Atuações de políticas de alunos e professores em escola públicas do Estado de São Paulo

construindo práticas discursivas insurgentes no Ensino Médio

Autori

  • Renan Pessina Gonçalves de Lima Universidade Estadual de Campinas
  • Rafael Straforini Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v15i25.1563

Parole chiave:

Ensino Médio, Itinerários Formativos, Políticas Educacionais, Cotidiano Escolar, Ensino de Geografia

Abstract

O artigo tem por objetivo explorar as atuações políticas de resistência de alunos e professores frente a reforma do "Novo" Ensino Médio, utilizando a Teoria do Discurso e as Atuações Políticas como ferramentas analíticas. A partir de observações de campo e entrevistas com professores e alunos do Ensino Médio em duas escolas públicas localizadas em Campinas-SP, destacam-se as formas de resistência, como a subversão dos itinerários formativos e a criação de cursinho pré-vestibular. Professores e alunos demonstram uma percepção crítica dos impactos negativos da reforma, defendendo a preservação de uma educação mais abrangente e disciplinarizada. O estudo sublinha a importância de compreender as reformas educacionais como processos enraizados em práticas sociais e interações cotidianas. Como conclusão, as atuações políticas de resistência dos professores e alunos não apenas desafiam as mudanças estruturais, mas também influenciam o debate público e moldam os significados atribuídos à educação. A análise revela as disputas dos sentidos de escola e conhecimento geográfico escolar a partir das práticas dos sujeitos escolares, destacando o compromisso coletivo com uma educação mais justa e formativa.

Palavras-chave

Ensino Médio; Itinerários Formativos; Políticas Educacionais; Cotidiano Escolar; Ensino de Geografia

 

Student and teacher policy actions in public schools in the State of São Paulo: building insurgent discursive practices in High School

Abstract

The article explores the political acts of resistance by students and teachers against the "New" High School reform, using Discourse Theory and Political Actions as analytical tools. Based on field observations and interviews with high school teachers and students in two public schools located in Campinas-SP, such as the subversion of formative itineraries and the creation of preparatory courses to undergraduate courses. Teachers and students demonstrate a critical perception of the negative impacts of the reform, advocating for the preservation of a more comprehensive and traditional education. As the conclusion, the study emphasizes the importance of understanding educational reforms as processes rooted in social practices and daily interactions. The political acts of resistance by teachers and students not only challenge structural changes but also influence public debate and shape the meanings attributed to education. The analysis reveals the disputes over the meanings of school and school geographic knowledge based on the practices of school community, highlighting the collective commitment to a fairer and more formative education.

Keywords

High School; Training Itineraries; Educational Policies; Daily School Life; Geographic Education.

 

Acciones políticas estudiantes y docentes en las escudelas públicas el Estado de São Paulo: construyendo prácticas discursivas insurgentes en la Enseñanza Media

Resumen

Este artículo explora la resistencia política de estudiantes y docentes ante la "Nueva" reforma de la Educación Secundaria, utilizando la Teoría del Discurso y las Acciones Políticas como herramientas analíticas. A partir de observaciones de campo y entrevistas con docentes y estudiantes de secundaria de dos escuelas públicas de Campinas, São Paulo, se destacan formas de resistencia, como la subversión de los itinerarios educativos y la creación de un curso de preparación universitaria. Docentes y estudiantes demuestran una percepción crítica de los impactos negativos de la reforma, abogando por la preservación de una educación más integral y disciplinada. El estudio enfatiza la importancia de comprender las reformas educativas como procesos arraigados en las prácticas sociales y las interacciones cotidianas. La resistencia política de docentes y estudiantes no solo desafía los cambios estructurales, sino que también influye en el debate público y moldea los significados atribuidos a la educación. El análisis revela las disputas sobre los significados de la escuela y el conocimiento geográfico escolar a partir de las prácticas de los sujetos escolares, destacando el compromiso colectivo con una educación más justa y formativa.

Palabras clave

Educación Secundaria; Itinerarios Educativos; Políticas Educativas; Vida Cotidiana en la Escuela; Enseñanza de la Geografía

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

ALBUQUERQUE, M. A. [et al]. Manifesto: Crítica às reformas neoliberais: prólogo do ensino de geografia. Marília: Lutas Anticapital, 2021.

