CHARGE NO ENSINO DE GEOGRAFIA: experiência no 13º Salão do livro do Piauí - SALIPI
Mots-clés :
Geografia. Ensino de Geografia. Charge. SALIPIRésumé
Este ensaio se constitui em uma reflexão sobre a utilização da charge como recurso didático no ensino de geografia, pois surgiu a partir das experiências vivenciadas na oficina de Educação Patrimonial realizada no 13º SALÃO DO LIVRO DO PIAUÍ - SALIPI. Desse modo, a oficina de Charge utilizou como referência obras relacionadas ao tema em questão a exemplo de: Alves (2013), Callai (2012), Cavalcanti (2002, 2012), Mendes (2012), além de outros que discutem o ensino de geografia e a utilização da charge no ensino e aprendizagem dessa ciência. Os procedimentos metodológicos foram compostos pela revisão do referencial teórico, com o propósito de apresentar a contribuição dos autores para fundamentar a ação desenvolvida na oficina e na análise dos procedimentos e dados obtidos na mesma.
Palavras-chave
Geografia, Ensino de Geografia, Charge, SALIPI, Piauí.
CHARGE IN GEOGRAPHY TEACHING: experience in the 13th Hall of the Piauí Book - SALIPI
Abstract
This paper becomes a reflection on the use of the charge as a teaching resource in teaching geography. Emerged from the experiences lived in the workshop of Heritage Education held on the 13th Salão do Livro do Piauí - SALIPI. The Charge workshop used as reference works related to the theme in question sample: Alves (2013), Callai (2012), Cavalcanti (2002, 2012), Mendes (2012), among others discussing the geography teaching and use of the charge in the teaching and learning of this science. The methodological procedures were composed by theoretical review, in order to present the contribution of the authors to support the action developed in the workshop and in the analysis of processes and data in the same.
Keywords
Geography, Geography teaching, Charge, SALIPI, Piauí.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).