DOCÊNCIA EM GEOGRAFIA DA SAÚDE NO ENSINO MÉDIO DOS COLÉGIOS ESTADUAIS DE CURITIBA/PR: características, análise e proposições
Palavras-chave:
Geografia da Saúde, Colégios de Ensino Médio, Curitiba/PRResumo
A Geografia da Saúde integra um dos conteúdos a serem abordados na Educação Básica segundo os PCN, da mesma forma que o tema transversal Saúde na Geografia Escolar, de acordo com a LDBEN/1996. Partindo da premissa de que os seus conteúdos devem ser desenvolvidos pelos docentes de Geografia, o presente artigo, súmula de pesquisa análoga, objetivou analisar de que forma os docentes de Geografia que lecionam nos colégios estaduais do município de Curitiba/PR, contemplam o ensino da Geografia da Saúde, considerando os marcos legais consubstanciados na LDBEN, bem como as Diretrizes Curriculares de Geografia da Educação Básica da SEED-PR. Metodologicamente, aplicou-se a matriz indutiva-quantitativa, no sentido de compreender o contexto geral, utilizando-se a Teoria Geral de Amostragem, como subsídio às entrevistas em um universo de 204 docentes, tendo como base um questionário estruturado. Os resultados estatísticos apontaram para valores abaixo das expectativas, tendo em vista que somente 35% dos docentes conhecem esse conteúdo e que apenas 9% dos entrevistados relataram abordar o tema. Considerando-se a sua relevância, espera-se que os resultados dessa pesquisa sirvam de alerta, no sentido de que a legislação vigente seja aplicada na sua íntegra.
Palavras-chave
Geografia da saúde, Colégios de Ensino Médio, Curitiba/PR.
TEACHING IN HEALTH GEOGRAPHY IN HIGH SCHOOL OF CURITIBA/PR STATE COLLEGES: charcteristics, analysis and propositions
Abstract
The geography of health integrates one of the content to be covered in basic education under the NCPS, the same way that the cross-cutting issue in School Geography, according to LDBEN/1996. Starting from the premise that its contents must be developed by teachers of geography, this article, summary analog research, aimed to examine how teachers of Geography who teach in State schools of the municipality of Curitiba/PR, contemplate the teaching of Geography of health, considering the legal embodied in LDBEN as well as the geography curriculum guidelines of basic education the SEED-PR. Methodologically, the inductive-quantitative array, in order to understand the general context, using the general theory of sampling, as to grant interviews in a universe of 204 teachers, based on a structured questionnaire. Statistical results pointed to values below expectations, considering that only 35% of the professors know that content and that only 9% of respondents reported address the topic. Considering your relevance, it is expected that the results of this research are alert, in the sense that the current legislation is applied in your full.
Keywords
Health Geography, High school, Curitiba/PR.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).