As contribuições de John Dewey e Willian Kilpatrick para o desenvolvimento da alfabetização científica e do raciocínio geográfico na Geografia escolar
DOI :
https://doi.org/10.46789/edugeo.v15i25.1530Mots-clés :
Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas, Alfabetização científica, Ensino de Geografia, Metodologias ativas, Geo-InquiryRésumé
Este artigo analisa e discute algumas das principais contribuições de John Dewey e William H. Kilpatrick para o ensino e aprendizagem da Geografia, com ênfase no desenvolvimento da alfabetização científica e do raciocínio geográfico por meio das metodologias ativas de aprendizagem. A pesquisa, baseada em uma revisão narrativa da literatura, está organizada em duas categorias principais: 1- as obras fundamentais de John Dewey (Experiência e Educação e Como Pensamos) e William H. Kilpatrick (The Project Method e Educação para uma Civilização em Mudança), 2- estudos sobre metodologias ativas no ensino de Geografia, com ênfase na Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) e Geo-Inquiry, selecionados em bases de dados como o Education Resources Information Center (ERIC) e na plataforma de periódico da CAPES, acesso via CAFe. Os estudos analisados indicam que metodologias focadas em estratégias investigativas, como a ABRP e Geo-Inquiry, contribuem para a promoção da alfabetização científica e do raciocínio geográfico.
Palavras-chave
Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas; Alfabetização científica; Ensino de Geografia; Metodologias ativas; Geo-Inquiry.
The contributions of John Dewey and Willian Kilpatrick to the development of scientific literacy and geographical reasoning in school Geography
Abstract
This article analyzes and discusses some of the main contributions of John Dewey and William H. Kilpatrick to the teaching and learning of Geography, with an emphasis on the development of scientific literacy and geographic reasoning through active learning methodologies. The research, based on a narrative review of the literature, is organized into two main categories: 1- the fundamental works of John Dewey (Experience and Education and How We Think) and William H. Kilpatrick (The Project Method and Education for a Changing Civilization), 2- studies on active methodologies in the teaching of Geography, with an emphasis on Problem-Based Learning (ABRP) and Geo-Inquiry, selected from databases such as the Education Resources Information Center (ERIC) and the CAPES journal platform, accessed via CAFe. The studies analyzed indicate that methodologies focused on investigative strategies, such as ABRP and Geo-Inquiry, can contribute to the promotion of scientific literacy and geographic reasoning.
Keywords
Problem Based Learning; Geography teaching; Scientific literacy; Active methodologies; Geo-Inquiry.
Las contribuciones de John Dewey y Willian Kilpatrick al desarrollo de la alfabetización científica y el razonamiento geográfico en la Geografía escolar
Resumen
Este artículo analiza y discute algunas de las principales contribuciones de John Dewey y William H. Kilpatrick a la enseñanza y aprendizaje de la Geografía, con énfasis en el desarrollo de la alfabetización científica y el razonamiento geográfico a través de metodologías de aprendizaje activo. La investigación, basada en una revisión narrativa de la literatura, se organiza en dos categorías principales: 1- las obras fundamentales de John Dewey (Experiencia y Educación y Cómo Pensamos) y William H. Kilpatrick (El Método de Proyectos y Educación para una Civilización Cambiante), 2- estudios sobre metodologías activas en la enseñanza de la Geografía, con énfasis en el Aprendizaje Basado en Problemas (ABRP) y el Geo-Inquiry, seleccionados de bases de datos como el Centro de Información de Recursos Educativos (ERIC) y la plataforma de revistas CAPES, a las que se accede vía CAFe. Los estudios analizados indican que las metodologías centradas en estrategias investigativas, como ABRP y Geo-Inquiry, pueden contribuir a la promoción de la alfabetización científica y el razonamiento geográfico.
Palabras clave
Aprendizaje Basado en Problemas; Alfabetización científica; Enseñanza de la Geografía; Metodologías activas; Geo-Inquiry.
