Experiências vividas e (com)partilhadas

aprendizagens da docência em Geografia

Autores/as

  • Jussara Fraga Portugal Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v15i25.1531

Palabras clave:

Aprendizagens da docência em Geografia, Experiências vividas, Programa Universidade para Todos, Narrativas

Resumen

Esta escrita versa sobre as experiências de formação, iniciação na docência e no ensino de Geografia, no âmbito do Programa Universidade para Todos (UPT), vinculado à Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Trata-se de um recorte da pesquisa narrativa em desenvolvimento, intitulada “UpT/UNEB, ensino de Geografia e formação docente”, inserida na pesquisa-âncora “Geo(grafias) em múltiplos contextos territoriais: identidades, memórias e narrativas” (Portugal, 2021). Esta pesquisa de caráter qualitativo, cuja metodologia ancorou-se nos princípios teórico-metodológico da pesquisa (auto)biográfica, a partir dos dispositivos do memorial e da entrevista narrativa como fontes da investigação, intenciona, a partir da análise e interpretação de narrativas de dez monitores de Geografia que atuaram no UpT/UNEB, compreender como as situações formativas vinculados ao referido programa potencializaram a aprendizagem da docência em Geografia em um contexto singular de atuação profissional. As narrativas que compõem o enredo deste texto contemplam as dimensões temáticas da pesquisa, quais sejam: “Memórias e trajetórias de formação”; “UPT e ensino de Geografia: iniciação e aprendizagens da docência”; “Mosaico de experiências vividas na docência”. As narrativas abordam sobre o inventário das experiências vividas no devir das ações durante o período de 2019 a 2022, destacam os desafios da docência e revelam aprendizagens significativas ao descrever as atividades planejadas e realizadas, marcadas pelas singularidades da proposta do programa no formato presencial e remoto (no período da pandemia).

Palavras-chave

Aprendizagens da docência em Geografia; Experiências vividas;  Programa Universidade para Todos; Narrativas.

 

Lived and (Co)Shared Experiences: learning of teaching in Geography

Abstract

This paper deals with the experiences of training, initiation in teaching and teaching of Geography, within the University for All (UPT) Program, linked to the State University of Bahia (UNEB). This is a cut of the narrative research in development, entitled "UpT/ UNEB, teaching of Geography and teacher training", inserted in the anchor research "Geo(graphs) in multiple territorial contexts: identities, memories and narratives" (Portugal, 2021). This qualitative research, whose methodology was anchored in the theoretical-methodological principles of (auto)biographical research, from the devices of the memorial and narrative interview as sources of the investigation, intends, from the analysis and interpretation of narratives of ten Geography monitors who acted in UpT/UNEB, understand how the training situations linked to the program potentiated the learning of teaching in Geography in a unique context of professional performance. The narratives that make up the plot of this text contemplate the thematic dimensions of the research, namely: "Memories and trajectories of training"; "TPU and teaching of Geography: initiation and learning from teaching"; "Mosaic of experiences lived in teaching". The narratives address the inventory of experiences lived in the future actions during the period from 2019 to 2022, highlight the challenges of teaching and reveal significant learnings by describing the planned and carried out activities, marked by the singularities of the program proposal in face-to-face and remote format (during the pandemic).

Keywords

Learning to teach Geography; Lived experiences; University for All Program; Narratives.

 

Experiencias vividas y (com)partatidas: aprendiendo a la enseñanza de la Geografía

Resumen

Este artículo trata de las experiencias de formación, iniciación a la docencia y enseñanza de la Geografía, en el ámbito del Programa Universidad para Todos (UPT), vinculado a la Universidad Estatal de Bahia (UNEB). Se trata de un extracto de la investigación narrativa en curso titulada “UpT/UNEB, enseñanza de la Geografía y formación de professores”, como parte de la investigación de anclaje “Geo(grafías) en múltiples contextos territoriales: identidades, memorias y narrativas” (Portugal, 2021). Esta investigación cualitativa, cuya metodología está anclada en los principios teórico-metodológicos de la investigación (auto)biográfica, utilizando los dispositivos de la memoria y de la entrevista narrativa como fuentes de investigación, tiene como objetivo analizar e interpretar las narrativas de diez monitores de Geografía que trabajaron en UpT/UNEB, para comprender cómo las situaciones de formación vinculadas a este programa potenciaron el aprendizaje de la enseñanza de la Geografía en un contexto singular de actuación profesional. Las narrativas que componen la trama de este texto abarcan las dimensiones temáticas de la investigación, que son: “Memorias y trayectorias formativas”; “UPT y enseñanza de la Geografía: iniciación y aprendizaje de la enseñanza”;  “Mosaico de experiencias vividas en la enseñanza”. Las narrativas abordan el inventario de experiencias vividas en el transcurso de las acciones durante el período de 2019 a 2022, destacan los desafíos de la enseñanza y revelan aprendizajes significativos al describir las actividades planificadas y realizadas, marcadas por las singularidades de la propuesta del programa en el formato presencial y a distancia (durante el período pandémico).

Palabras clave

Enseñanza-aprendizaje en Geografía; Experiencias vividas; Programa Universidad para Todos; Narrativas.

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Citas

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Publicado

2025-06-20

Cómo citar

Portugal, J. F. (2025). Experiências vividas e (com)partilhadas: aprendizagens da docência em Geografia. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 15(25), 05–29. https://doi.org/10.46789/edugeo.v15i25.1531