entrevista, não possui referências.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).




