Uma abordagem geográfica da educação para o risco de desastre

o exemplo de Petrópolis/RJ

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v15i25.1529

Palabras clave:

Percepção de risco, Ensino de Geografia, Desastres, Risco, Mitigação

Resumen

O artigo aborda o aumento da frequência e intensidade de eventos climáticos em todo o mundo, resultando em desastres que afetam populações vulneráveis. A cidade de Petrópolis, localizada no estado do Rio de Janeiro, é frequentemente afetada por inundações e movimentos de massa, especialmente durante o verão. O objetivo do trabalho foi realizar o mapeamento das 173 escolas públicas de Petrópolis em áreas de suscetibilidade ambiental a inundações e movimentos de massa, analisando e associando a importância do ensino no contexto dos desastres, por meio das diretrizes curriculares. O estudo utiliza duas metodologias principais: o mapeamento de escolas, através das Cartas de Suscetibilidade Ambiental da CPRM (2015) e a análise das diretrizes curriculares do município relacionadas à percepção de risco. Foram mapeadas as escolas públicas em áreas suscetíveis a inundações e movimentos de massa, revelando a exposição significativa dos estudantes a esses perigos. Em seguida, as legislações municipais e as diretrizes curriculares foram analisadas para identificar como a educação pode contribuir para a formação de uma consciência crítica sobre os riscos. Os resultados destacam a importância de integrar discussões sobre riscos naturais no currículo escolar do Ensino Básico. A educação é apontada como uma ferramenta essencial para capacitar os alunos e a população a lidar de forma consciente e proativa com situações de perigo, promovendo uma maior resiliência comunitária. Além disso, o estudo ressalta a necessidade de políticas públicas mais eficientes e de uma gestão urbana que considere os riscos naturais, visando à proteção das populações mais vulneráveis.

Palavras-chave

Percepção de risco; Ensino de Geografia; Desastres; Risco; Mitigação.

 

A geographical approach to disaster risk education: the case of Petrópolis/RJ

Abstract
This article addresses the increasing frequency and intensity of climate events worldwide, resulting in disasters that affect vulnerable populations. The city of Petrópolis, located in the state of Rio de Janeiro, is frequently impacted by floods and mass movements, especially during the summer. The objective of this study was to map the 173 public schools in Petrópolis located in areas of environmental susceptibility to floods and mass movements, analyzing and associating the importance of education in the context of disasters through curricular guidelines. The study employs two main methodologies: school mapping, based on the Environmental Susceptibility Maps by CPRM (2015), and the analysis of the municipality’s curricular guidelines related to risk perception. The mapping identified public schools situated in areas susceptible to floods and mass movements, revealing the significant exposure of students to these hazards. Subsequently, municipal legislation and curricular guidelines were analyzed to determine how education can contribute to fostering critical awareness of risks. The results highlight the importance of integrating discussions on natural hazards into the Basic Education curriculum. Education is identified as an essential tool for equipping students and the population to handle hazardous situations consciously and proactively, thereby promoting greater community resilience. Furthermore, the study emphasizes the need for more effective public policies and urban management that consider natural risks to protect the most vulnerable populations.

Keywords

Risk perception; Geography education; Disasters; Risk; Mitigation.

 

Una perspectiva geográfica sobre la educación y la gestión del riesgo de desastres: el caso de Petrópolis/RJ

