Ensino de Geografia e estratégias didáticas
reflexões com o Prof. Dr. Antonio Carlos Pinheiro
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v15i25.1481Keywords:
Antonio Carlos Pinheiro, Geography Teaching, Dynamic ModelAbstract
The interview with Professor Dr. Antonio Carlos Pinheiro was carried out by the team of the Scientific Initiation Project (PIC) of the Federal University of Roraima (UFRR). The project was entitled “The construction of the dynamic model: didactic framework in geography for city teaching” developed between 2023 and 2024. The interview was mediated by Prof. Dr. David Almeida and it took place in December 2023, in João Pessoa (PB). The proposal presents the dissertation “The construction of dynamic model: a socio-historical strategy for teaching geography” advocated by the interviewee at the Pontifical Catholic University of Campinas (SP) in 1997. In a relaxed chat, Antonio Carlos recalls stories and professional experiences in Basic Education and Higher Education and points out the peculiarities of building a dynamic model. This dynamics results as a strategy for teaching themes related to the city in geography classes.
Downloads
References
Em virtude de ser uma entrevista, não possui referências.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).




