O perfil dos professores de Geografia da rede pública de ensino da Educação Básica no Distrito Federal

características gerais

Autori

  • Rodrigo Capelle Suess Universidade Estadual de Campinas
  • Cristina Maria Costa Leite Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v15i25.1427

Parole chiave:

Perfil profissional, Profissão Docente, Professor de Geografia, Educação Básica, Distrito Federal

Abstract

Este artigo busca reconhecer o(s) perfil(s) dos professores de Geografia da Rede Pública de Ensino da Educação Básica do Distrito Federal. A pesquisa, de caráter quali-quantitativo, baseou-se na coleta de dados realizada no Sistema Integrado de Gestão de Pessoas (Sigep) da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Observou-se um total de 682 professores da Educação Básica da Carreira Magistério Público do Distrito Federal, no componente curricular de Geografia, em atividades pedagógicas nas unidades escolares, conforme modulação referente ao primeiro semestre de 2021, o que permitiu construir uma radiografia do professorado nessa unidade da federação. A pesquisa desvela, ainda, diversos dados inéditos e necessários, ao subsidiar informações de bases para a melhoria do ensino, do desenvolvimento profissional, da (re)formulação de políticas públicas e realização de novas pesquisas acadêmicas a respeito do professor de Geografia no Distrito Federal e no Brasil.

Palavras-chave

Perfil profissional; Profissão docente; Professor de Geografia; Educação Básica; Distrito Federal.

 

The Geography teacher's profile from the public system network of Distrito Federal: general features

Abstract

This article aims at recognizing the Geography teachers’ profile from the public system network of Basic Education of Distrito Federal. The research implemented had a quali-quantitative approach through which data were collected via Integrated System of People Management, SIGEP in Portuguese, used by Education State Secretariat of Distrito Federal, totalizing the amount of 682 Basic Education teachers from the Public Teaching Career of Distrito Federal, in the curricular component of Geography, who were situated in the pedagogical activities context at the school units of this education network according to the teachers’ modulation in the 1st semester of 2021. This data allowed us to construct a radiography of the professorial of this curricular component within this Federal Unit. The research unveils several unprecedented data which are necessary to subsidize base information due to teaching improvement, professional development, (re)formulation of public policies and new academic researches realization about Geography teachers in Brazil and in Distrito Federal.     

Keywords

Basic Education; Distrito Federal; Geography teacher; Professional profile; Teaching career.

 

Perfil de los profesores de Geografía de la red pública de enseñanza de la Educación Básica del Distrito Federal: características generales

Resumen

Este artículo busca reconocer el/los perfil(es) de los profesores de Geografía de la Red Pública de Enseñanza de la Educación Básica del Distrito Federal. La investigación es mixta (cuantitativa y cualitativa) y se basa en la recopilación de datos realizada en Sistema Integrado de Gestão de Pessoas – SIGEP de la Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, totalizando un número de 682 profesores de Educación Básica de la Carrera Docencia Pública del Distrito Federal, en la asignatura de Geografía, que estaban en el contexto de actividades pedagógicas en las unidades escolares de esa red de enseñanza, según la modulación de profesores del 1er semestre de 2021. Eso ha permitido construir una radiografía del profesorado de esa asignatura en esa unidad de la federación. La investigación presenta diversos datos inéditos y necesarios al subvencionar informaciones de bases para que se mejore la enseñanza, el desarrollo profesional y para la (re)formulación de políticas públicas y realización de nuevas investigaciones académicas con respecto al profesor de Geografía en Brasil y en el Distrito Federal.

Palabras clave

Perfil profesional; Profesión docente; Profesor de Geografía; Educación Básica; Distrito Federal.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

BOLIVAR, A. [DIR]. Profissão professor: o itinerário profissional e a construção da escola. Tradução de Gilson César Cardoso de Souza, Bauru-SP: EDUSC, 2002.

DISTRITO FEDERAL, Governo do. Lei Nº 4.990, de 12 de Dezembro de 2012. Regula o acesso a informações no Distrito Federal e dá outras providências. Brasília: CLDF, 2012.

DISTRITO FEDERAL. Lei Nº 6.321, de 10 de julho de 2019. Reserva, aos negros e negras, 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos para provimento de cargos efetivos e empregos públicos, no âmbito da administração pública, das autarquias, das fundações públicas, das empresas públicas, das sociedades de economia mista controladas pelo Distrito Federal e do Poder Legislativo, nos termos do que dispõe a Lei federal nº 12.990, de 9 de junho de 2014. Brasília: CLDF, 2019.

DISTRITO FEDERAL. Companhia de Planejamento do Distrito Federal. Atlas do Distrito Federal 2020. Brasília: Codeplan, 2020a.

DISTRITO FEDERAL. Companhia de Planejamento do Distrito Federal. Índice de Vulnerabilidade Social - IVS. Brasília: CODEPLAN, 2020b. Disponível: . Acesso em: 22 jan. 2024.

HUBERMAN, Michael. Las fases de la profesión docente: Ensayo de descripción y previsión. Quaderns Digitals, Valência (ESP), n. 2, p. 139-159,1999. Disponível: . Acesso em: 22 fev. 2022.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP. Censo dos Professores. Brasília: MEC/INEP/Deed, 2007. Disponível em:. Acesso em: 17 set. 2020.

LEVINSON, Daniel J. A conception of Adult Development. American Psychologist, v. 41, n.1, p.3-13, Jan. 1986. Disponível: <https://ils.unc.edu/courses/2021_fall/inls558_001/adultdevelopment.pdf>. Acesso em: 22 fev. 2022. DOI: https://doi.org/10.1037//0003-066X.41.1.3

LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista - Petrópolis, RJ, Vozes, 1997.

OLIVEIRA, F. Ser negro no Brasil: alcances e limites. Estudos Avançados, v. 18, n. 50, p. 57-60, 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-40142004000100006

SUESS, R. C. Educação (pesquisadora) pelo professor (pesquisador) em Geografia: desafios e possibilidades no/do espaço geográfico da rede pública de ensino do Distrito Federal. 2022. 367 f., il. Tese (Doutorado em Geografia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.

TOKARNIA, M. Apenas 3,3% dos estudantes brasileiros querem ser professores. Brasília: Agência Brasil, 2018.

Pubblicato

2025-11-16

Come citare

Suess, R. C., & Leite, C. M. C. (2025). O perfil dos professores de Geografia da rede pública de ensino da Educação Básica no Distrito Federal: características gerais. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 15(25), 05–28. https://doi.org/10.46789/edugeo.v15i25.1427