Formação docente

o olhar do professor

Authors

  • Helena Copetti Callai Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v15i25.1523

Keywords:

Políticas públicas, Inclusão, Formação cidadã

Abstract

O texto discute a formação do professor com base na relação teoria e pratica e a produção de um conhecimento que que lhe é próprio. Apresenta os depoimentos de professores pesquisadores de três instituições universitárias a partir das ações que realizam. E, entrevistas com outros professores acerca da realidade de sua formação inicial e continuada, como fundamento para o exercício profissional que realizam. A análise é sustentada pelas proposições de autores que discutem a educação geográfica bem como as políticas públicas de educação.    

Palavras-chave

Políticas públicas; Inclusão; Formação cidadã.

 

Teacher education: the teacher's perspective

Abstract

The text discusses teacher education based on the relationship between theory and practice and the development of knowledge that is unique to the teacher. It presents testimonies from teacher-researchers at three universities, focusing on the actions they carry out. Additionally, it includes interviews with other teachers about the reality of their initial and continuing education, as a foundation for the professional practice they perform. The analysis is supported by the propositions of authors who discuss geographic education as well as public education policies.

Keywords

Public policies; Inclusion; Citizenship education.

 

Formación docente: la perspectiva del maestro

Resumen

El texto  trata de la formación docente desde la relación entre teoria e práctica  y la produción de conocimientos específicos del docente. Presenta testimonios de professores investigadores de três instituciones universitárias desde las acciones que realizan. Y tanbien entrevistas a otros docentes acerca de la realidad de su formación iniciante e continua, com base para la práctica profesional que realizan.  El análisis se  apoya en las proposiciones de expertos  que abordan  la educación geográfica y así tanbien las  politicas públicas de la educación . 

Palabras clave

Políticas públicas; Inclusión; Formación ciudadana.

Downloads

Download data is not yet available.

References

CALLAI, H.C. Para pensar a Formação dos Professores de Geografia: na realidade do mundo atual e das políticas públicas nacionais. In: OLIVEIRA F. [et al]. Geografias da Esperança - Revistar o Brasil, dialogar com o mundo. Anápolis. Editora UEG. 2024. PG 267-284.

CALLAI, H.C. Estudar o Lugar para compreender o mundo. Ensino de Geografia – Práticas e contextualizações no cotidiano.12 ed. Porto Alegre. Editora Mediação, 2017. p 71-114

CALLAI, H.C.; MORAES, M.M.de. Educação Geográfica, Cidadania e Cidade. Acta geográfica. Edição Especial, 2017,p.82-100. DOI: https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v11iee.4771

CALLAI, H.C. (org.). Educação geográfica, reflexão e prática. Ijuí: Editora Unijui, 2011.

CALLAI, H.C. Escola, cotidiano e lugar. In: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Geografia, Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2010.p.25-41.

CARROL, L. Aventuras e Alice. Tradução e organização de Sebastião U. Leite, São Paulo: SUMMUS, 1980.

LESTEGAS. F.R. El problema de la transposición en la enseñanza de la Geografía; ¿y se la transposición fuese el problema? In: ÁVILA RUIZ, R. M.; LÓPEZ ATXURRA, R.; FERNÁNDEZ DE LARREA, E. (orgs.). Las Competencias profesionales para la enseñanza - aprendizaje de las Ciências Sociales ante el reto europeo de la globalización. Bilbao: Asociación Universitária de Profesores de Didáctica de las Ciencias Sociales. 2007. p. 527-536.

MARQUES, M.O. A Formação do profissional da educação. 3. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2000

MARQUES, M.O. Conhecimento e educação. Ijuí; Livraria Unijui Editora, 1988.

MARQUES, M.O. O educador/pedagogo na relação educativa direta. Contexto e Educação, n. 1, p. 17-30, jan. /mar. 1990.

SANTOS, M. Técnica, espaço, tempo, globalização e meio técnico-científico informacional. São Paulo: HUCITEC, 1994.

Published

2025-06-20

How to Cite

Callai, H. C. (2025). Formação docente: o olhar do professor. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 15(25), 05–22. https://doi.org/10.46789/edugeo.v15i25.1523