O ensino de Geografia e conhecimento poderoso
reflexões a partir do XVI ENPEG
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v15i25.1559Keywords:
Formação docente, Conhecimento poderoso, Educação geográficaAbstract
O presente dossiê apresenta uma seleção de trabalhos decorrentes do XVI Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia (ENPEG), realizado em 2024 na Universidade de São Paulo, que reuniu pesquisadores, professores e estudantes de todo o Brasil e do exterior. As produções reunidas evidenciam a vitalidade e diversidade das pesquisas em Educação Geográfica, abordando temas como currículo, formação docente, juventudes, alfabetização científica, tecnologias, cartografia, povos indígenas e educação para riscos. O eixo articulador das discussões foi a noção de “conhecimento poderoso” (Michael Young), adaptada ao ensino de Geografia e enriquecida por perspectivas brasileiras, que enfatiza a importância de um saber disciplinar rigoroso, socialmente relevante e emancipador. Dialogando com referenciais como o Pedagogical Content Knowledge (PCK) de Shulman, os textos demonstram como a Geografia escolar pode integrar teoria e prática, conteúdos acadêmicos e experiências cotidianas, favorecendo a leitura crítica do mundo e a formação cidadã. Ao articular reflexões teóricas e relatos de práticas pedagógicas, o dossiê reafirma o compromisso do ensino de Geografia com a justiça social, a democracia e a sustentabilidade.
Palavras-chave
Formação docente, conhecimento poderoso, educação geográfica.
Geography Education and Powerful Knowledge: reflections from the 16th ENPEG
Abstract
This dossier presents a selection of works resulting from the XVI National Meeting of Geography Teaching Practice (ENPEG), held in 2024 at the University of São Paulo, which brought together researchers, teachers and students from all over Brazil and abroad. The collected productions highlight the vitality and diversity of research in Geographic Education, addressing topics such as curriculum, teacher training, youth, scientific literacy, technologies, cartography, indigenous peoples and risk education. The articulating axis of the discussions was the notion of “powerful knowledge” (Michael Young), adapted to the teaching of Geography and enriched by Brazilian perspectives, which emphasizes the importance of rigorous, socially relevant and emancipatory disciplinary knowledge. Dialoguing with references such as Shulman's Pedagogical Content Knowledge (PCK), the texts demonstrate how school Geography can integrate theory and practice, academic content and everyday experiences, favoring a critical reading of the world and citizenship formation. By articulating theoretical reflections and reports of pedagogical practices, the dossier reaffirms the commitment of Geography teaching to social justice, democracy and sustainability.
keywords
Teacher training; Powerful knowledge; Geographic education.
Enseñanza de la Geografía y Conocimiento Poderoso: reflexiones a partir del XVI ENPEG
Resumen
Este dossier presenta una selección de trabajos resultantes del XVI Encuentro Nacional de Práctica Docente de Geografía (ENPEG), realizado en 2024 en la Universidad de São Paulo, que reunió a investigadores, docentes y estudiantes de todo Brasil y del exterior. Las producciones recopiladas resaltan la vitalidad y diversidad de la investigación en Educación Geográfica, abordando temas como currículo, formación docente, juventud, alfabetización científica, tecnologías, cartografía, pueblos indígenas y educación en riesgo. El eje articulador de las discusiones fue la noción de “saber poderoso” (Michael Young), adaptado a la enseñanza de la Geografía y enriquecido por las perspectivas brasileñas, que enfatiza la importancia de conocimientos disciplinares rigurosos, socialmente relevantes y emancipadores. Dialogando con referentes como el Conocimiento Pedagógico del Contenido (PCK) de Shulman, los textos demuestran cómo la Geografía escolar puede integrar teoría y práctica, contenidos académicos y experiencias cotidianas, favoreciendo una lectura crítica del mundo y la formación de ciudadanía. Al articular reflexiones teóricas e informes de prácticas pedagógicas, el dossier reafirma el compromiso de la enseñanza de la Geografía con la justicia social, la democracia y la sostenibilidad.
Palabras clave
Formación docente; Saberes poderosos; Educación geográfica.
Downloads
References
Castellar, S. M. V.; Pereira, C. M. R. B.; Geografia como conhecimento poderoso no currículo brasileiro e os fundamentos do raciocínio geográfico. In: Costa, C. R. R.; Araujo, M. R.; Oliveira. E. C. (orgs.) Currículo e ensino de Geografia: métodos, conceitos e metodologias nas práticas de ensino. Teresina: EdUESPI, 2024. (p. 67-90)
González, R. de M. Powerful geography and the future of geographic education. Dialogues in Human Geography, n. 14, vol 1, p. 5-8, 2024. Disponível: https://doi.org/10.1177/20438206241229219. Acesso em: 10 set. 2025. DOI: https://doi.org/10.1177/20438206241229219
Biddulph, M.; Bèneker, T.; Mitchell , D.; Hanus, M.; LeiningerFrézal. C.; Zwartjes, L.; Donert, K. Teaching powerful geographical knowledge – a matter of social justice: initial findings from the GeoCapabilities 3 project. International Research in Geographical and Environmental Education, 29:3, 2020. Disponível em: www.tandfonline.com/journals/rgee20 pag. 260-274. Acesso em: 10 set. 2025 DOI: https://doi.org/10.1080/10382046.2020.1749756
Souza, H. M. de; & Ascenção, V. de O. R. O ensino de geografia para os anos inicias do ensino fundamental: o que os autores prescritivos e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sugerem? Revista Ensino de Geografia (Recife), 6(2), 17–35, 2023. Disponível: https://doi.org/10.51359/2594-9616.2023.255886. Acesso em: 10 set. 2025. DOI: https://doi.org/10.51359/2594-9616.2023.255886
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).




