SPATIAL REPRESENTATIONS OF THE LANDSCAPE THROUGH THE LANGUAGE OF DRAWING
DOI :
https://doi.org/10.46789/edugeo.v13i23.1086Mots-clés :
Ensino, Geografia, Paisagem, Espaço, DesenhoRésumé
Thus, constituting an important category of space, in the classroom the landscape should be investigated by the student as a possibility to effectively know the geographical space. Thus, the design language was used as a teaching-learning methodology in the study of the concept of landscape, by students of the 1st year classes of the Administration and Agriculture courses integrated to the high school of the Instituto Federal de Mato Grosso – Campus Avançado Diamantino. The landscapes were classified as: drawing of the initial concept of landscape; geographical landscape design; landscape transformation design. It is important to point out that landscape designs are analyzed in this work from the understanding that the reflection of objective reality by consciousness is produced in a dynamic, creative and simultaneous way with the transformation imprinted in the concrete space by the exercise of the practical activity of the students. The language of the design is consolidated a possibility of contributing to the students recognizing the existing dynamics in the geographic space, rescuing in the process the previous knowledge and, in this bias, contextualizing, problematizing and constructing the concept of geographical landscape.
Téléchargements
Références
DIAS, E. F.; MAZETTO, F. A importância da paisagem na geografia. Sociedade e Território, v. 26, p. 92-106, 2014.
GOMES, H. Reflexões sobre teoria e crítica em Geografia. Goiânia: Centro Editorial e Gráfico da UFG, 1991.
MARTINS, D.; BIGOTTO, F.; VITIELLO, M. Geografia no cotidiano: ensino médio. Curitiba: Base Editorial, 2016.
MIRANDA, S. L. O lugar do desenho e o desenho do lugar no ensino de Geografia: contribuição para uma geografia escolar crítica. 2005. 169 f. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual Paulista. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/104334. Acesso em: 15 set. 2019.
PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI, T. I.; CACETE, N. H. Para ensinar e aprender geografia. São Paulo: Cortez, 2007.
SAMBATI, L. C.; MALYSZ, S. T. Desenho: uma possibilidade de estudar a paisagem geográfica. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE. Secretaria de Estado da Educação do Paraná, Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE, UNESPAR/FECILCAM, I, 2014. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_fecilcam_geo_artigo_leila_cristina_sambati.pdf. Acesso em: 18 set. 2019.
SANTOS, C. O uso dos desenhos no ensino fundamental: imagens e conceitos. In: PONTUSCHKA, N. N.; OLIVEIRA, A. U. Geografia em perspectiva. São Paulo: Contexto, 2015.
SANTOS, M. Metamorfoses do espaço habitado: fundamentos teóricos e metodológicos da geografia. São Paulo: Hucitec, 1988. Disponível em: https://farofafilosofica.com/2018/01/21/milton-santos-12-livros-em-pdf-para-download/. Acesso em: 10 set. 2019.
______. Técnica Espaço Tempo: globalização e meio técnico-científico informacional. São Paulo: EDUSP, 1994. Disponível em: https://farofafilosofica.com/2018/01/21/milton-santos-12-livros-em-pdf-para-download/. Acesso em: 10 set. 2019.
______. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006. Disponível em: http://files.leadt-ufal.webnode.com.br/200000026-4d5134e4ca/Milton_Santos_A_Natureza_do_Espaco.pdf. Acesso em: 10 set. 2019.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).