Ensino de Geografia e mapas
representações, linguagens e pensamento geográfico
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v15i25.1527Keywords:
Ensino de Geografia, Cartografia escolar, Linguagem cartográfica, Pensamento geográficoAbstract
Este artigo objetiva destacar a importância das representações e linguagens no ensino de Geografia, com foco no uso dos mapas como recursos didáticos essenciais para uma educação geográfica crítica e significativa. Discute-se como a representação gráfica e a linguagem cartográfica contribuem para a construção do conhecimento espacial, permitindo a análise e interpretação dos fenômenos geográficos. Destaca-se que, na contemporaneidade, a imagem desempenha um papel central na comunicação e na leitura da realidade, mas não é neutra, pois carrega intencionalidades e ideologias. Ao mesmo tempo, se reconhece que a Geografia, enquanto ciência do espaço, vai além da descrição física, incorporando dimensões simbólicas, sociais e políticas. Com base nesses pressupostos, o artigo propõe uma metodologia para o desenvolvimento do pensamento geográfico por meio da linguagem cartográfica, utilizando mapas como instrumentos de problematização dos fenômenos espaciais. Conclui-se que a Geografia, ao articular representações espaciais e linguagem cartográfica, desempenha um papel fundamental na formação de cidadãos críticos e conscientes.
Palavras-chave
Ensino de Geografia; Cartografia escolar; Linguagem cartográfica; Pensamento geográfico.
Teaching geographic and maps: representations, languages, and geographic thinking
Abstract
This article aims to highlight the importance of representations and languages in Geography teaching, focusing on the use of maps as essential didactic resources for a critical and meaningful geographic education. It discusses how graphic representation and cartographic language contribute to the construction of spatial knowledge, enabling the analysis and interpretation of geographic phenomena. It is emphasized that, in contemporary times, the image plays a central role in communication and the reading of reality, but it is not neutral, as it carries intentionalities and ideologies. At the same time, Geography is recognized as a spatial science that goes beyond physical description, incorporating symbolic, social, and political dimensions. Based on these premises, the article proposes a methodology for developing geographic thinking through cartographic language, using maps as instruments for problematizing spatial phenomena. It concludes that Geography, by articulating spatial representations and cartographic language, plays a fundamental role in shaping critical and conscious citizens.
Keywords
Geography Teaching; School Cartography; Cartographic Language; Geographic Thinking.
Enseñanza de la Geografía y mapas: representaciones, lenguajes y pensamiento geográfico
Resumen
Este artículo tiene como objetivo destacar la importancia de las representaciones y los lenguajes en la enseñanza de la Geografía, centrándose en el uso de los mapas como recursos didácticos esenciales para una educación geográfica crítica y significativa. Se discute cómo la representación gráfica y el lenguaje cartográfico contribuyen a la construcción del conocimiento espacial, permitiendo el análisis y la interpretación de los fenómenos geográficos. Se destaca que, en la contemporaneidad, la imagen desempeña un papel central en la comunicación y en la lectura de la realidad, pero no es neutral, ya que conlleva intencionalidades e ideologías. Al mismo tiempo, se reconoce que la Geografía, como ciencia del espacio, va más allá de la descripción física, incorporando dimensiones simbólicas, sociales y políticas. A partir de estos presupuestos, el artículo propone una metodología para el desarrollo del pensamiento geográfico a través del lenguaje cartográfico, utilizando los mapas como instrumentos para problematizar los fenómenos espaciales. Se concluye que la Geografía, al articular representaciones espaciales y lenguaje cartográfico, desempeña un papel fundamental en la formación de ciudadanos críticos y conscientes.
Palabras clave
Enseñanza de la Geografía; Cartografía Escolar; Lenguaje Cartográfico; Pensamiento Geográfico.
Downloads
References
ARCHELA, Rosely Sampaio. Imagem e representação gráfica. Geografia (Londrina), v. 8, n. 1, p. 5-11, 1999. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/10198. Acesso em: 7 jan. 2025.
BERTIN, Jacques. Sémiologie graphique: les diagrammes, les réseaux, les cartes. Paris: Mouton; Gauthier-Villars, 1973.
BROOKS, Clare. Mentoria como uma prática espacial. Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II, v. 10, n. 20, p. 7–17, 2025. Disponível em: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/4425. Acesso em: 7 jan. 2025. DOI: https://doi.org/10.33025/grgcp2.v10i20.4425
CACHINHO, Herculano. Desafios da formação em Geografia e na educação geográfica, conhecimento poderoso e conceitos liminares. Revista Educação Geográfica em Foco, v. 3, n. 6, 2019. Disponível em: https://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaeducacaogeograficaemfoco/article/view/1148. Acesso em: 7 jan. 2025.