Resumen

El presente artículo examina el aumento en la frecuencia e intensidad de los eventos climáticos a nivel global, lo que ha derivado en desastres que afectan, de manera particular, a poblaciones vulnerables. La ciudad de Petrópolis, situada en el estado de Río de Janeiro, se ve recurrentemente afectada por inundaciones y movimientos de masa, especialmente durante la temporada de verano. El objetivo de este estudio fue realizar el mapeo de las 173 escuelas públicas de Petrópolis localizadas en áreas de susceptibilidad ambiental a inundaciones y movimientos de masa, analizando y asociando la importancia de la educación en el contexto de los desastres, a partir de las directrices curriculares vigentes. El trabajo emplea dos metodologías principales: el mapeo de las escuelas públicas, basado en las Cartas de Susceptibilidad Ambiental elaboradas por la CPRM (2015), y el análisis de las directrices curriculares municipales relacionadas con la percepción del riesgo. El mapeo evidenció una exposición significativa de los estudiantes a los peligros ambientales. Posteriormente, se procedió al análisis de la legislación municipal y de los documentos curriculares, con el fin de identificar de qué manera la educación puede contribuir a la formación de una conciencia crítica en torno a los riesgos socioambientales. Los resultados subrayan la importancia de integrar de manera sistemática la discusión sobre riesgos naturales en el currículo de la Educación Básica. Asimismo, se destaca la educación como una herramienta fundamental para capacitar a los estudiantes y a la comunidad en general para enfrentar de forma consciente y proactiva las situaciones de riesgo, fomentando una mayor resiliencia comunitaria. El estudio también enfatiza la necesidad de políticas públicas más eficientes y de una gestión urbana que incorpore la consideración de los riesgos naturales, con el objetivo de proteger a las poblaciones más vulnerables.

Palabras clave

Percepción del riesgo; Enseñanza de la Geografía; Desastres; Riesgo; Mitigación.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALVES, I. S. V., TAVARES, K. S. R., AMORIM, R. R. Expansão Urbana para Áreas de Riscos: Uma Análise de Petrópolis, Rio de Janeiro, Brasil. Geoconexões. v. 3, p. 48-77, 2024. DOI: https://doi.org/10.15628/geoconexes.2024.17455

AMORIM, R. R., ALVES, I. S. V., MAGDALENA, U. R. (2024). VULNERABILIDADE SOCIAL: uma metodologia de matriz de dados geográficos no município de Petrópolis, Rio de Janeiro. Geo UERJ, v. 45, p. 1-25, 2024. .https://doi.org/10.12957/geouerj.2024.77950 DOI: https://doi.org/10.12957/geouerj.2024.77950

ASSUMPÇÃO, R. S. F. V. Petrópolis: um histórico de desastres sem solução? Do Plano Koeler ao Programa Cidades Resilientes. 2015. Tese de Doutorado, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Rio de Janeiro, 2015.

BANCO MUNDIAL. Avaliação de Perdas e Danos: Inundações e Deslizamentos na Região Serrana do Rio de Janeiro - janeiro de 2011. Relatório elaborado pelo Banco Mundial com apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2012.

BITAR, O. Y. (coord.) Cartas de suscetibilidade a movimentos gravitacionais de massa e inundações-1: 25.000: nota técnica explicativa. São Paulo: IPT; Brasília: CPRM, 2014.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 20 de dezembro de 1996; 175º da Independência e 108º da República.

BRASIL. Lei nº 12.608, de 10 de abril de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil - PNPDEC; dispõe sobre o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil - SINPDEC e o Conselho Nacional de Proteção e Defesa Civil - CONPDEC; autoriza a criação de sistema de informações e monitoramento de desastres; altera as Leis nos 12.340, de 1º de dezembro de 2010, 10.257, de 10 de julho de 2001, 6.766, de 19 de dezembro de 1979, 8.239, de 4 de outubro de 1991, e 9.394, de 20 de dezembro de 1996; e dá outras providências. Brasília, 10 de abril de 2012; 191º da Independência e 124º da República.

BRASIL. Medida Provisória nº 746, de 22 de setembro de 2016. Institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e a Lei nº 11.494 de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil: seção 1, Brasília, DF, 23 set. 2016.

BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e nº 11.494, de 20 de junho de 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB); institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral; e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil: seção 1, Brasília, DF, 17 fev. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 3. ed. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acesso em: 3 out. 2024.

BRASIL. Lei nº 14.945, de 31 de julho de 2024. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), e outras disposições. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 1 ago. 2024. Seção 1, p. 5.