Téléchargements
Références
ARAYA, F. A. P.; CAVALCANTI, L. D. S. Desarrollo del pensamiento geográfico: un desafío para la formación docente en Geografía. Revista de geografía Norte Grande, n. 70, p. 51–69, set. 2018. DOI: https://doi.org/10.4067/S0718-34022018000200051
BOTO, C. Um credo pedagógico na democracia escolar: algum traçado do pensamento de John Dewey. Revista Educação, v. 60, n. 3, p. 599-6–19, dez. 2006.
BRASIL, M. DA E. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação: Brasilía, 2017.
CABRAL, C. C. A teoria da investigação de John Dewey: lógica e conhecimento. São Paulo, v. 11, 2014.
CARLI, E. C.; MORAES, J. V. D. Argumentar Cientificamente: perspectivas e investigações para a Geografia escolar. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 10, n. 20, p. 520–540, 31 dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.822
CASTELLAR, S. M. V.; GARRIDO PEREIRA, M.; DE PAULA, I. R. O pensamento espacial e raciocínio geográfico: Considerações teórico- metodológicas a partir da experiência brasileira. Revista de Geografía Norte Grande, n. 81, p. 429–456, 2022. DOI: https://doi.org/10.4067/S0718-34022022000100429
CORDEIRO, A. M. et al. Revisão sistemática: uma revisão narrativa. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, v. 34, n. 6, p. 428–431, dez. 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-69912007000600012
CUNHA, M. V. D. John Dewey e o pensamento educacional brasileiro: a centralidade da noção de movimento. Revista Brasileira de Educação, n. 17, p. 86–99, ago. 2001. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782001000200007
DE MORAIS, J. J. P. O desenvolvimento do raciocínio geográfico por meio do ensino por investigação. Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II, v. 9, n. 18, p. 139–153, 2022. DOI: https://doi.org/10.33025/grgcp2.v9i18.3823
DEWEY, J. Experiência e Educação. 2. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1976.
DEWEY, J. Como pensamos: como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo, uma reexposição. 4. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979.
FERREIRA, E. C.; MORAES, J. V. D. alfabetização científica nas ciências humanas: o início de um diálogo. Cadernos de Pesquisa, v. 52, p. e09212, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/198053149212
GARCIA, J. G., MORAES, J. V. Contextualização do ensino de geografia por meio da aprendizagem baseada na resolução de problemas. Revista Signos Geográficos, 4, 2022, p.1–20. DOI: https://doi.org/10.5216/signos.v4.72286
GREGG, S. M.; LEINHARDT, G. Mapping Out Geography: An Example of Epistemology and Education. Review of Education Research, v. 64, n. 2, p. 311–361, 1994. DOI: https://doi.org/10.3102/00346543064002311
HOLBROOK, J.; RANNIKMAE, M. The Meaning of Scientific Literacy. International Journal of Environmental & Science Education, Special Issue on Scientific Literacy. v. 4, n. n3, p. 275–288, jul. 2009.
KILPATRICK, W. H. The project method: the use of the purposeful act in the educative process. 11. ed. New York: Teachers College, Columbia University, 1918.
KILPATRICK, W. H. Educação para uma civilização em mudança. 16. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1978.
LIMA, R. P. G. DE et al. Iniciação científica com ensino médio: a aprendizagem baseada em problemas como forma de investigação geográfica. Geografia, ensino & pesquisa, v. 26, p. e22, 2022. DOI: https://doi.org/10.5902/2236499467519
MARTINS, E. DA C.; MORAES, J. V. DE. A Alfabetização científica e o Ensino por investigação: Possibilidades para o ensino de Geografia. Anais do Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia, n. XV, 2023.
MORAES, J. V. As pesquisas em ensino de Geografia no Brasil: Para onde devemos ir? Signos Geográficos, v. 1, 2019.
MORAES, J. V. D. A alfabetização científica, a resolução de problemas e o exercício da cidadania: uma proposta para o ensino de geografia. Doutorado em Educação. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2010.
MORAIS, J. J. P. DE. Ensino de Geografia por investigação: raciocínio geográfico e espacialidade do fenômeno. Mestrado em Geografia. Belo Horizonte: UFMG, 2022.