BALL, S. J; MAGUIRE, M; Braun, A. Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Novo Ensino Médio - perguntas e respostas. Site Oficial: Brasília. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=40361 . Acesso em 20 jul. 2023.

CABRAL, T. M.; CECIM, J. S. R.; STRAFORINI, R. A realidade do aluno como tradição pedagógica em disputa na geografia escolar (1920-2020). Revista Brasileira de História da Educação, v. 21, p. 1-22, 2021. https://doi.org/10.4025/rbhe.v21.2021.e184 DOI: https://doi.org/10.4025/10.4025/rbhe.v21.2021.e184

CECIM, J. S. R.; STRAFORINI, R. O conhecimento geográfico escolar e as articulações entre a realidade do aluno e o conteúdo de atualidades. Boletim Goiano de Geografia, v. 42, p. 1-20, 2022. https://doi.org/10.5216/bgg.v42.64578 DOI: https://doi.org/10.5216/bgg.v42.64578

COSTA, H. H. C.; RODRIGUES, P. F.; STRIBEL, G. P. Teoria Curricular e Geografia: convites à reflexão sobre a BNCC. Revista Brasileira de Educação em Geografia, [S. l.], v. 9, n. 17, p. 86–108, 2019. https://doi.org/10.46789/edugeo.v9i17.578 DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v9i17.578

DIAS, G. K. O pensamento espacial e o raciocínio geográfico na construção da identidade do professor de Geografia. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Geografia). Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências. Campinas, 2022.

DINIZ, V.; STRAFORINI, R. Currículo de Geografia de Timor-Leste: língua portuguesa como estratégia geopolítica e a significação de uma identidade nacional recente. Currículo Sem Fronteiras, v. 22, p. 1-20, 2022. http://curriculosemfronteiras.org/vol22articles/diniz-straforini.pdf DOI: https://doi.org/10.35786/1645-1384.v22.1663

ERMANI, G. Disputas em torno do sentido de qualidade educacional no currículo do Estado de São Paulo: os cadernos de Geografia e as práticas docentes. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências. Campinas, 2019

FREITAS, A. F; ZAN, D.; DA SILVA, F. D.; MOIMAZ, R. S. Primeiros passos da reforma do Ensino Médio em São Paulo: o caso da rede regular de ensino. In: KRAWCZYK, N; ZAN, D. (org.) A Reforma do Ensino Médio em São Paulo: A continuidade do projeto neoliberal. 1. ed. Belo Horizonte: Fino Traço, 2022. p.45-77.

FREITAS, A. S. F. de. Base nacional comum para a formação inicial de professores da educação básica: uma análise geográfica para políticas educacionais no território. Tese (doutorado em Geografia), Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências. Campinas, 2023.

GIORDANI, A. C. C.; GIROTTO, E. D.. A educação pública como um direito territorial: notas para o debate. In: OLIVEIRA, Márcio Pinõn de; HAESBAERT, Rogério; RODRIGUES, Juliana Nunes. (Org.). Ordenamento territorial urbano-regional: territórios e políticas. Rio de Janeiro: Consequência, p. 251-272, 2021.

GOMES, M. V. S. Geografias da Educação: em defesa de um subcampo e pela construção de um outro olhar para a educação escolar. 2023. Tese (Doutorado em Geografia) - Programa de Pós-Graduação em Geografia, UFRJ, Rio de Janeiro, 2023.

GOULART, D. C.; ALENCAR, F. Inova Educação na rede estadual paulista: programa empresarial para formação do novo trabalhador. Germinal: Marxismo e Educação em debate, v.13, n.1, p.337-366, 2021. https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/43759

JORDAO, G. F.; STRAFORINI, R. Ensino de geografia, cidadão e cidadania: disputas discursivas na Base Nacional Comum Curricular. GEO UERJ, v. 43, p. 1-21, 2023. ENSINO DE GEOGRAFIA, CIDADÃO E CIDADANIA: disputas discursivas na Base Nacional Comum Curricular | Geo UERJ

LACLAU, E. A razão populista. São Paulo: Três Estrelas, 2013.

