Experiências com metodologias ativas no ensino fundamental

da Residência Pedagógica à docência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v15i25.1450

Palavras-chave:

Metodologias ativas, Ensino de Geografia, Sala de Aula

Resumo

No cenário educacional atual, as altas taxas de evasão e desmotivação são alarmantes, impulsionadas por práticas pedagógicas monótonas. Em contraste, abordagens inovadoras, como projetos interdisciplinares e visitas culturais, mostram-se eficazes para engajar os alunos. Este artigo analisa duas experiências de metodologias ativas no ensino de geografia: uma como aluna bolsista no programa Residência Pedagógica na Escola Estadual Olga Falcone (2020-2022) e outra como professora em 2024. A pesquisa, de abordagem qualitativa e participante, demonstra que as metodologias ativas transformam a dinâmica da sala de aula, promovendo um ambiente inclusivo e colaborativo, onde os alunos se envolvem ativamente e desenvolvem autonomia, criatividade e pensamento crítico. Essas práticas pedagógicas não só enriquecem o aprendizado, tornando-o mais significativo e duradouro, como também preparam os alunos para os desafios futuros.

Palavras-chave

Metodologias ativas; Ensino de Geografia; Sala de aula. 

 

Experiences with active methodologies in Elementary Education: from pedagogical residency to teaching

Abstract

In the current educational landscape, the high rates of dropout and lack of motivation are alarming, driven by monotonous pedagogical practices. In contrast, innovative approaches, such as interdisciplinary projects and cultural visits, have proven effective in engaging students. This article analyzes two experiences with active methodologies in geography teaching: one as a scholarship student in the Pedagogical Residency program at Olga Falcone State School (2020-2022) and the other as a teacher in 2024. The research, with a qualitative and participatory approach, demonstrates that active methodologies transform classroom dynamics, promoting an inclusive and collaborative environment where students actively engage and develop autonomy, creativity, and critical thinking. These pedagogical practices not only enrich learning, making it more meaningful and lasting, but also prepare students for future challenges.

Keywords

Active methodologies; Teaching Geography; Classroom.

 

Experiencias con metodologías activas en la Educación Primária: de la residencia pedagógica a la docencia

Resumen

En el actual panorama educativo, las altas tasas de abandono y la falta de motivación son alarmantes, impulsadas por prácticas pedagógicas monótonas. En contraste, enfoques innovadores, como los proyectos interdisciplinarios y las visitas culturales, han demostrado ser efectivos para involucrar a los estudiantes. Este artículo analiza dos experiencias con metodologías activas en la enseñanza de la geografía: una como estudiante becada en el programa de Residencia Pedagógica en la Escuela Estatal Olga Falcone (2020-2022) y otra como profesora en 2024. La investigación, con un enfoque cualitativo y participativo, demuestra que las metodologías activas transforman la dinámica del aula, promoviendo un entorno inclusivo y colaborativo donde los estudiantes se involucran activamente y desarrollan autonomía, creatividad y pensamiento crítico. Estas prácticas pedagógicas no solo enriquecen el aprendizaje, haciéndolo más significativo y duradero, sino que también preparan a los estudiantes para los desafíos futuros.

Palabras clave

Metodologías activas; Enseñanza de Geografía; Aula.

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Biografia do Autor

Maria Mayara Rodrigues Carvalho, Universidade Federal do Amazonas

Licenciada em Geografia pela Universidade do Estado do Amazonas- UEA/ Escola Normal Superior- ENS, Mestranda em Geografia na Universidade Federal do Amazonas pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia- PPGEOG, Manaus, AM, Brasil.

Vitor Moldes Cramer, Universidade do Estado do Amazonas

Licenciado em Geografia pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) / Escola Normal Superior (ENS), Manaus, AM, Brasil.

Ilma de Farias Raulino, Universidade Federal do Amazonas

Licenciada em Geografia pela Universidade do Estado do Amazonas- UEA/ Escola Normal Superior- ENS, Mestranda em Geografia na Universidade Federal do Amazonas pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia- PPGEOG, Manaus, AM, Brasil.

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Publicado

30/08/2025

Como Citar

Carvalho, M. M. R., Moldes Cramer, V., & Raulino, I. de F. (2025). Experiências com metodologias ativas no ensino fundamental: da Residência Pedagógica à docência. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 15(25), 05–27. https://doi.org/10.46789/edugeo.v15i25.1450