Alfabetização científica na perspectiva das Ciências da Natureza
discussões a partir de domínios do conhecimento científico
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v15i25.1522Palavras-chave:
Alfabetização científica, Ciência como prática social, Educação básicaResumo
Neste artigo, a partir de uma perspectiva do ensino de Ciências da Natureza, temos o objetivo de discutir aspectos que sustentam concepções de alfabetização científica e sua relação com elementos do histórico das pesquisas em Educação em Ciências, bem como propor elementos que podem ser considerados para o planejamento de aulas que tenham como intuito o desenvolvimento da alfabetização científica de estudantes. Por isso, trazemos ao centro da discussão os domínios do conhecimento científico para apontar relações entre tais domínios em ações didático-pedagógicas e anunciam considerações para a progressão da mobilização dos domínios em diferentes etapas da educação básica. Entendemos que as ideias expostas neste texto podem trazer contribuições tanto para pesquisas em ensino quanto para a prática de sala de aula.
Palavras-chave
Alfabetização científica; Ciência como prática social; Educação básica.
Scientific literacy from the natural sciences perspective: discussions based on scientific knowledge domains
Abstract
In this article, from a perspective of teaching Natural Sciences, we aim to discuss aspects that support concepts of scientific literacy and their relationship with elements of the history of research in Science Education, as well as to propose elements that can be considered for planning lessons that aim to develop students' scientific literacy. Therefore, we center the discussion in science domains to point out relationships between such domains in didactic-pedagogical actions and announce considerations for the progression of the mobilization of the domains along K-12 education. We understand that the ideas presented in this text can bring contributions both to research in teaching and to classroom practice.
Keywords
Scientific literacy; Science as social practice; K-12 education.
La alfabetización científica desde la perspectiva de las Ciencias Naturales: discusiones basadas en dominios del conocimiento científico
Resumen
En este artículo, desde una perspectiva de enseñanza de las Ciencias Naturales, pretendemos discutir aspectos que fundamentan los conceptos de alfabetización científica y su relación con elementos de la historia de la investigación en Educación en Ciencias, así como proponer elementos que puedan ser considerados para la planificación de clases que tengan como objetivo el desarrollo de la alfabetización científica de los estudiantes. Para ello, centramos la discusión en los dominios científicos para señalar las relaciones entre dichos dominios en las acciones didáctico-pedagógicas y anunciar consideraciones para la progresión de la movilización de los dominios a lo largo de la educación primaria y secundaria. Entendemos que las ideas presentadas en este texto pueden aportar contribuciones tanto a la investigación en la enseñanza como a la práctica en el aula.
Palabras clave
Alfabetización científica; Ciencia como práctica social; Educación primaria y secundária.
Downloads
Referências
Bingle, Wade H.; GASKELL, P. James. Scientific literacy for decision making and the social construction of scientific knowledge. Science Education, v. 78, n. 2, p. 185-201, 1994.
BICAK, Laddie J.; BICAK, Charles J. Scientific Method: Historical and Contemporary Perspectives. The American Biology Teacher, v. 50, n. 6, p. 348-353, 1988.
BYBEE, Rodger W.; DEBOER, George E. Research on Goals for the Science Curriculum. In: Gabel, D. L. (Ed.) Handbook of Research in Science Teaching and Learning, New York: McMillan. 1994.
CARSON, Rachel. Primavera silenciosa, São Paulo: Gaia, 2010.
CUNHA, Rodrigo B. Alfabetização científica ou letramento científico?: interesses envolvidos nas interpretações da noção de scientific literacy. Revista Brasileira de Educação, v. 22, n. 68, 2017.
CUNHA, Rodrigo B. O que significa alfabetização ou letramento para os pesquisadores da educação científica e qual o impacto desses conceitos no ensino de ciências. Ciência & Educação, v. 24, n. 1, p. 27-41, 2018.
DEWEY, John. Experiência e educação. 2.ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional. 1976.
DUSCHL, Richard A. Science education in three-part harmony: Balancing conceptual, epistemic, and social learning goals. Review of Research in Education, v. 32, n. 1, p. 268-291, 2008.
FEINSTEIN, Noah W. Salvaging science literacy. Science Education, v. 95, p. 168-185, 2011.