LACLAU, E. Emancipação e diferença. Rio de Janeiro: Eduerj, 2011.

LACLAU, E; MOUFFE, C. Hegemonia e estratégia socialista: por uma política democrática radical. São Paulo: Intermeios, 2015.

LIMA, Renan Pessina Gonçalves de. Os sentidos discursivos da disciplina de geografia: a atuação política de docentes e alunos frente à "reforma" do Ensino Médio nas escolas estaduais PEI do município de Campinas-SP. 2024. Dissertação (mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: 20.500.12733/21409. Acesso em: 15 ago. 2025. https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2024.1398864 DOI: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2024.1398864

LIMONGI, F. Operação impeachment: Dilma Rousseff e o Brasil da Lava Jato. São Paulo: Todavia, 2023.

LOPES, A. C.; MACEDO, E. Teorias de Currículo. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2011. v. 1. 279p.

MENDES, R. A.; STRAFORINI, R. Articulações discursivas em torno do significante juventude. Boletim Campineiro de Geografia, v. 12, p. 287-304, 2023. https://publicacoes.agb.org.br/boletim-campineiro/article/view/2869 DOI: https://doi.org/10.54446/bcg.v12i2.2869

MENDONÇA, D. de. Pensando (com Laclau) os limites da democracia. In: LOPES, A. C.; MENDONÇA, D. (orgs). A Teoria do Discurso de Ernesto Laclau: ensaios críticos e entrevistas. São Paulo: Annablume, 2015, p. 73-92.

MENDONÇA, D. de; RODRIGUES, L. P. Em torno de Ernesto Laclau: pós-estruturalismo e teoria do discurso. In: MENDONÇA, D; RODRIGUES, L. P. (orgs). (Org.) Pós-estruturalismo e Teoria do Discurso: em torno de Ernesto Laclau. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2014. p.27-46.

PANUTTO, S. R. Os Cadernos do Estado de São Paulo como contexto de produção de currículo no ensino de geografia: desvelando ambivalências entre a proposta e uso de tecnologias educacionais. Dissertação (Mestrado em Geografia). Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências. Campinas, 2017.

PIOLLI, E.; SALA, M. O Novotec e a implementação da reforma do Ensino Médio na rede estadual paulista. Crítica Educativa, Sorocaba, v. 5, n. 1, p. 183-198, 2019. https://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/article/view/424

PIOLLI, E; SALA, M. A Reforma do Ensino Médio e as Reformas Empresariais na educação. Eccos Revista Científica (ONLINE), v. 1, p. 1-20, 2022. https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/23197 DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n62.23197

SANTOS, I. S.; STRAFORINI, R. Estágio supervisionado em Geografia: questões curriculares e antagonismos na construção do saber geográfico docente em formação. Revista Terra Livre, v. 2, p. 292-324, 2019. https://publicacoes.agb.org.br/index.php/terralivre/article/view/1533 DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2018.1533

SANTOS, W. G. dos. A democracia impedida: o Brasil no século XXI. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2017.

SÃO PAULO (Estado). Currículo Paulista: Etapa do Ensino Médio. São Paulo: Secretaria da Educação; Secretaria de Desenvolvimento Econômico, 2020.

SHIROMA, E. O. Redes, experts e a internacionalização de políticas educacionais. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 5, p. 1-22, 5 dez. 2019. https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/14425 DOI: https://doi.org/10.5212/retepe.v.5.14425.003

TERAMATSU, G. Políticas Públicas Educacionais são eventos Geográficos: uma contribuição à Geografia da Educação. In: STRAFORINI, R.; CABRAL, T,M.; CECIM, J.; FREITAS, A; TERAMATSU, G.. (orgs.). Políticas Educacionais e Ensino de Geografia: Sentidos de currículo, práticas e formação docente. Jundiaí, Paco Editorial, 2020.

Pubblicato

2025-10-26

Come citare

Lima, R. P. G. de, & Straforini, R. (2025). Atuações de políticas de alunos e professores em escola públicas do Estado de São Paulo: construindo práticas discursivas insurgentes no Ensino Médio. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 15(25), 05–30. https://doi.org/10.46789/edugeo.v15i25.1563