Educação geográfica para as juventudes

sentidos e significados

Autores

  • Priscylla Karoline de Menezes Universidade Federal do Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v15i25.1526

Palavras-chave:

Educação geográfica, Ensino de Geografia, Jovem do campo

Resumo

 

Esse artigo é parte da reflexão realizada para/na mesa redonda intitulada Educação Geográfica para juventudes: sentidos e significados, realizada no terceiro dia do XVI Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia. Com o objetivo de refletir sobre a temática da juventude, destacando o olhar para a educação geográfica fomos convidados a organizar uma fala; sendo assim, me detive a falar e especialmente sobre o jovem do campo na contemporaneidade e a educação geográfica. Reflexão que objetivo apresentar neste texto. A partir de uma discussão teórica, demonstramos que a juventude é uma temática que veio se consolidando como urgente nas últimas décadas, nas Ciências Humanas e Sociais, especialmente por suas múltiplas faces. Nesse sentido, uma educação geográfica poderosa é compreender os jovens do campo como parte de seus sujeitos, entender o histórico de suas abordagens e pensar como a escola pode auxiliá-lo refletir sobre os sujeitos e seus espaços de vivência, para uma efetiva construção do conhecimento geográfico.

Palavras-chave

Educação geográfica; Ensino de Geografia; Jovem do campo.

 

Geographic education for youth: meanings and significance

Abstract

This article is part of the reflection carried out for/at the round table entitled Geographic Education for youth: senses and meanings, held on the third day of the XVI National Meeting of Geography Teaching Practice. With the aim of reflecting on the theme of youth, highlighting the perspective on geographic education, we were invited to organize a speech; Therefore, I stopped to talk and especially about contemporary rural youth and geographic education. Reflection that aims to present in this text. From a theoretical discussion, we demonstrate that youth is a topic that has been consolidating itself as urgent in recent decades, in the Human and Social Sciences, especially due to its multiple faces. In this sense, a powerful geographic education is to understand rural young people as part of their subjects, understand the history of their approaches and think about how the school can help them reflect on the subjects and their living spaces, for an effective construction of geographic knowledge.

Keywords

Geographic education; Teaching Geography; Young man from the countryside.

 

Educación geográfica para jóvenes: sentidos y significados

Resumen

Este artículo forma parte de la reflexión realizada para/en la mesa redonda Educación Geográfica para jóvenes: sentidos y significados, realizada en el tercer día del XVI Encuentro Nacional de Práctica Docente de Geografía. Con el objetivo de reflexionar sobre el tema de la juventud, resaltando la perspectiva de la educacin geográfica, fuimos invitados a organizar una charla; Por eso, me detuve a hablar y especialmente de la juventud rural contemporánea y de la educación geográfica. Reflexión que pretende presentar en este texto. A partir de una discusión teórica, demostramos que la juventud es un tema que se ha ido consolidando como urgente en las últimas décadas, en las Ciencias Humanas y Sociales, especialmente por sus múltiples caras. En este sentido, una educación geográfica poderosa pasa por comprender a los jóvenes rurales como parte de sus sujetos, comprender la historia de sus enfoques y pensar cómo la escuela puede ayudarlos a reflexionar sobre los sujetos y sus espacios de vida, para una construcción efectiva del conocimiento geográfico. 

Palabras clave

Educación geográfica; Enseñanza de Geografía; Joven del campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Lei Federal nº 12.852, de 5 de agosto de 2013. Institui o Estatuto da Juventude. Brasília, DF.

CALLAI, H. C. (org.). Educação geográfica: reflexão e prática. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011.

CARNEIRO, M. J. O ideal urbano: campo e cidade no imaginário de jovens rurais. In: SILVA, F. C. T.; SANTOS, R.; COSTA, L. F. C. Mundo rural e política: ensaios interdisciplinares. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

CARVALHO, M. A. de. A prática docente: subsídios para uma análise crítica. In: SOBRINHO, J. A. C. M; CARVALHO, M. A. (orgs.). Formação de professores e práticas docentes: olhares contemporâneos. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

CASTRO, E. G. et al. Os jovens estão indo embora?: juventude rural e a construção de um ator político. Rio de Janeiro: Mauad X; Seropédica; EDUR, 2009.

CASTROGIOVANNI, A. C. et al. Ensino de Geografia: Práticas e textualizações no cotidiano. 7. ed. Porto Alegre: Mediação, 2009.

CAVALCANTI, L. S. Juventudes, Ensino de Geografia e Formação/Atuação Cidadãs. In: OLIVEIRA, V. H. N. (org.). Geografias das Juventudes. Porto Alegre, RS: GEPJUVE, 2023.

CAVALCANTI, L. S. A geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas: Papirus, 2008.

CAVALCANTI, L. S. Geografia escolar e a busca de abordagens teórico/práticas para realizar sua relevância social. In: SILVA, E.I. da; PIRES, L.M. (orgs.) Desafios da didática de geografia. Goiânia: Ed. da PUC Goiás, 2013.

CAVALCANTI, L. S. Jovens escolares e suas práticas espaciais cotidianas: o que tem isso a ver com as tarefas de ensinar Geografia? In: CALLAI, H. C. (org.). Educação geográfica: reflexão e prática. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011.

CAVALCANTI, L. S. O Ensino de geografia na escola. Campinas, SP: Papirus, 2012.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo Brasileiro de 2020. Brasília: IBGE, 2020.

MENEZES, P. K. Os cursos de Licenciatura em Educação do Campo no estado de Goiás e suas relações com os conhecimentos geográficos. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Goiás, Instituto de Estudos Socioambientais (Iesa), Programa de Pós-Graduação em Geografia, Goiânia, 2018.

RIZZINI, I. et al. Percepções dos jovens sobre a influência dos adultos em seus processos de engajamento político-social. In: GUIMARÃES, M. T. C.; SOUSA, S. M. G. (Orgs.). Juventude e contemporaneidade: desafios e perspectivas. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos; Goiânia: Editora UFG: Cânone Editorial, 2009.

Publicado

2025-06-20

Como Citar

Menezes, P. K. de. (2025). Educação geográfica para as juventudes: sentidos e significados. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 15(25), 05–17. https://doi.org/10.46789/edugeo.v15i25.1526