FEINSTEIN, Noah W.; WADDINGTON, David I. Individual truth judgments or purposeful, collective sensemaking? Rethinking science education’s response to the post-truth era. Educational Psychologist, v. 55, n. 3, p. 155-166, 2020.
FOUREZ, Gérard. Alfabétisation scientifique et tecnique. Essai sur les finalités de l’enseignement des sciences. Belgique: De Boeck Université. 1994.
FRANCO, Luiz G.; MUNFORD, Danusa. O Ensino de Ciências por Investigação em Construção: Possibilidades de Articulações entre os Domínios Conceitual, Epistêmico e Social do Conhecimento Científico em Sala de Aula. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 20, n. u, p. 687-719, 2020.
FERREIRA, Eduardo C.; MORAES, Jerusa V. Alfabetização científica nas ciências humanas: o início de um diálogo. Cadernos de Pesquisa, v. 52, p. 1-17, 2023.
GURIDI, Verônica; CAZETTA, Valéria. Alfabetização científica e cartográfica no ensino de ciências e geografia: polissemia do termo, processos de enculturação e suas implicações para o ensino. Revista Estudos Culturais, v. 1, n. 1, p. 1-16, 2014.
HARDING, Sandra. Objetividade mais forte para ciências exercidas a partir de baixo. Em Construção, v. 5, p. 143-162, 2019.
HODSON, Derek. Learning Science, Learning about Science, Doing Science: Different goals demand different learning methods. International Journal of Science Education, v. 36, n. 15, p. 2534-2553, 2014.
HURD, Paul D. Science literacy: Its meaning for American schools. Educational Leadership, v. 16, n. 1, p. 13-16, 1958.
HURD, Paul D. Scientific literacy: New minds for a changing world. Science Education, v. 82, p. 407-416, 1998.
JIMÉNEZ-ALEIXANDRE, María P. La catástrofe del Prestige: racionalidad crítica versus racionalidad instrumental. Cultura y Educación, v. 16, n. 3, p. 305-319, 2004.
JIMÉNEZ-ALEIXANDRE, María P.; CRUJEIRAS, Beatriz. Epistemic Practices and Scientific Practices in Science Education. In: TABER, K., AKPAN, B. (Eds) Science Education: An International Course Companion, p. 69-80. Rotterdam: Sense Publishers, 2017.
KAUANO, Rafael V.; MARANDINO, Martha. Paulo Freire na Educação em Ciências Naturais: Tendências e Articulações com a Alfabetização Científica e o Movimento CTSA. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, e35064, p. 1-28, 2022.
KELLY, Gregory J. Scientific Literacy, Discourse, and Epistemic Practices. In: Linder, C.; Östman, L.; Roberts, D.A.; Wickman, P.; Erickson, G.; Mackinnon, A. (Eds.) Exploring the landscape of scientific literacy, p. 61-73. New York, United States of America: Routledge. 2011.
KELLY, Gregory J. Inquiry teaching and learning: philosophical considerations. In: Matthews, M. R. (Ed.) International Handbook of Research in History, Philosophy and Science Teaching, p. 1363-1380. Dordrecht, The Netherlands: Springer. 2014.
KELLY, Gregory J. Methodological considerations for the study of epistemic cognition in practice. In: Greene, J.A.; Sandoval, W. A.; Braten, I. (Eds.) Handbook of epistemic cognition.. New York, United States of America: Routledge. 2016. p. 393-408.
KELLY, Gregory J.; LICONA, P. Epistemic Practices and Science Education. In: Matthews M. (Ed.) History, Philosophy and Science Teaching, 139-165. Switzerland: Springer Cham. 2018.
KELLY, Gregory J. Inquiry, activity, and epistemic practice. In: Duschl, R., Grandy, R. (Eds.) Teaching scientific inquiry: Recommendations for research and implementation, 171-246. Rotterdam, The Netherlands: Sense Publishers-Rotterdam. 2008.
KNORR-CETINA, Karin. Epistemic cultures: How the sciences make knowledge. Cambridge, MA: Harvard University Press. 1999.
Krasilchik, Myriam; Marandino, Martha. Ensino de ciências e cidadania. São Paulo: Moderna. 2007.
KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas, São Paulo: Perspectiva. 2010.