CAMACHO, Oriol. El mundo en la interfaz: imagen tecnológica del território. In: CABEZAS GELABERT, Lino; LÓPEZ VÍLCHEZ, Inmaculada (org.). Dibujo y territorio: Cartografía, topografía, convenciones gráficas e imagen digital. Cátedra: Madrid/Espanha, 2015. p. 281-305.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Pensar pela Geografia: ensino e relevância social. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2019.
DUARTE, Ronaldo Goulart. A linguagem cartográfica como suporte ao desenvolvimento do pensamento espacial dos alunos da educação básica. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 7, n. 13, p. 187-206, jan./jun., 2017. Disponível em: https://revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/493. Acesso em: 7 jan. 2025. DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v7i13.493
GOMES, Paulo Cesar da Costa. Quadros geográficos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2017.
GOUVÊA, José Paulo Neves. Cidade do mapa: a produção do espaço de São Paulo através de suas representações cartográficas. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16132/tde-15062010-114308/. Acesso em: 06 fev. 2025.
HARVEY, David. O espaço como palavra-chave. Revista Em Pauta: teoria social e realidade contemporânea, v. 13, n. 35, p. 126–152, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaempauta/article/view/18625. Acesso em: 6 jan. 2025. DOI: https://doi.org/10.12957/rep.2015.18625
HOLLMAN, Verónica; LOIS, Carla. Geo-grafias. Buenos Aires: Paidós, 2015.
JACKSON, Peter. Thinking Geographically. Geography, n. 91, v. 3, p. 199–204, 2006. DOI: https://doi.org/10.1080/00167487.2006.12094167
KOZEL, Salete. Comunicando e representando: mapas como construções socioculturais. In: SEEMANN, Jörn (Org.). A aventura cartográfica: perspectivas, pesquisas e reflexões sobre a cartografia humana. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2005.
LEFEBVRE, Henri. La producción del espacio. Madrid: Capitán Swing, 2013.
LÉVY, Jacques. Hoje, a inteligência espacial. Revista Cidades, v. 15, n. 24, p. 11-20, 2023. DOI: https://doi.org/10.36661/2448-1092.2023v15n24.13613
LÉVY, Jacques; LUSSAULT, Michel. Dictionnaire de la géographie. Paris: Belin, 2003.
LÓPEZ VÍLCHEZ, Inmaculada. Imagen del poder. In: CABEZAS GELABERT, Lino; LÓPEZ VÍLCHEZ, Inmaculada (org.). Dibujo y territorio: Cartografía, topografía, convenciones gráficas e imagen digital. Cátedra: Madrid/Espanha, 2015. p. 217-241.
RICHTER, Denis. A leitura e análise espacial por meio de mapas mentais na geografia escolar. Revista Signos Geográficos, v. 4, p. 1-26, 2022. Disponível em: https://revistas.ufg.br/signos/article/view/74429. Acesso em: 6 jan. 2025. DOI: https://doi.org/10.5216/signos.v4.74429
RICHTER, Denis; CAVALLINI, Gabriel Martins. El lenguaje cartográfico en los libros de texto de geografía de secundaria en Brasil. Didáctica Geográfica, n. 20, p. 193-212, 2019. Disponível em: https://didacticageografica.age-geografia.es/index.php/didacticageografica/article/view/447. Acesso em: 6 jan. 2025. DOI: https://doi.org/10.21138/DG.447
SILVA, Katielle; CARMO, André. (In)Justiça Espacial e Capital Espacial. Geografia urbana: revisitando conceitos e temas, p. 79-100, 2023. Disponível em: https://repositorio.ulisboa.pt/handle/10451/61347. Acesso em: 6 jan. 2025.
STEFENON, Daniel. Entre o lugar e o mundo: conhecimento poderoso e multiescalaridade no ensino de Geografia. Estrabão, v. 4, p. 22-30, 2023. Disponível em: https://revista.estrabao.press/index.php/estrabao/article/view/73. Acesso em: 6 jan. 2025. DOI: https://doi.org/10.53455/re.v4i.3
YOUNG, Michael. Educational policies for a knowledge society: reflections from a sociology of knowledge perspective. Conferência proferida no GOETE kick-off meeting, Tübingen, 29 janeiro de 2010. Disponível em: https://www.goete.eu/news/events/101-reflection-keynote-lecture-at-the-goete-kick-off-meeting-by-michael-youngYOUNG. Acesso em: 6 jan. 2025.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).