Compreender as juventudes
tarefa importante e necessária para realizar o ensino de Geografia com sucesso
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v15i25.1521Palavras-chave:
Jovens escolares, Prática docente, Ensino e aprendizagem de Geografia, Metodologia de ensino de GeografiaResumo
O texto reúne aspectos fundamentais para compreender os jovens escolares em diferentes contextos atuais, com o intuito de contribuir com a prática diária de professores de Geografia. Na parte inicial, o texto aborda o conceito de juventudes, tomando como suporte referências já sistematizadas anteriormente. Em seguida, é apresentada uma concepção de ensino de Geografia com vistas ao desenvolvimento do pensamento geográfico, em uma perspectiva crítica. Na sequência, são apresentados elementos da orientação metodológica nessa perspectiva, assim como as expectativas de jovens com a escola e com as aulas de Geografia, evidenciadas em pesquisas com escolares, e que influenciam nas práticas de aprender. Para finalizar, sintetiza-se um entendimento da relação entre juventudes, aprendizagem geográfica e vida cotidiana.
Palavras-chave
Jovens escolares; Prática docente; Ensino e aprendizagem de Geografia; Metodologia de ensino de Geografia.
Understanding youth: an important and necessary task for successfully teaching Geography
Abstract
The text brings together fundamental aspects for understanding young students in different current contexts, with the aim of contributing to the daily practice of Geography teachers. In the initial part, the text addresses the concept of youth, using previously systematized references as support. Next, a conception of Geography teaching is presented with a view to developing geographic thinking, from a critical perspective. The text continues with elements of the methodological orientation in this perspective, as well as the expectations of young people with school and Geography classes, evidenced in research with schoolchildren, and which influence learning practices. Finally, an understanding of the relationship between youth, geographic learning and daily life is summarized.
Keywords
Young students; Teaching practice; Teaching and learning of Geography; Geography teaching methodology.
Comprender a los jóvenes: una tarea importante y necesaria para enseñar Geografía con éxito
Resumen
El texto reúne aspectos fundamentales para comprender a los jóvenes estudiantes en diferentes contextos actuales, con el objetivo de contribuir a la práctica docente de Geografía. En la primera parte, é abordado el concepto de juventud, utilizando como apoyo referencias previamente sistematizadas. A continuación, se presenta una concepción de la enseñanza de la Geografía con miras al desarrollo del pensamiento geográfico desde una perspectiva crítica. El texto continúa con elementos de la orientación metodológica en esta perspectiva, así como las expectativas de los jóvenes con respecto a la escuela y las clases de Geografía, evidenciadas en investigaciones con escolares, y que influyen en las prácticas de aprendizaje. Finalmente, se resume la comprensión de la relación entre la juventud, el aprendizaje geográfico y la vida cotidiana.
Palabras clave
Jóvenes estudiantes; Práctica docente; Enseñanza y aprendizaje de la Geografía; Metodología de la enseñanza de la Geografía.
Downloads
Referências
CAVALCANTI, Lana de S. Ensinar e aprender Geografia: elementos para uma didática crítica. Goiânia: E. Alfa&Comunicação, 2024.
CAVALCANTI, Lana de S. Pensar pela Geografia. Goiânia: E. Alfa &Comunicação. 2019.
CAVALCANTI, Lana de S. Geografia escolar e a cidade. Campinas: Papirus, 2013.
CHARLOT, Bernard. Educação ou barbárie? Uma escolha para a sociedade contemporânea. São Paulo: Cortez, 2020.
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: ArtMed Editora, 2000.
DAYRELL, Juarez. Juventude, socialização e escola. In: DAYRELL, Juarez et al. (org.). Família, escola e juventude: olhares cruzados Brasil-Portugal. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012.
DAYRELL, Juarez. O jovem como sujeito social. Revista Brasileira de Educação, n. 24, p. 40-52, set./dez. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/zsHS7SvbPxKYmvcX9gwSDty/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 05 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782003000300004
ENGESTRÖM, Yrjö. Aprendizagem expansiva. Campinas: Pontes Editores, 2016.
GARCÍA DÍAZ, José Eduardo; GARCÍA PÉREZ, Francisco F. El conocimiento metadisciplinar y las didácticas específicas. In: Anais do CONGRESO NACIONAL DE DIDÁCTICAS ESPECÍFICAS,1, 2001, Granada. Las didácticas de las áreas curriculares en el siglo XXI, Granada, Grupo Editorial Universitario, 2001. p. 409-421. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/libro?codigo=714123. Acesso em: 09 set. 2024.
LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In: Vigotski, Lev Semenovich; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Aléxis Nikolaevich. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 2006. p. 59-84.
LEONTIEV, Alexis N. O desenvolvimento do psiquismo. São Paulo: Centauro, 2004.
OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel. Debates sobre a juventude. GepJuv – Grupo de Estudos e Pesquisas em Juventude. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2023.
PAIS, José M. Culturas Juvenis. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 2003.
PAIS, José M. Ganchos, tachos e biscates: jovens, trabalho e futuro. Porto: Âmbar, 2005.
REGUILLO, Rossana. Culturas juveniles, formas políticas del desencanto. Bueno Aires, Siglo Veintiuno Editores, 2013.
SPINOZA, Benedictus. Ética. Belo Horizonte, Autêntica, 2020.
TURRA NETO, Nécio. Movimento hip-hop do mundo ao lugar: difusão e territorialização. In: Anais do I Seminário de Juventudes e Cidades. Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2011. Disponível em: http://www.ufjf.br/juventudesecidade/files/2011/09/MOVIMENTO-HIP-HOP-DO-MUNDO-AO-LUGAR-DIFUS%C3%83O-E-TERRITORIALIZA%C3%87%C3%83O.pdf Acesso em: 15 set. 2024.
YOUNG, Michael F. D. O futuro da educação em uma sociedade do conhecimento: a defesa radical de um currículo disciplinar. Tradução de Laura Beatriz Áreas Coimbra. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 16, n. 48, set./dez. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v16n48/v16n48a05.pdf. Acesso em: 13 jan. 2025. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782011000300005
YOUNG, Michael F. Para que servem as escolas? Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 101, p. 1287-1302, set./dez. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/GshnGtmcY9NPBfsPR5HbfjG/?format=pdf&lang=pt . Acesso em: 09 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302007000400002
VIGOTSKI, Lev S. Aulas de L.S. Vigotski: sobre os fundamentos da pedologia. Rio de Janeiro, E-Papers, 2018.
WALLON, H. A evolução psicológica da criança. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).