Laugksch, Rüdiger C. Scientific literacy: A conceptual overview. Science Education, v. 84, p. 71-94, 2000.
LEMKE, Jay L. Investigar para el futuro de la educación científica : nuevas formas de aprender, nuevas formas de vivir. Enseñanza de las Ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, v. 24, n. 1, p. 5-12, 2006.
LONGINO, Helen E. Science as social knowledge: values and objectivity in scientific inquiry. Princeton: Princeton University Press. 1990.
LONGINO, Helen E. The fate of knowledge. Princeton, NJ: Princeton University Press. 2002.
MENDONÇA, Paula C.; JUSTI, Rosária S. Ensino-aprendizagem de ciências e argumentação: discussões e questões atuais. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 13, n.1, p. 187-216, 2013.
MILARÉ, Tathiane; RICHETTI, Graziela P.; LORENZETTI, Leonir; Alves-Filho, José P. Alfabetização científica e tecnológica na Educação em Ciências: Fundamentos e Práticas. São Paulo: Livraria da Física. 2021.
MILENA, Luciana M.; Munford, Danusa; Correia-Fernandes, Priscila. O construto de práticas epistêmicas em pesquisa brasileiras em Educação em Ciências. Investigações em Ensino de Ciências, v. 28, n. 1, p. 227-259, 2023.
MORAES, Jerusa V. Alfabetización científica y las metodologías activas de aprendizaje en la enseñanza de geografía: buscando posibles caminos en la educación básica. Anekumene, v. 11, p. 68-76, 2016.
Pickering, Andrew. The mangle of practice: Time, agency and science. Chicago: University of Chicago Press. 1995.
Rheinberger, Hans-Jörg. Toward a history of epistemic things: synthesizing proteins in the test tube. Stanford University Press. 1997.
RUDOLPH, John L. Scientific literacy: Its real origin story and functional role in American education. Journal of Research in Science Teaching, v. 61, n. 3, p. 519-532, 2024.
SASSERON, Lúcia H. Alfabetização Científica, ensino por investigação e argumentação: relações entre ciências da natureza e escola. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 17, n. espec., p. 49-67, 2015.
SASSERON, Lúcia H. Ensino de Ciências por Investigação e o Desenvolvimento de Práticas: Uma Mirada para a Base Nacional Comum Curricular. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 18, n. 3, p. 1061-1085, 2018.
SASSERON, Lúcia H. Práticas constituintes de investigação planejada por estudantes em aulas de Ciências: análise de uma situação. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 23, n. e24545, p. 1-25, 2021.
SASSERON, Lúcia H.; Carvalho, Anna M. P. Alfabetização Científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, v. 16, n. 1, p. 59-77, 2011.
SCARPA, Daniela L.; SILVA, Maíra B. A biologia e o ensino de ciências por investigação: dificuldades e possibilidades. In: CARVALHO, Anna M. P. (Org.) Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, p. 129-152. 2013.
SILVA, Adjane C. T. Interações discursivas e práticas epistêmicas em salas de aula de ciências. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 17, n. esp., p. 69-96, 2015.
SILVA, Maíra B.; SASSERON, Lúcia H. Alfabetização científica e domínios do conhecimento científico: proposições para uma perspectiva formativa comprometida com a transformação social. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 23, p. e34674, 2021.
SILVA, Maíra B.; Trivelato, Silvia L. F. A mobilização do conhecimento teórico e empírico na produção de explicações e argumentos numa atividade investigativa de biologia. Investigações em Ensino de Ciências, v. 22, n. 2, p. 139-153, 2017.
STROUPE, David. Examining classroom science practice communities: How teachers and students negotiate epistemic agency and learn science‐as‐practice. Science Education, v. 98, n. 3, p. 487-516, 2014.
VALLADARES, Liliana. Scientific Literacy and Social Transformation. Science & Education, v. 30, p. 557-587, 2021.
Windschitl, Mark; Thompson, Jessica; Braaten, Melissa. Beyond the scientific method: Model-based inquiry as a new paradigm of preference for school science investigations. Science Education, v. 92, p. 941-967, 2008.
Wivagg, Dan; Allchin, Douglas. The Dogma of “The” Scientific Method [Guest Editorial]. The American Biology Teacher, v. 64, n. 9, p. 645-646, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).