Sobre a Revista

A Revista Brasileira de Educação em Geografia é uma publicação científica independente, de fluxo contínuo, publicada somente em formato eletrônico e possui Qualis-CAPES A2 (2017-2020). Ela foi criada com a missão de tornar-se um espaço privilegiado de divulgação de artigos inéditos, práticas educativas, entrevistas, resenhas, dossiês, traduções e informes sobre Educação em Geografia, resultados de pesquisas acadêmico-científicas e de práticas e reflexões docentes produzidos por professores da Educação Básica, do Ensino Superior e estudantes de graduação e pós-graduação.

ISSN: 2236-3904

DOI: 10.46789

Instagram: @revista_br_edugeo

Edição Atual

v. 15 n. 25 (2025): Revista Brasileira de Educação em Geografia - Dossiê 16º Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia
					Visualizar v. 15 n. 25 (2025): Revista Brasileira de Educação em Geografia - Dossiê 16º Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia
Publicado: 22/02/2025

Editorial

Artigos

  • O cenário das pesquisas acadêmicas referentes ao ensino de cidade no âmbito da Geografia escolar brasileira

    Daniel de Sousa Bueno, Mugiany Oliveira Brito Portela
    05-34
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v15i25.1369
  • A heterogeneidade criadora juvenil e a elaboração de sua condição cidadã com o suporte das ferramentas digitais

    Marcos Roberto Pavani, Maria Aparecida Mello
    05-22
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v15i25.1409
  • Práticas de letramento cartográfico com estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental explorando potencialidades interdisciplinares entre Geografia e Matemática

    Maria Celeste Reis Fernandes de Souza, Élida Laurindo de Sousa, Fernanda Cristina de Paula
    05-27
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v15i25.1396
  • O repensar indispensável na formação de professores de Geografia para atender alunos com necessidades especiais

    Valdir Adilson Steinke, Alfonso Garcia de la Vega
    05-29
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v15i25.1428
  • Ensino de escala representações gráficas e atividades

    Júlia de Oliveira Sena, Alfredo Pereira de Queiroz
    05-30
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v15i25.1403
  • Metodologias ativas de ensino e aprendizagem em Geografia o “Projeto Nós Propomos!” como indutor de Educação para a cidadania

    Edvar Ferreira Basílio, Raimundo Lenilde de Araújo, Alexandra Maria de Oliveira
    05-29
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v15i25.1447

Dossiê

  • Formação docente o olhar do professor

    Helena Copetti Callai
    05-22
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v15i25.1523
  • Compreender as juventudes tarefa importante e necessária para realizar o ensino de Geografia com sucesso

    Lana de Souza Cavalcanti
    05-21
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v15i25.1521
  • Educação geográfica para as juventudes sentidos e significados

    Priscylla Karoline de Menezes
    05-17
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v15i25.1526
  • Educação geográfica com jovens o que as juventudes contemporâneas têm a dizer ao ensino de Geografia?

    Victor Hugo Nedel Oliveira
    05-25
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v15i25.1524
  • Alfabetização científica na perspectiva das Ciências da Natureza discussões a partir de domínios do conhecimento científico

    Lúcia Helena Sasseron, Rena de Paula Orofino
    05-23
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v15i25.1522
  • As contribuições de John Dewey e Willian Kilpatrick para o desenvolvimento da alfabetização científica e do raciocínio geográfico na Geografia escolar

    Thais Maria Sperandio, Jerusa Vilhena de Moraes
    05-24
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v15i25.1530
  • O capital geográfico para a alfabetização científica

    Lorena Rocca, Lúcio Antônio Leite Alvarenga Botelho, Silvia Stocco
    05-32
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v15i25.1525
  • Ensino de Geografia e mapas representações, linguagens e pensamento geográfico

    Denis Richter
    05-23
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v15i25.1527
  • Povos indígenas do Brasil e concepções enraizadas em livros didáticos de Geografia e História dos Anos Iniciais

    Tatiana Adas Gallo, Andrea Coelho Lastória
    05-27
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v15i25.1528
  • Uma abordagem geográfica da educação para o risco de desastre o exemplo de Petrópolis/RJ

    Raul Reis Amorim, Isabelle Salazar Vieira Alves, Cristhian Ferreira Delgado, Tais Tomaz Torres
    05-31
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v15i25.1529
  • Experiências vividas e (com)partilhadas aprendizagens da docência em Geografia

    Jussara Fraga Portugal
    05-29
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v15i25.1531

Práticas Educativas

  • Curadoria de conteúdos digitais, geotecnologias e pensamento crítico nos processos de ensino e aprendizagem de Geografia

    Geraldo Henrique Romualdo de Miranda , Letícia de Paula e Silva Andrade , Rodrigo da Silva Menezes, Iara Vieira Guimarães
    05-29
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v15i25.1399
  • Fotografias das paisagens vividas como ponto de partida para o ensino de Geomorfologia

    Daiana de Andrade Matos
    05-29
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v15i25.1433
  • Agroecologia, Geografia e permacultura: experiências na Horta Escolar Sidney Bueno

    Luyanne Catarina Lourenço de Azevedo
    05-23
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v15i25.1434

Resenhas

  • La enseñanza de problemas socio-ambientales para una praxis escolar crítica

    Solange Francieli Vieira Vieira
    05-12
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v15i25.1402

Tradução

  • Lugar e Pedagogia

    Felipe Costa Aguiar, Jeani Delgado Paschoal Moura; Ellyn Lyle
    05-12
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v15i25.1472
Ver Todas as Edições