GEOGRAFIA E LIBRAS:

os desafios do processo de ensino e aprendizagem em Fortaleza/Ceará

Autores

  • Francisco Elias da Silva Filho SEDUC-Ceará
  • Tereza Sandra Loiola Vasconcelos UECE

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.1116

Resumo

Este artigo discute sobre o processo de ensino e aprendizagem em Geografia para estudantes surdos e estudantes ouvintes da Escola Estadual de Educação Profissional Joaquim Nogueira, localizada em Fortaleza, estado do Ceará, refletindo sobre a importância da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) nessa escola de proposta inclusiva. Durante pesquisa de campo, realizamos entrevistas com o professor de Geografia, com uma intérprete de Libras, estudantes surdos e estudantes ouvintes, em que obtivemos os dados para discussão na pesquisa. Como resultados, percebemos a importância da Libras nas relações existentes em sala de aula. Além da importância dessa língua, os estudantes evidenciaram que as metodologias que valorizam recursos visuais contribuem significativamente para a construção do conhecimento geográfico.

Palavras-chave

Ensino de Geografia, Libras, Estudantes ouvintes, Estudantes surdos, Recursos Visuais.

 

GEOGRAPHY AND LIBRAS: the challenges of the process of teaching in Fortaleza/Ceará

Abstract

This article discusses the process of teaching and learning Geography to deaf and to hearing students at Escola Estadual de Educação Profissional Joaquim Nogueira, located at Fortaleza, Ceara State, reflecting about the Brazilian sign language (LIBRAS) importance at this inclusive proposal school. During the field research, we interviewed the geography teacher, a Libras interpreter, deaf students and hearing students and we acquired data to the present research discussion. As result, we realized the Libras’ importance on the relationships at classroom. Asides the importance of this language, students evidenced that methodologies that valorizes visual resources, significantly contributes to geographical knowledge construction.

Keywords

Geography teaching, Libras, Hearing students, Deaf students, Visual Resources.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-10-25

Como Citar

Silva Filho, F. E. da ., & Vasconcelos, T. S. L. . (2021). GEOGRAFIA E LIBRAS:: os desafios do processo de ensino e aprendizagem em Fortaleza/Ceará. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 11(21), 05–24. https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.1116