MENTAL MAPS AND STORY MAPS:

LEARNING FROM GEOGRAPHIES LIVED

Auteurs-es

  • Hortência de Jesus Rodrigues Alves Universidade Federal Fluminense
  • Antonio Bernardes Universidade Federal Fluminense
  • Regina Célia Frigério Universidade Federal Fluminense

DOI :

https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1113

Mots-clés :

Experiências, Narrativa, Geografia Humanista

Résumé

This article aims to explore the ways in which students interpret and represent places, through mental maps and story maps, both considered as narratives in the production of this work. Therefore, we resorted to research with everyday life and Humanist Geography with a phenomenological basis as a theoretical methodological support for the development of this discussion. One of the results achieved is the need to understand that experiences of place, when narrated by students, challenge static and pre-established concepts, as the narratives demonstrate different representations of lived experiences.

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Bibliographies de l'auteur-e

Antonio Bernardes, Universidade Federal Fluminense

Docente do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da Unicamp; Docente do Programa de Pós-graduação em Geografia da UFSCar; Docente do Departamento de Geografia e Políticas Públicas da Universidade Federal Fluminense (UFF), Angra dos Reis-RJ. Líder do Grupo de pesquisa “Geografia e contemporaneidade”. Pesquisador FAPERJ pelo “Programa jovem cientista do nosso Estado”, processo n°. E-26/201.311/2021 (260037). Com experiência na área de Geografia Humana, com ênfase em Epistemologia, Metodologia e Ontologia em Geografia. Há interesse nas áreas de Geografia Humanista, Geografia Cultural e em relações sociais virtuais. Orcid:0000-0002-4996-7031

Regina Célia Frigério, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas. Docente na Graduação e na Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Departamento de Geografia, Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil. Pesquisadora do grupo de pesquisa do CNPq – Geografias Colaborativas (GeoCoLAB). Orcid: 0000-0003-2588-9582. E-mail: reginafrigerio@id.uff.br.

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Publié-e

2022-09-27

Comment citer

Alves, H. de J. R., Bernardes, A., & Frigério, R. C. (2022). MENTAL MAPS AND STORY MAPS:: LEARNING FROM GEOGRAPHIES LIVED. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 12(22), 05–26. https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1113