DOCÊNCIA EM GEOGRAFIA DA SAÚDE NO ENSINO MÉDIO DOS COLÉGIOS ESTADUAIS DE CURITIBA/PR: características, análise e proposições

Autores

  • Ramon de Oliveira Bieco Braga Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Ana Maria Muratori Universidade Federal do Paraná
  • Denecir de Almeida Dutra Centro Universitário Campos de Andrade

Palavras-chave:

Geografia da Saúde, Colégios de Ensino Médio, Curitiba/PR

Resumo

A Geografia da Saúde integra um dos conteúdos a serem abordados na Educação Básica segundo os PCN, da mesma forma que o tema transversal Saúde na Geografia Escolar, de acordo com a LDBEN/1996. Partindo da premissa de que os seus conteúdos devem ser desenvolvidos pelos docentes de Geografia, o presente artigo, súmula de pesquisa análoga, objetivou analisar de que forma os docentes de Geografia que lecionam nos colégios estaduais do município de Curitiba/PR, contemplam o ensino da Geografia da Saúde, considerando os marcos legais consubstanciados na LDBEN, bem como as Diretrizes Curriculares de Geografia da Educação Básica da SEED-PR. Metodologicamente, aplicou-se a matriz indutiva-quantitativa, no sentido de compreender o contexto geral, utilizando-se a Teoria Geral de Amostragem, como subsídio às entrevistas em um universo de 204 docentes, tendo como base um questionário estruturado. Os resultados estatísticos apontaram para valores abaixo das expectativas, tendo em vista que somente 35% dos docentes conhecem esse conteúdo e que apenas 9% dos entrevistados relataram abordar o tema.  Considerando-se a sua relevância, espera-se que os resultados dessa pesquisa sirvam de alerta, no sentido de que a legislação vigente seja aplicada na sua íntegra.

Palavras-chave

Geografia da saúde, Colégios de Ensino Médio, Curitiba/PR.


TEACHING IN HEALTH GEOGRAPHY IN HIGH SCHOOL OF CURITIBA/PR STATE COLLEGES: charcteristics, analysis and propositions

Abstract

The geography of health integrates one of the content to be covered in basic education under the NCPS, the same way that the cross-cutting issue in School Geography, according to LDBEN/1996. Starting from the premise that its contents must be developed by teachers of geography, this article, summary analog research, aimed to examine how teachers of Geography who teach in State schools of the municipality of Curitiba/PR, contemplate the teaching of Geography of health, considering the legal embodied in LDBEN as well as the geography curriculum guidelines of basic education the SEED-PR. Methodologically, the inductive-quantitative array, in order to understand the general context, using the general theory of sampling, as to grant interviews in a universe of 204 teachers, based on a structured questionnaire. Statistical results pointed to values below expectations, considering that only 35% of the professors know that content and that only 9% of respondents reported address the topic.  Considering your relevance, it is expected that the results of this research are alert, in the sense that the current legislation is applied in your full.

Keywords

Health Geography, High school, Curitiba/PR.


ISSN: 2236-3904

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG

www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br

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Biografia do Autor

Ramon de Oliveira Bieco Braga, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutorando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Docente de Geografia da Secretaria de Estado de Educação do Paraná (SEEDPR).

Ana Maria Muratori, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Docente Associada II da Universidade Federal do Paraná.

Denecir de Almeida Dutra, Centro Universitário Campos de Andrade

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Docente Ajunto do Centro Universitário Campos de Andrade (UNIANDRADE).

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Publicado

29/01/2019

Como Citar

Bieco Braga, R. de O., Muratori, A. M., & Dutra, D. de A. (2019). DOCÊNCIA EM GEOGRAFIA DA SAÚDE NO ENSINO MÉDIO DOS COLÉGIOS ESTADUAIS DE CURITIBA/PR: características, análise e proposições. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 8(16), 312–323. Recuperado de https://www.revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/477

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