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília, MEC/SEF. 1997.

BRAUCH, Hans G. Threats, challenges, vulnerabilities and risks in environmental and human security. UNU-EHS, 2005.

CARDONA, Omar D. Indicators of Disaster Risk and Risk Mnagement. Instituto de Estudios Ambientales – IDEA & Inter-American Development Bank – IDB. Universidad Nacional de Colombia. Manizales – Colombia, p. 18- 23. 2005. DOI: https://doi.org/10.18235/0010537

CATANHO, P. A. G. A gestão do risco de desastres começa na escola: desenvolvendo a percepção de risco através da educação. 2012. Monografia (Especialização) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza. 2012. Disponível em: Acesso em: 20 ago. 2022.

CPTEC - CENTRO DE PREVISÃO DE TEMPO E ESTUDOS CLIMÁTICOS. Banco de Dados Pluviométricos. São José dos Campos, 2022. Disponível em: <http://bancodedados.cptec.inpe.br/>. Acesso em: 31 mar. 2022.

CPRM - Serviço Geológico do Brasil. Cartas de suscetibilidade a movimentos gravitacionais de massa e inundações-1:25.000: Petrópolis. IPT; CPRM, 2014.

DILLEY, M.; CHEN, R.; DEICHMANN, U.; LERNER-LAM, A.; ARNOLD, M. Natural disaster hotspots: a global riskanalysis. Washington, D. C., World Bank Publications, n. 5, p. 17, 2005. DOI: https://doi.org/10.1596/0-8213-5930-4

FREITAS, H.; VENTURA, G. Petrópolis: número de mortos chega a 117; há 116 desaparecidos. Metrópoles, 17 de fev. de 2022. Disponível em: <https://www.metropoles.com/brasil/petropolis-tragedia-chuva-mortes>. Acesso em 20 jul. 2022.

GIRÃO, Í. R. F.; RABELO, D. R.; ZANELLA, M. E. Análise teórica dos conceitos: Riscos Socioambientais, Vulnerabilidade e Suscetibilidade. Revista de Geociências do Nordeste, v. 4, p. 71-83, 2018. DOI: https://doi.org/10.21680/2447-3359.2018v4n0ID13273

GUERRA, A. J. T.; GONÇALVEZ, L. F. H.; LOPES, P. B. M. Evolução histórico-geográfica da ocupação desordenada e movimentos de massa no município de Petrópolis, nas últimas décadas. Revista Brasileira de Geomorfologia, v. 8, n 1, pp. 35-43, 2007. DOI: https://doi.org/10.20502/rbg.v8i1.84

IBGE CIDADES. Petrópolis. 2022. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/rj/petropolis.html>. Acesso em: 01 ago. 2022.

INMET - Instituto Nacional De Meteorologia. Dados Históricos Anuais: 2022. Brasília – DF, 2022. Disponível em: <https://portal.inmet.gov.br/dadoshistoricos>. Acesso em 08 mai. 2024.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Catálogo de Escolas. Rio de Janeiro, MEC, 2020. Disponível em: <https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/inep-data/catalogo-de-escolas>. Acesso em: 14 jul. 2022.

LIMA, G da S. Desastres Hidrometeorológicos: uma análise sobre como a mídia divulga os eventos de enchentes, inundações, enxurradas e alagamentos – o exemplo de Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP). 2021. 1 recurso online (207 p.) Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2861. Acesso em: 05 ago. 2022.

LONDE, L. de R. et al. Interpretação do risco de desastres por alunos de ensino fundamental e médio. Revista do Departamento de Geografia, v. 27, p. 315-341, 2014. DOI: https://doi.org/10.11606/rdg.v27i0.511

LOURENÇO, L.; AMARO, A. Riscos e Crises: da teoria à plena manifestação. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra/Coimbra University Press, 2018. DOI: https://doi.org/10.14195/978-989-26-1697-1

MIGUEZ, M. G.; DI GREGÓRIO, L. T.; VERÓL, A. P. Gestão de riscos e desastres hidrológicos. 1ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2018.

