O ENSINO ESCOLAR E A AVALIAÇÃO DO ENEM: reflexões sobre a Geografia ensinada nas escolas
Mots-clés :
Ensino de Geografia, Exame Nacional do Ensino MédioRésumé
Este artigo apresenta algumas reflexões sobre o ensino escolar de Geografia e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que passa a ser a forma de acesso para muitas das universidades públicas do país. Nesse sentido, o objetivo é discutir como a Geografia ensinada nas escolas acompanha as mudanças ocorridas a partir deste exame. Tais reflexões são baseadas em pesquisa bibliográfica e pesquisas realizadas sobre o ensino escolar na cidade de Rio Branco (AC). O que identificamos é que ainda há um descompasso entre o que é e como é ensinada a Geografia nas escolas e a metodologia de avaliações externas como o ENEM.
PALAVRAS-CHAVE
Ensino de Geografia, Exame Nacional de Ensino Médio.
ENSEÑANZA ESCOLAR Y ENEM EVALUACIÓN: reflexiones sobre la Geografía enseña en las escuelas
RESUMEN
Este artículo presenta algunas reflexiones sobre la educación escolar de Geografía y el Examen Nacional de la Enseñanza Secundaria (ENEM), que pasa a ser la forma de acceso a muchas de las universidades públicas en el país. En este sentido, el objetivo es discutir cómo la geografía se enseña en las escuelas sigue los cambios de este examen. Estas reflexiones se basan en la literatura y la investigación sobre la educación escolar en la ciudad de Río Branco (AC). Lo que hemos identificado es que todavía hay una brecha entre lo que es y cómo se enseña geografía en las escuelas y la metodología de las evaluaciones externas, como ENEM.
PALAVRAS CLAVE
Geografía Educación, Examen Nacional de Enseñanza Secundaria.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).