ABORDAGENS DO CERRADO EM LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA
Palavras-chave:
Cerrado. Livro didático de Geografia. Educação Básica.Resumo
O Cerrado foi submetido, nos últimos 40 anos, a um intenso processo de alteração de suas características físico-naturais, para dar lugar, principalmente, a atividades agropecuárias. Através do presente trabalho, buscou-se investigar como essas mudanças são abordadas em livros didáticos e nos PCNs de Geografia. A pretensão foi compreender qual concepção de Cerrado é apresentada nesses materiais didático-pedagógicos. Para tanto, realizou-se revisão bibliográfica sobre essa temática e foram analisados livros didáticos de Geografia destinados à Educação Básica, por entender que eles se configuram nos materiais mais utilizados pelos docentes, na atualidade, para encaminhar o processo de ensino e aprendizagem. A partir dessa análise, verificou-se que, embora o Cerrado se constitua como um dos principais domínios morfoclimáticos brasileiros, ele é pouco explorado nesses materiais, estando disposto em poucas páginas e apresentando carências conceituais, incoerências nas ilustrações e nos textos. Isso evidencia a necessidade de uma boa formação inicial e continuada do professor que o possibilite, por um lado, ir além da visão fragmentada ou mesmo equivocada que pode ser encontrada nos materiais didático-pedagógicos, e, por outro, o auxilie a mediar a construção de conhecimentos junto a seus alunos.
Palavras-chave
Cerrado, Livro didático de Geografia, Educação Básica.
APPROACHES OF CERRADO IN GEOGRAPHY SCHOOL BOOKS
Abstract
The Cerrado has been submitted in the last 40 years to an intense process of alteration of its physical and natural features to make room for agricultural and livestock activities, mainly. The present work aimed to investigate how these changes are presented in Geography schoolbooks and in the National Curricular Parameters for the discipline. The intent was to comprehend which view of Cerrado is presented in these didactical and pedagogical materials. For that end, a bibliographic revision about this theme was undertaken, and elementary school Geography textbooks were analyzed, understanding that these are the resources most often used by teachers. It was verified that, even though the Cerrado is one Brazil's most prominent environments, the theme is poorly explored in these manuals, being exposed in few pages and with conceptual deficiencies, even textual and illustrative misconceptions. Thus, the article highlights the importance and need of a solid and continued formation of the Basic Education teaching professional, to work beyond the often fragmented vision of these manuals and to be properly able of mediating the knowledge-building process with the students
Keywords
Cerrado, Geography schoolbooks, Basic Education.
ISSN: 2236-3904
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