MOTTA, L. Conheça Evelyn Luíza, a estudante de 11 anos vítima do deslizamento que atingiu a E. M. José Fernandes da Silva. Tribuna de Petrópolis, 2022. Disponível em: <https://tribunadepetropolis.com.br/noticias/conheca-evelyn-luiza-a-estudante-de-11-anos-vitima-do-deslizamento-que-atingiu-a-e-m-jose-fernandes-da-silva/>. Acesso em: 03 ago. 2022.

NAÇÕES UNIDAS. Terminología sobre Reducción del Riesgo de Desastres. USA, 2009.

NASCIMENTO, A. C. M.; TEIXEIRA, W., G. T.; GONÇALVES, A. O.; SHINZATO, E. (2021). Chuvas de alta intensidade e volume no município de Petrópolis - RJ. In Associação Brasileira de Recursos Hídricos (Ed.), Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 24., 2021. 2021.

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCNs). Ensino Fundamental. Terceiro e quarto ciclos. Brasília: MEC/SEF, 1998.

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: Geografia. Secretaria de Educação Fundamental. Brasileira: MEC/SEF, 1998.

PETRÓPOLIS. Documento Orientador Curricular. Prefeitura de Petrópolis. Secretaria de Educação. 2020.

PETRÓPOLIS. Lei Municipal nº 4.306, de 29/12/1984.

PETRÓPOLIS. Proposta Curricular do Município de Petrópolis: anos iniciais do Ensino Fundamental. Prefeitura de Petrópolis. Secretaria de Educação. 2015.

PETRÓPOLIS. Referencial Curricular da Rede Municipal de Petrópolis: Segundo Segmento do Ensino Fundamental. Prefeitura de Petrópolis. Secretaria de Educação. 2014.

REDAÇÃO. Temporal em Petrópolis (RJ) deixa ao menos 24 mortos e 80 casas atingidas por deslizamento. Diário do Nordeste, 2022. Disponível em: <https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/ultima-hora/pais/temporal-em-petropolis-rj-deixa-mortos-e-pessoas-soterradas-veja-video-1.3193140>. Acesso em: 01 ago. 2022.

SANTOS, R. M. Desenvolvimento social e econômico da região Serrana na década de 2000. In: SANTOS, R. M.. Desenvolvimento econômico do estado do Rio de Janeiro: Região Serrana. Monografia - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2013, pp. 37-44. Disponível em: <http://pantheon.ufrj.br/bitstream/11422/1998/1/RMSantos.pdf>. Acesso 06 out. 2017.

SAUSEN, T. M.; LACRUZ, M. S. P. (Org.) Sensoriamento Remoto para Desastres. São Paulo. Oficina de Textos. 2015.

SECRETARIA DE DEFESA CIVIL DO MUNICÍPIO DE PETRÓPOLIS. Petrópolis. Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias do Município de Petrópolis, Prefeitura de Petrópolis, c2022. Disponível em: <https://www.petropolis.rj.gov.br/dfc/>. Acesso em: 20 mar. 2022.

SEMPDEC. Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil. Ofício SEMPDEC nº 2167/2022. Petrópolis, RJ: Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil, 18 out. 2022.

UNISDR. Marco de Ação de Hyogo 2005-2015: Aumento da resiliência das nações e das comunidades frente aos desastres. Organização das Nações Unidas: Estratégia Internacional para a Redução de Desastres. 2007.

Publicado

2025-06-20

Cómo citar

Amorim, R. R., Alves, I. S. V., Delgado, C. F., & Torres, T. T. (2025). Uma abordagem geográfica da educação para o risco de desastre: o exemplo de Petrópolis/RJ. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 15(25), 05–31. https://doi.org/10.46789/edugeo.v15i25.1529