ENSINO DE GEOGRAFIA E DIÁLOGO: o caso do projeto de educação comunitária integrar
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v7i13.391Palavras-chave:
Ensino de geografia, Projeto de Educação Comunitária Integrar, Educação geográfica.Resumo
Neste artigo encontram-se reflexões acerca de uma pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso do curso de Geografia Licenciatura da FAED/UDESC, realizada no ano de 2015 sobre ensino de geografia em um espaço não-escolar na modalidade da Educação de Jovens e Adultos. O caso estudado foi em curso de pré-vestibular social, chamado Projeto de Educação Comunitária Integrar localizado em Florianópolis/SC. O público alvo da pesquisa foram estudantes de baixa renda que já concluíram o ensino médio e buscam adentrar em universidades públicas. O objetivo da pesquisa foi analisar a influência das aulas de geografia na visão de mundo e sociedade destes/as estudantes. Buscando assim conhecer a proposta do Projeto Integrar e a proposta das aulas de geografia, bem como, discutir a respeito da geografia do Lugar, e apresentar a pesquisa realizada com os/as estudantes do Integrar sobre a geografia percebida no seu cotidiano, pensada e vivida, a partir da Educação geográfica que ocorre neste espaço. O estudo foi realizado através da participação da autora nas aulas de geografia e de relatos da turma. A partir dos resultados da pesquisa, percebemos que há uma grande influência das aulas de geografia do Integrar no modo de pensar dos estudantes e na consciência de suas atitudes no dia-a-dia, pois todos afirmam que houve uma influência com alguma intensidade; nas relações interpessoais, na comunidade, no trabalho.
PALAVRAS-CHAVE
Ensino de geografia. Projeto de Educação. Comunitária Integrar.
GEOGRAPHY OF EDUCATION AND DIALOGUE: the education project case the community to integrate.
ABSTRACT
In this article are reflections on a survey of Work Geography Course Course Completion Degree of faed / UDESC held in 2015 on geography teaching in a non-school environment in the form of Youth and Adult Education. The case study was ongoing social pre-university, called Community Education Project Integrating located in Florianópolis / SC. The target audience of the research were low-income students who have completed high school and seek to enter into public universities. The objective of the research was to analyze the influence of geography classes in worldview and society of these / the students. Thus seeking to meet the proposed Integrating Project and the proposal of geography classes, as well as to discuss about the site geography, and present the survey of the / the students integrate on geography perceived in their daily life, thought and lived from the geographical Education occurring in this space. The study was conducted through the participation of the author in geography classes and class reports. From the search results, we realized that there is a great influence of geography classes of Integrating the thinking of the students and awareness of their attitudes in day-to-day, for all claim that there was an influence to some degree; in interpersonal relationships, in the community, at work.
KEYWORDS
Geography Education. Community Education. Project Integrate.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
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