Ensino de Geografia e estratégias didáticas
reflexões com o Prof. Dr. Antonio Carlos Pinheiro
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v15i25.1481Palabras clave:
Antonio Carlos Pinheiro, Enseñanza de Geografía, Maqueta DinámicaResumen
La entrevista con el Profesor Dr. Antonio Carlos Pinheiro fue realizada por el equipo del Proyecto de Iniciación Científica (PIC) de la Universidad Federal de Roraima (UFRR), titulado “La construcción de la maqueta dinámica: recorridos didácticos en Geografía para la enseñanza de la ciudad”, desarrollado entre 2023 y 2024. Moderada por el Prof. Dr. David Almeida, la entrevista tuvo lugar en diciembre de 2023, en João Pessoa (PB). La propuesta presenta la disertación “La construcción de la maqueta dinámica: una estrategia sociohistórica para la enseñanza de la Geografía”, defendida por el entrevistado en la Pontificia Universidad Católica de Campinas (SP) en 1997. A través de una conversación amena, Antonio Carlos comparte historias, experiencias profesionales en la Educación Básica y Superior, y destaca las particularidades del proceso de construcción de la maqueta dinámica. Esta metodología se propone como una estrategia innovadora para abordar temas relacionados con la ciudad en las clases de Geografía.
Descargas
Citas
Em virtude de ser uma entrevista, não possui referências.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).




