O LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA E AS QUESTÕES DE GÊNERO: algumas reflexões

Autores

  • Glauber Barros Alves Costa UNEB
  • Débora Nunes Dantas UNEB

Palavras-chave:

Livro didático. Gênero. Ensino de Geografia.

Resumo

A proposta desta pesquisa é discutir e analisar como é abordado no livro didático de Geografia questões relacionadas a gênero, dessa forma, buscou-se investigar de que maneira essa discussão se concretiza no livro didático do ensino médio. A pesquisa é qualitativa de característica documental, o material escolhido para análise foi o livro “Geografia Geral e Geografia do Brasil: o espaço natural e socioeconômico”, de Terra e Coelho (2005), esse manual foi escolhido por ter sido utilizado por algumas escolas brasileiras no período de 2009 a 2011. Para nortear nossas discussões utilizamos autores como Auad (2005), Munakata (2012), Oliveira (1998), Silva, J. R. (2011), Tonini (2002; 2013), entre outros. Como resultado observa-se que os conteúdos relacionados à Geografia de gênero são apresentados de forma superficial nesse livro, além de não serem abordados por um viés crítico que permitisse aos estudantes romper com os estereótipos construídos social e culturalmente sobre as diferenças entre homens e mulheres.

Palavras-chave

Livro didático, Gênero, Ensino de Geografia.


LA CUESTIÓN DE GÉNERO Y EL LIBRO DE TEXTO DE GEOGRAFÍA: algunas reflexiones

Resumen

El propósito de esta pesquisa es analizar y discutir la forma como son tratadas las cuestiones de género en los libros de texto de Geografia. De esta manera, el objetivo de la investigación fue averiguar cómo esta discusión figura en los manuales escolares. La investigación es documental cualitativa y el material elegido para el análisis fue la obra “Geografia Geral y Geografia do Brasil: o espaço natural e socioeconômico” de  Terra y Coelho (2005), utilizada en la enseñanza de Geografía en muchas escuelas secundarias brasileñas entre los años de 2009-2011. Los marcos teóricos utilizados son Auad (2005), Munakata (2012), Oliveira (1998), Silva, J. R (2011), Tonini (2002; 2013), entre otros. Como resultado se observa que el género de contenidos relacionados Geografía  presentan  de manera superficial en esta obra, además de no ser abordados desde un paradigma crítico que permitiría a los estudiantes romper con los estereotipos construidos social y culturalmente en las diferencias entre hombres y mujeres.

Palabras clave

Libros de texto, Género, Geografía Enseñanza.

 

SOME REFLECTIONS ABOUT GENDER IN THE GEOGRAPHY: textbooks 

Abstract

The purpose of this research is to discuss and analyze as it appears in the textbook of Geography gender-related issues, this way, we sought to investigate how this discussion is summed up in teaching high school book. The research is documentary, the document chosen for analysis was the textbook “Geografia Geral and Geografia do Brasil: o espaço natural e socioeconômico” the authors are Terra and Coelho (2005), this textbook was chosen because it was used by some brazilian schools in the period 2009 to 2011. To theoretical discussions we used authors as Auad (2005), Munakata (2012), Oliveira (1998), Silva, J. R. (2011), Tonini (2002; 2013), and others. The  results in this research show the superficially about gender in this book, besides not being addressed by a critical knowledge that would allow students to break with stereotypes constructed socially and culturally on the differences between men and women.

Keywords

Textbook, Gender, Geography Teaching.


ISSN: 2236-3904

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG

www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glauber Barros Alves Costa, UNEB

Professor do Departamento de Ciencias Humanas da UNEB,  atua no colegiado de Geografia especificamente na area de Ensino de Geografia, licenciado em Geografia, Mestre em Educação e Doutorando em Educação pela UFSCAR.

Débora Nunes Dantas, UNEB

Licenciada em Geografia pela UNEB, ex-bolsista de iniciação científica UNEB.

Downloads

Publicado

15/08/2016

Como Citar

Alves Costa, G. B., & Dantas, D. N. (2016). O LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA E AS QUESTÕES DE GÊNERO: algumas reflexões. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 6(11), 323–340. Recuperado de https://www.revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/339

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.