DOIS MOMENTOS NA HISTÓRIA DA GEOGRAFIA ESCOLAR: a geografia clássica e as contribuições de Delgado de Carvalho

Autori

  • Maria Adailza Martins de Albuquerque UFPB

Parole chiave:

Geografia Escolar, Metodologia do Ensino de Geografia, História das Disciplinas Escolares

Abstract

A partir da perspectiva teórica da história das disciplinas escolares, buscamos compreender o percurso histórico dessa disciplina analisando a relação entre a escola e a academia, admitindo que a relação entre essas duas instituições se configura por trocas, e não somente por determinações da segunda à primeira, mas numa dinâmica de mão dupla, de câmbios. Neste texto, destacaremos dois momentos na história desta disciplina escolar no Brasil. O primeiro, correspondendo à constituição do saber escolar geográfico e institucionalização da disciplina e o segundo, aos impactos provocados pelas ideias de geografia moderna ou científica atreladas às inovações pedagógicas propostas pela escola nova, especialmente trazidas pelo professor Carlos Miguel Delgado de Carvalho.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Maria Adailza Martins de Albuquerque, UFPB

Professora do Departamento de Metodologia da Educação da Universidade Federal da Paraíba.

Pubblicato

2011-12-20

Come citare

Martins de Albuquerque, M. A. (2011). DOIS MOMENTOS NA HISTÓRIA DA GEOGRAFIA ESCOLAR: a geografia clássica e as contribuições de Delgado de Carvalho. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 1(2), 19–51. Recuperato da https://www.revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/29