OBERLE, A. et al. Geo-Inquiry: Informed Action to Make Our World a Better Place. The Geography Teacher, v. 16, n. 4, p. 170–178, 2 out. 2019. DOI: https://doi.org/10.1080/19338341.2019.1662467
OBERLE, A. Advancing Students Abilities through the Geo-Inquiry Process. Journal of Geography, v. 119, n. 2, p. 43–54, 3 mar. 2020. DOI: https://doi.org/10.1080/00221341.2019.1698641
PALACIOS, F. A.; OBERLE, A. Proyecto Geo-inquiry: aportes conceptuales y didácticos para el razonamiento geográfico. Didáctica Geográfica, n. 24, p. 113–134, 15 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.21138/DG.658
PEREIRA, C. M. R. B.; CASTELLAR, S. M. V. Fundamentos do raciocínio geográfico e educação geográfica brasileira. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 14, n. 24, p. 05–30, 6 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v14i24.1478
PINTO, I. C. V. D. O.; LIMA, R. P. G. D.; MENDES, R. A. Ensino de Cartografia e aprendizagem baseada em problemas: a construção de pesquisas em Geografia no âmbito do PIBIC - Ensino Médio. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 14, n. 24, p. 05–31, 12 abr. 2024. DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v14i24.1322
RETTER, H. The Centenary of William H. Kilpatrick’s “Project Method“: A Landmark in Progressive Education Against the Background of American-German Relations After World War I. International Dialogues on Education Journal, v. 5, n. 2, 27 nov. 2018. DOI: https://doi.org/10.53308/ide.v5i2.69
RIBEIRO, E. J.; FELIZARDO, S. A. Revisitando W. Kilpatrick e seus contributos visionários para a pedagogia na atualidade. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, p. 070–075, 17 dez. 2017. DOI: https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.06.2255
RIBEIRO, P. A. da S., MORAIS, J. J. P. de, CARRIERI, R. A. M., & ROQUE ASCENÇÃO, V. de O. Precisamos falar sobre os conteúdos no ensino de Geografia. Revista Signos Geográficos, 7, 1–21, 2025. https://doi.org/10.5216/signos.v7.80818 DOI: https://doi.org/10.5216/signos.v7.80818
RODRIGUES, A. B. S. Aprendizagem baseada na resolução de problemas: um caminho para a aprendizagem significativa e o pensamento reflexivo no ensino técnico. Mestrado em Educação. Guarulhos: UNIFESP, 2022.
RODRIGUES, P. B. Categorias do raciocínio geográfico e níveis de conhecimento: o uso de indicadores de alfabetização geográfica no Ensino Médio. Dissertação de Mestrado. Guarulhos: UNIFESP, 2018.
SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. DE. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, v. 16, n. 1, p. 59–77, 2011.
SERVANT‐MIKLOS, V. F. C.; NORMAN, G. R.; SCHMIDT, H. G. A Short Intellectual History of Problem‐Based Learning. The Wiley Handbook of Problem‐Based Learning, p. 3–24, 2019. DOI: https://doi.org/10.1002/9781119173243.ch1
SILVEIRA, M. L. Uma situação Geográfica: do método à metodologia. Revista TERRITÓRIO, v. ano IV, n. 6, jun. 1999.
SPERANDIO, T. M.; MORAES, J.V. Desafios e potencialidades do ensino de geografia no ensino médio por meio da análise descritiva da literatura. In: Anais 8º Encontro Regional de Ensino de Geografia. Universidade Estadual de Campinas. 2023, p.107-119.
SUTINEN, A. Two Project Methods: Preliminary observations on the similarities and differences between William Heard Kilpatrick’s project method and John Dewey’s problem-solving method. Educational Philosophy and Theory, v. 45, n. 10, p. 1040–1053, out. 2013. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1469-5812.2011.00772.x
VIEIRA, N.A.S ; MORAES, J. V. . O interesse e a observação no processo de alfabetização científica em Geografia. In: X Fórum Nacional NEPEG, 2020, Goiânia. Anais do X Fórum Nacional NEPEG de Formação de Professores de Geografia, número 4. Goiânia: Núcleo de Ensino e Pesquisa em Educação Geográfica. 2020, p. 1265-1275.
ZANATTA, B. A. Contribuições da filosofia educacional de John Dewey para a Geografia escolar brasileira. Educativa, v. 16, n. 1, p. 47–64, jun. 2013.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).