Os componentes físico-naturais e a Geografia Escolar no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v13i23.1246Palavras-chave:
Ensino Médio, Componentes Físico-naturais, BNCC, Currículo do Estado do Piauí, Ensino de GeografiaResumo
Na Educação Básica, o que se ensina não é Geografia Física ou Geografia Humana, mas sim Geografia. Este entendimento permeia este trabalho, que é parte de uma pesquisa que tem como objetivo analisar se a condição para o ensino de Geografia contribuir para o desenvolvimento do pensamento geográfico no Ensino Médio e ter significado para o educando, é trabalhar de forma integrada os componentes físico-naturais com os sociais. O estudo de temáticas relacionadas a componentes como relevo, solo, vegetação, água, clima e rochas não podem ser trabalhadas de forma fragmentada, precisam estar relacionadas entre si e com os aspectos sociais. Assim, faz-se necessário uma visão integrada, ou seja, levarmos em consideração a forma como a sociedade se organiza e, em especial, a forma como ela produz e é produto do espaço geográfico. Trabalhamos aqui em sintonia com Morais e Roque Ascenção (2021), entendendo relevo, clima, vegetação, solo e hidrografia associados à concepção de componentes físico-naturais. A partir de um levantamento bibliográfico que teve como base os estudos de Roque Ascenção (2009), Morais (2011b), Suertegaray (2018) e Morais e Roque Ascenção (2021), analisamos como o estudo dos componentes físico-naturais está ocorrendo no ensino de Geografia e, em seguida, como esses componentes são abordados nos documentos oficiais, especialmente na Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2017b) e no Currículo para o Ensino Médio do Estado do Piauí (PIAUÍ, 2021a).
Palavras-chave
Ensino de Geografia, Ensino Médio, Componentes físico-naturais, BNCC, Currículo do Estado do Piauí.
The physical-natural components and school Geography in High School
Abstract
In Basic Education, what is taught is not Physical Geography or Human Geography, but Geography. This understanding permeates this work, which is part of a research that aims to analyze whether the condition for Teaching Geography contributes to the development of geographic thinking in high school and has meaning for the student, is to work in an integrated way the physical-natural components with the social one. The study of themes related to components such as relief, soil, vegetation, water, climate and rocks cannot be worked in a fragmented way, they need to be related to each other and to social aspects. Thus, an integrated vision is needed, that is, to take into account the way society is organized and, in particular, the way it produces and is a product of geographical space. We work here in tune with Morais and Roque Ascenção (2021), understanding relief, climate, vegetation, soil and hydrography associated with the design of physical-natural components. Based on a bibliographic survey, which was based on the studies of Roque Ascenção (2009), Morais (2011), Suertegaray (2018) and Morais and Roque Ascenção (2021), we analyzed how the study of the physical-natural components is occurring in the teaching of Geography and then how these components are addressed in the official documents, especially in the BNCC and curriculum for high school in the State of Piauí.
Keywords
Geography Teaching, High School, Physical-Natural Components, BNCC, Curriculum of the State of Piauí.
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