POR UMA GEOGRAFIA VIVENCIADA

IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS DE CAMPO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA

Autores

  • Israel Rodrigues Bezerra Universidade Federal do Ceará
  • Francisco Amaro Gomes de Alencar Universidade Federal do Ceará
  • Daniel Gadelha de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.824

Resumo

Este texto tem como objetivo apresentar uma concepção de práticas de campo e sua função na formação de professores de Geografia. A história dos cursos de formação de professores, junto com as bases legais que regem o currículo e o sistema de ensino superior demonstra a existência de uma relação integrada entre os momentos de campo e o processo de formação de geógrafos que atuarão em sala de aula. A identificação desta relação propicia um caminho de construção da sistematização das práticas de campo, para que seja gerada uma concepção fundamentada teórico-metodologicamente. Os momentos de constituição das práticas de campo, planejamento, execução e avaliação integram os processos de aula e trabalho. A compreensão é gerada a partir do entendimento do sistema de relações estabelecido. O campo oferece na formação de professores de Geografia dinamicidade, integração universidade-sociedade e riqueza no ensino e aprendizagem através dos momentos do desvendar-mundo pela ótica da ciência geográfica.

 

Palavras-chaves: Formação de professores. Práticas de campo. Método de pesquisa em Geografia. Ensino de Geografia.

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Biografias Autor

Israel Rodrigues Bezerra, Universidade Federal do Ceará

Estudante do curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará.

Francisco Amaro Gomes de Alencar, Universidade Federal do Ceará

Professor do Departamento de Geografia e do Programa de P´ós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará.

Daniel Gadelha de Oliveira

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Ceará, Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Fderal do Ceará (PRODEMA-UFC).

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Rodrigues Bezerra, I., Gomes de Alencar, F. A., & Gadelha de Oliveira, D. (2020). POR UMA GEOGRAFIA VIVENCIADA: IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS DE CAMPO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA . Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 10(20), 337–356. https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.824